Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Cirurgia corrige lesão causada por anomalia rara em bebê de Maracaju de apenas 52 dias de vida.

13 ago 2020 04:00:00

| Última Hora

Cirurgia corrige lesão causada por anomalia rara em bebê de Maracaju de apenas 52 dias de vida.

A equipe da bucomaxilofacil da Santa Casa de Campo Grande realizou recentemente um procedimento cirúrgico altamente complexo, moderno e com sucesso em um paciente recém-nascido que sofria por uma anomalia congênita rara, que é caracterizada pela diminuição da mandíbula, retração da língua e obstrução das vias áreas, chamada de Sequência de Robin associada à Anomalia (SRA).

O paciente nasceu no município de Maracaju, interior de Mato Grosso do Sul e, ainda na maternidade necessitou de intubação, sendo imediatamente transferido para a capital, tendo sérias complicações durante o transporte, em decorrência da SRA. Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) da Santa Casa foi evidenciado o diagnóstico da Sequência, a partir dos três aspectos mais característicos da anomalia, na qual a intervenção cirúrgica é o melhor tratamento para melhora da qualidade de vida do paciente e redução de sequelas permanentes.

Após exames de imagens evidenciarem uma deficiência da mandíbula de 17mm, foi realizado o procedimento de “distração osteogênica mandibular” pela equipe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. O dispositivo implantado no paciente, então com 52 dias de vida, não tem cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e foi doado à família do bebê de forma anônima.

Ao todo, foram cerca de 2h30 de cirurgia sem intercorrências e dentro das expectativas da equipe que acompanhava o caso clínico desde sua admissão no hospital. Com o procedimento, a mandíbula já foi aumentada em 13mm, o que já garantiu ao paciente uma melhora significativa da desobstrução das vias aéreas e possibilidade de alta para os próximos dias. 

Por ser uma intervenção cirúrgica rara e de alta complexidade, só pode ser realizada em um grande complexo hospitalar como o da Santa Casa de Campo Grande, que reúne diversas especialidades para acompanhar a cirurgia tais como: anestesiologia, cirurgia pediátrica, bucomaxilofacial, dentre outras, além de uma equipe de enfermagem capacitada para esse cuidado.

Os responsáveis pelo procedimento foram os cirurgiões dentistas, Dr. Everton Pancini e Dr. Hugo Mituo com o apoio dos residentes em bucomaxilofacial Lucas Marques Meurer, Claudio Santana, Ariane Verlingue, Diogo Marques, Caio Lacerda e Valdir Amancio, contado com a ajuda importante dos médicos anestesiologistas Dr. Rodrigo Kanashiro, Dr. Ivonei Assad Villa Maior e residente da especialidade Dr. Thiago Cortes e da participação da cirurgiã pediátrica, Drª Regina Maria Araújo Ajalla e da  residente da especialidade, Drª Larissa Ritter.

Por ASCOM Santa Casa

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube