Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Arquiteta e Urbanista Raiane Godoy: Urban Jungle, uma pequena floresta dentro de casa.

19 nov 2019 22:15:00

| Colunista em Foco

Arquiteta e Urbanista Raiane Godoy: Urban Jungle, uma pequena floresta dentro de casa.

Raiane Godoy Lamb - Arquiteta e Urbanista - Foto: Bianca Coimbra - Maracaju em Foco

Um ótimo significado para Urban Jungle, que está virando febre nos lares brasileiros, é floresta urbana. Uma tendência com o desejo de trazer a natureza para os ambientes. Podem ser compostas por vasos de vários tamanhos, folhagens e palmeiras tropicais em sua grande maioria sem flores. Esse estilo, portanto, não tem um apenas caráter estético. A intenção inclui recriar o visual de uma floresta urbana e montar um ambiente único. No entanto, também tem a ver com bem-estar, sensação de satisfação e estímulo aos sentidos.

Em sincronia com a decoração, as plantas preenchem áreas ociosas e cantos, além de dar destaque a locais como paredes, graças à ajuda dos jardins verticais. Em estantes, prateleiras, suportes metálicos, pendurados no teto por hangers, ou mesmo apoiados no chão, tem sempre um grupo de vasos, vasinhos e vasões em destaque. Estão em vasos no chão, prateleiras, sobre os móveis, etc. É um recurso para tornar o ambiente harmonioso, aconchegante e resultar em relaxamento.

Se você deseja utilizar do Urban Jungle, além de pensar em como dispor as espécies, é muito importante conhecer quais serão as eleitas para ocupar a floresta particular. É fundamental considerar que, em alguns casos, elas serão mantidas dentro de casa, então, a escolha deve focar as necessidades específicas. É essencial a escolha das plantas para uma boa composição, para ambientes internos por exemplo pode ser usada; pau-d’água, pleomele, ficus-lira, pacová, zamioculca, espada-de-São-Jorge, costela-de-adão, samambaia, suculentas entre outras. Lembrando que as plantas precisam ficar em ambientes ventilados e com incidência de luz natural! Perto de janelas, por exemplo.

Uma dica é combinar vasos diversos, cores, formas e texturas de folhas para enriquecer a composição. Em vez de selecionar a mesma planta em vários vasos, por que não optar por diversos tipos? As suculentas são ótimos exemplos. Todas exigem cuidados parecidos, mas surgem em várias formas e tamanhos. Ao investir na diversidade, o resultado dará ainda mais a ideia de selva urbana.

Apenas fique atento para criar uma composição harmônica. O ideal é que todos os elementos conversem, pois é isso que ajuda a estabelecer um visual marcante pelos motivos certos. O grande destaque é para as folhagens. Neste conceito as flores perdem espaço. As pétalas podem aparecer como toques de cor, mas as folhas verdes são as verdadeiras protagonistas. E vale desde paredes verdes e árvores frutíferas dentro de casa até simples vasinhos agrupados em aparadores e prateleiras. Para quem não leva muito jeito para jardinagem, as plantinhas mais resistentes, como cactos e suculentas são uma boa alternativa.

As folhas também podem estar presentes em forma de estampas, espalhadas pelos objetos do cotidiano, como nas almofadas e papéis de paredes e todos os outros itens de decoração também entram na moda! É possível encontrar também quadros, cortinas, tudo com estampas no tema, objetos rústicos e cactos também são bem-vindos. Todos esses itens colaboram com o clima de tranquilidade e harmonizam o ambiente.

Abaixo veja alguns exemplos dessa floresta urbana:


Imagem retirada da Pinterest


Imagem retirada da Pinterest

 


Imagem retirada da Pinterest


Imagem retirada da Pinterest


Imagem retirada da Pinterest

Raiane Godoy Lamb

Arquiteta e Urbanista - CAU/BR nº A152872-6

Rua Jordão Alves Correa, 2130, 1º andar, Centro. (Ao Lado da clínica Dr. Chaud Sales)

Contato: (67) 99678-8449 | raianegodoyl@gmail.com |@raianegodoyarquitetura

PODCAST: Confira as notícias que marcaram Maracaju e região no seu resumo semanal de notícias (22-10 a 03-11), clique aqui.

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube