Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Casa do Trabalhador de Maracaju é a principal ligação entre o trabalhador e a recolocação no mercado de trabalho, confira.

26 jan 2017 02:25:00

| Entrevista em Foco

Casa do Trabalhador de Maracaju é a principal ligação entre o trabalhador e a recolocação no mercado de trabalho, confira.

Entrevistamos a Gestora da Casa do Trabalhador de Maracaju Andréa Carla Campos na semana em que o local serviu de entrevistas e seleções por parte de grande Usina de Álcool e Açúcar do município.

Redação

EXCLUSIVO

A equipe de reportagem do Portal Maracaju em Foco esteve acompanhando os trabalhos da Casa do Trabalhador em Maracaju nesta quarta-feira 25-01, em uma ação especial de três dias a empresa Biosev estava utilizando a estrutura para realizar entrevistas e seleção para suas vagas no município, sendo este um serviço disponível para todas as empresas que necessitarem.


Equipe da Biosev utilizando o espaço da Casa do Trabalhador para realizar entrevistas e seleção. (Foto: Ben Hur)

Conversamos com a Gestora da Casa do Trabalhador Andréa Carla Campos que falou conosco sobre a grande demanda de vagas disponíveis atualmente no município e sobre a preocupação dos empregadores com a crescente mão de obra não qualificada, sobre isso a mesma tem grandes projetos para facilitar na recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.


Casa do Trabalhador de Maracaju na manhã desta quarta-feira 25-01 - Foto: Ben Hur

Maracaju em Foco: Qual a dificuldade atual para o trabalhador que quer se recolocar no mercado e conseguir sua tão sonhada vaga de trabalho?

Atualmente a Casa do Trabalhador possui em torno de 40 vagas abertas para o trabalhador, o que a gente observa que tem faltado muito é a qualificação profissional, já que a maioria dos empregadores solicitam uma experiência profissional e os trabalhadores muitas vezes não possuem, e assim não tem como encaminhar o trabalhador.

Mas, temos conseguido recolocar o trabalhador, ainda assim em algumas funções com certa dificuldade, justamente as que exigem um pouco mais de qualificação e cursos técnicos, posso exemplificar atualmente com uma vaga em aberto que possuo de mecânico de alta tensão, é uma vaga de alta complexidade, pois precisa de muita experiência e ainda a realização de cursos.

Maracaju em Foco: No município há o Pronatec, Sesi – Senai, além também de cursos fornecidos por instituições como auto escolas nas áreas de secretariado, atendimento ao público e auxiliar administrativo. Em alguns casos cursos pagos outros gratuitos. Acredita que ainda há uma dificuldade do trabalhador ter acessos a esses cursos, seja por custo ou até mesmo por divulgação?

Depende muito da área de conhecimento do curso, acredito que há demanda, mas primeiro deve ser feito um levantamento para ver quais são as maiores necessidades. Esse inclusive é o nosso projeto principal que queremos implantar que é o de levantar com as empresas quais áreas demandam maior atenção, e também de facilitar o acesso do trabalhador a esses cursos, que muitas vezes perdem a oportunidade por não conseguir encontra-los ou acessa-los no município.


Andréa Carla Campos e a equipe de funcionários da BioSev - Foto: Ben Hur

Maracaju em Foco:  Como gestora da Casa do Trabalhador quais os projetos que possui para fornecer aos cidadãos que irão utilizar aqui como caminho para a busca de sua recolocação profissional?

Um dos trabalhos que pretendemos iniciar neste ano de 2017 aqui na Casa do Trabalhador é a Qualificação Profissional, nós vamos ver quais os cursos que poderemos colocar no mercado para o trabalhador, tentando consegui-los de forma gratuita, pois sabemos que muitas vezes o trabalhador que esta a procura de um emprego não tem condições de custear um curso, para assim tentarmos recolocar este trabalhador no mercado de trabalho.

Vamos também desenvolver um projeto junto ao empregador, pois há alguns empregadores que não tem o conhecimento do acesso que ele tem a Casa do Trabalhador, queremos entrar em contato com esses empregadores para abrir vagas diretamente conosco. Assim como vocês viram o caso da empresa Biosev que utilizaram por três dias nossa estrutura para realizar entrevistas e seleção com os profissionais, este é um serviço que a Casa do Trabalhador esta a disposição para todas as empresas, independente de seu porte e não tem custo nenhum para o empregador.

Maracaju em Foco: As empresas podem utilizar-se da Casa do Trabalhador para divulgar suas vagas em aberto?

Sim, temos já diversas vagas abertas por lojistas, comércio de pequeno porte, não é só as grandes empresas que a Casa do Trabalhador atende, toda e qualquer empresa, pequena, média ou grande ela é atendida por nós, há também muitas fazendas que disponibilizam suas vagas aqui conosco, inclusive empregados domésticos.


Funcionários da BioSev em entrevista e seleção na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira 25-01 - Foto: Ben Hur

Maracaju em Foco: Quais os serviços que a Casa do Trabalhador fornece ao cidadão seja através dela mesmo ou através de parcerias?

Os serviços que a Casa do Trabalhador disponibiliza atualmente é a intermediação da mão de obra, isto é recolocar o trabalhador de volta ao mercado de trabalho, a emissão da Carteira de Trabalho, o pedido de seguro desemprego e nos também cedemos um espaço para a confecção da carteira de identidade, que antes era feito na Delegacia de Polícia Civil, não há vinculo, porém hoje o trabalhador tem a facilidade de poder providenciar diversos documentos no mesmo local.

Maracaju em Foco: Quais os documentos necessários para o trabalhador que ainda não possui a carteira de trabalho e qual o prazo de entrega do documento para o mesmo?

A carteira de trabalho atualmente pode ser feita por pessoas a partir dos 14 anos de idade, por se encaixarem no Programa Menor Aprendiz, os documentos necessários são: carteira de identidade com foto atualizada, certidão de nascimento ou certidão de casamento, CPF e um comprovante de residência, nos casos de primeira via de carteira, todos eles documentos originais e cópia, cabe lembrar que carteira de habilitação não é exigida.

Os documentos são digitalizados e encaminhados junto com o processo para a emissão da carteira de trabalho para o Ministério do Trabalho. O prazo de entrega é de 15 a 20 dias, sendo que o próprio trabalhador tem que retirar a carteira de trabalho, atualmente o processo é totalmente informatizado.

Fotos: Ben Hur Salomão – DRT/MS 0001391

Reportagem: Gessica Souza - DRT/MS 0001526

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube