Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Com 10 anos de carreira e licença para pilotar avião e helicóptero, Maracaju conta com a primeira mulher Comandante do Corpo de Bombeiros de sua história.

29 jan 2021 01:33:00

| Entrevista em Foco

Com 10 anos de carreira e licença para pilotar avião e helicóptero, Maracaju conta com a primeira mulher Comandante do Corpo de Bombeiros de sua história.

Com experiência e pioneirismo, Karla Duailibi marca seu nome na história de Maracaju.

Redação

A 1º Tenente Karla Duailibi Pereira tem 30 anos, sendo a mais nova comandante do Corpo de Bombeiros de Maracaju, destaca-se ainda por ser primeira comandante mulher da história do Corpo de Bombeiros da cidade, durante seu bate papo com o “Maracaju em Foco” afirmou que, ainda antes de escolher a profissão, sempre gostou da carreira militar e acabou ingressando para o Corpo de Bombeiros muito nova.


Comandante Karla durante evento de Troca de Comando na Câmara Municipal - Foto: Arquivo Pessoal

Minha mãe tem muito orgulho pela minha carreira no Corpo de Bombeiros, bem como todas minhas irmãs e sobrinhos. Trata-se de uma profissão muito bonita e que faz com que tenhamos a oportunidade diária de ajudar muitas pessoas, sinto-me honrada de trabalhar no Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul.” Afirmou Karla.

Karla é a primeira da família a escolher a carreira militar, sendo filha de Marlene de Souza Duailibi Pereira e Antônio Carlos Pereira, ingressou na carreira militar em 2010 como soldado, já em 2016 foi declarada como Aspirante-a-Oficial após frequentar o Curso de Formação de Oficiais sediado na Academia do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Goiás, foi Subcomandante do 2º Subgrupamento do 1º Grupamento de Bombeiros Militar – Quartel Aeroporto na capital do estado, atuou também como Analista de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico na Diretoria de Atividades Técnicas, ainda foi Chefe da Seção de Atividades Técnicas e Chefe B-3 no 6º Grupamento de Bombeiros Militar.

A nova Comandante do Corpo de Bombeiros de Maracaju, Karla Duailibi, ainda possui licenças de Piloto Comercial de Helicóptero e Piloto Privado de Avião, também fez estágio como segundo piloto em comando nos helicópteros “arcanjo”, no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Santa Catarina, onde se tornou habilitada a operar o helicóptero monomotor à turbina esquilo B-2.


Comandante Karla conta com ampla experiência na área e treinamentos fora do estado - Foto: Arquivo Pessoal

Conheça um pouco da nova Comandante do Corpo de Bombeiros de Maracaju agora no “Maracaju em Foco”

Maracaju em Foco – Como foi seu início de carreira, logo após passar no concurso público para o Corpo de Bombeiros?

Karla Duailibi: Passei ainda em 2010 como soldado, após me formar no curso de formação de soldados iniciei minhas atividades no Quartel do Aeroporto, trabalhando por um período na parte interna, onde atendíamos o Aeroporto Internacional de Campo Grande, tive passagens de trabalho no caminhão e na ambulância, fazendo salvamentos e resgates. Após minha saída do aeroporto, fui atender o 193 Centro Integrado de Operações de Segurança-CIOP, em Campo Grande.


Mulheres em Destaque: Dra. Simone Almada Goes - Promotora, Delegada Dra. Gluacia e Comandante do Corpo de Bombeiros Karla - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco – Em seu currículo constam aprendizados e experiências inclusive na área de aviação, relate-nos um pouco sobre isso.

Karla Duailibi: Quando me formei oficial tive a oportunidade de trabalhar no quartel do Aeroporto como Subcomandante e lá tive a oportunidade de trabalhar com o Ten. Frotte, que era o comandante do quartel. O Ten. Frotte é piloto de avião e me encorajou a ingressar na carreira da aviação, tenho nele o meu maior incentivador para gostar dessa área.

Após conseguirmos a viabilidade para o curso de aviação, tive a oportunidade de fazer esse curso, me dando a oportunidade de pilotar e ter o conhecimento para helicóptero e aviões de pequeno porte.

Maracaju em Foco – Nossa cidade conta com uma Delegada de Polícia Civil e duas policiais militares mulheres. Como você classifica essa participação mais efetiva das mulheres em carreiras ainda predominantemente masculinas?

Karla Duailibi: Acho muito importante, atualmente em nossa sociedade há cada vez mais mulheres ocupando posições de destaque, justamente pela competência de cada uma dessas mulheres. Espero que minha figura de estar, neste momento, representando as mulheres, sirva de encorajamento para que outras escolham nossa carreira e atuem seja no Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e outros importantes segmentos da sociedade.

Chegando a um dos momentos mais altos de sua carreira ao comandar o Subgrupamento de Maracaju, Karla demonstra humildade, mas extrema aptidão e preparo para a nova função, projetando novas metas para o município como a construção de uma academia de exercícios própria para os bombeiros militares e outras melhorias na estrutura local.


Comandante Karla em registro no Corpo de Bombeiros - Foto: Arquivo Pessoal

Indagada sobre quem quer seguir a carreira e como proceder, Karla salienta que o “querer muito” é fundamental, afinal todos os sonhos exigem muito de cada pessoa para serem concretizados.

“Que tenham obstinação, disciplina, apoio da família que ajuda muito e se preparar, trata-se de um caminho muito bonito e que vale muito a pena!”

Karla ainda relata que as etapas para a chegada ao Corpo de Bombeiros são basicamente a prova escrita, prova física, investigação social, curso classificatório e eliminatório, parte médica onde analisa-se se há comorbidade e a saúde do candidato como um todo, já que a carreira no Corpo de Bombeiros necessita de uma boa aptidão física no desempenho das funções como corte de árvores, resgate de pessoas, salvamento que se utiliza equipamentos até mesmo pesados, tudo enquadrando-se nas regras do edital.


Experiência e pioneirismo agora a serviço de Maracaju - Foto: Arquivo Pessoal

Maracaju em Foco – Qual foi sua reação ao saber que viria para Maracaju como Comandante do Corpo do Bombeiros?

Karla Duailibi: Meu coração se encheu de alegria, com certeza é uma honra enorme, trata-se de um desafio muito grande, mas chegando aqui me deparei com militares muito disciplinados, já que os outros comandantes que aqui passaram, deixaram um ótimo trabalho no quartel e tudo é uma consequência do caminho percorrido. Maracaju é diferenciada, aqui temos muito apoio da Prefeitura e Câmara, bem como de toda a sociedade que já é muito envolvida com esse fator de segurança pública e a boa prestação de serviços está muito ligada a isso.

Maracaju em Foco – Quais são seus projetos para o futuro do Corpo de Bombeiros de Maracaju?

Karla Duailibi: Inicialmente estou conhecendo todos os militares, vendo quais são as demandas mais urgentes. Temos um quartel muito bom e com uma estrutura maravilhosa, mas sempre há o que melhorar, pretendemos manter o que já foi feito pelos outros comandantes, tenho a intenção de fazer outra garagem coberta para abrigar os veículos e tentar viabilizar uma academia aos militares para eles se exercitarem.

Temos o “Bombeiros do Amanhã” que já está no meu coração, iniciado pelo Tenente Coronel Bruno e  implementado pelo Tenente Bueno, vamos manter e apoiar de perto. A pandemia atrapalhou um pouco, mas este ano vamos renovar o convênio com o município e pretendemos dar sequencia a este trabalho, mudando a vida dessas crianças e de todos os seus familiares.

“Estou à disposição da população para prestar um bom serviço e darei o meu melhor para desempenhar o meu trabalho enquanto estiver em Maracaju!”

EVENTOS EM FOCO: Confira a cobertura da Troca de Comando do Corpo de Bombeiros, clique Parte 1Parte 2Parte 3 e Parte 4.

TRANSMISSÃO AO VIVO: Confira o vídeo de transmissão ao vivo do evento, clique aqui.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube