Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Arquiteta e Urbanista Raiane Godoy: A escolha ideal de pisos e revestimentos.

03 jul 2020 12:16:00

| Colunista em Foco

Arquiteta e Urbanista Raiane Godoy: A escolha ideal de pisos e revestimentos.

A escolha dos pisos e dos revestimentos de um projeto é uma etapa fundamental, pois além de garantirem conforto, esses elementos são protagonistas quando o assunto é acabamento.

Antes de começar precisamos responder algumas questões básicas...

Qual é a principal função do ambiente? Esse ambiente é interno ou externo? Precisa ser resistente a umidade? Esses são alguns questionamentos que você precisa fazer antes de iniciar a busca pelo revestimento ideal.

A seguir teremos algumas dicas para te auxiliar na missão da escolha do piso e revestimento ideal. Acompanhe:

Separando a residência por áreas

Antes da escolha do revestimento para cada cômodo, a dica é dividir a casa em áreas. A residência geralmente é formada por áreas, sendo; área íntima, onde ficam os quartos, área social, que abrangem sala de estar e jantar e os corredores de acesso às áreas íntimas, áreas úmidas, cozinha, lavanderia, banheiros e as áreas externas.

Cada uma dessas áreas pode receber um tipo específico de revestimento. Áreas úmidas como lavabos, cozinha e área de serviço precisam de pisos antiderrapantes, para evitar acidentes. Sendo possível, escolher o porcelanato acetinado ou mesmo pisos cerâmicos.

Já a área íntima, que possui com pouca movimentação de pessoas, pode receber madeira, que é um material quente e que proporciona conforto e elegância, ou ainda laminados ou vinílicos que são de mais fácil instalação.

Já área social como é mais utilizada, é preferível pisos de fácil limpeza. Por isso a colocação de porcelanato é uma boa ideia, existem diversos tipos que imitam madeira e mármores, sendo que o porcelanato é mais resistente, e oferece a mesma sofisticação do material nobre.

Esta coleção da Portinari é inspirada no mármore Avório di Segesta, um precioso mármore italiano originário da região da Sicília. (Coleção Sicília Portinari)

Pisos e Revestimentos para cozinha

A cozinha se trata de um ambiente onde há maior incidência de umidade e gordura, por isso é necessário um revestimento especial para haver menor desgaste possível. Porcelanatos e cerâmicas são ideais, eles devem ser antiderrapantes para evitar acidentes, e material não rugoso, para evitar acumulo de resíduos, facilitando a limpeza.

Uma dica importante é que o revestimento deve seguir a mesma linha de decoração, caso opte por uma linha descontraída escolha o revestimento da rodabanca colorida (faixa de revestimento semelhante ao rodapé, que fica acima de uma bancada para impedir que água molhe a parede evitando a infiltração) ou se optar pela linha tradicional escolha a rodabanca em cores claras.

Exemplo de cozinha tradicional com tons neutros, piso porcelanato acetinado da Pietra Di Basalto e revestimento de rodabanca Tom Bordado Cobre, da linha Decora Design.

Banheiro e Lavanderias

O banheiro e a Lavanderia são áreas totalmente úmidas e escorregadias. Você pode apostar em um piso antiderrapante em cerâmica ou porcelanato que não seja polido.

Existem diversas possibilidades para trabalhar os revestimentos de um banheiro uma opção é escolher um mesmo revestimento para piso e parede causando uma sensação de continuidade. Esse efeito visual é ainda mais valorizado ao se usar porcelanatos de grandes formatos, que criam menos linhas de rejunte e também facilitam a limpeza. Outra dica é a utilização dos revestimentos decorados, produzidos exclusivamente para o uso em paredes, que resulta em uma composição sofisticada e delicada para um extra na decoração.

Revestimentos Munari Shadow Mix e Munari Cimento da Eliane.

Quartos

Conforto e aconchego são imprescindíveis para um quarto, e o piso deve garantir essas características. Para garantir o conforto térmico do quarto, que é primordial principalmente para as regiões onde faz mais frio, é indicado investir em madeira para revestir o chão, ou materiais que sejam semelhantes, como o laminado e o vinílico. 

Piso laminado Floorest Bliss, cor Olmo Italiano.

Salas

O piso da sala deve ser escolhido de acordo com seu uso e harmonizando com as cores da decoração desejada. Caso a sala for bastante utilizada, vale a pena optar por um piso de fácil manutenção, como o porcelanato. Caso você queira um espaço mais aconchegante, a dica é optar por pisos mais quentes como os laminados de madeira.

Outro aspecto a ser considerado na hora de escolher um revestimento para sala é o potencial de valorização da decoração.  Revestimentos em 3 dimensões (os famosos 3D) estão sendo muito utilizados nas paredes das salas de jantar e estar. Além de trazer um visual diferente e moderno, as peças podem ser combinadas com efeitos de luz para que gerem sombras que agregam valor ao ambiente.

Com a alternância de geometrias lisas e traçadas, a coleção da Portinari conta com peças de cores neutras e elegantes que não passarão despercebidas na decoração.

Área externa

O Piso para área externa depende das características do espaço, se é um ambiente aberto ou fechado, se possui cobertura ou não.

Caso seja uma área sem cobertura, opte sempre por pisos antiderrapantes para evitar futuros acidentes em dias de chuva; já se a área é coberta e fechada, mas possui uma churrasqueira, é aconselhável um piso acetinado, que facilita a limpeza.

A Coleção apogeu da Portinari é para quem deseja criar um ambiente grandioso, que se destaque dos demais. Os produtos são inspirados na pedra Piasentina, extraída de uma área montanhosa na província de Údine, na Itália.

Coleção apogeu da Portinari

Dica final: mude o revestimento apenas se houver uma separação

De maneira geral, o piso utilizado deve permanecer sempre o mesmo até que haja uma separação entre cômodos (paredes ou portas), assim ambientes sem separação manterão o mesmo piso criando uniformidade. Quando o ambiente for separado por uma porta dos demais você pode escolher o piso de acordo com as particularidades de cada ambiente.

Raiane Godoy Lamb

Arquiteta e Urbanista - CAU/BR nº A152872-6

Rua Jordão Alves Correa, 2130, 1º andar, Centro. (Ao Lado da clínica Dr. Chaud Sales)

Contato: (67) 99678-8449 | raianegodoyarquitetuta@gmail.com |@raianegodoyarquitetura

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Foto: Bianca Coimbra (Arquivo)

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube