Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Com 282 casos em municípios próximos, Maracaju segue sem casos confirmados e se destaca por modelo próprio de gestão preventiva. Saiba mais.

23 mai 2020 16:03:00

| Última Hora

Com 282 casos em municípios próximos, Maracaju segue sem casos confirmados e se destaca por modelo próprio de gestão preventiva. Saiba mais.

Maracaju - Foto Aérea (Lucas Copetti)

Somatória é dos municípios que fazem divisa com Maracaju, contando epicentros preocupantes no estado como Dourados e Guia Lopes da Laguna.

Redação

Em tempos de pandemia de COVID-19 e uma interiorização dos casos ocorrendo de forma nacional, Maracaju segue, mesmo que temporariamente, podendo comemorar, enquanto municípios vizinhos contam com uma somatória de 282 casos confirmados até este sábado 23-05, Maracaju localizado a 160 quilômetros de Campo Grande, segue sem casos confirmados da doença.

De acordo com o mapa o município de Maracaju faz divisa com as cidades de Rio Brilhante, Sidrolândia, Anastácio, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Ponta Porã, Dourados e Itaporã. Bem como contam com casos confirmados de COVID-19 os municípios de Rio Brilhante (3 casos), Sidrolândia (4 casos), Ponta Porã (10 casos), Dourados (102 casos), Itaporã (19 casos) e a principal preocupação que é Guia Lopes da Laguna (144 casos), sendo que dos municípios que fazem divisa com Maracaju, apenas Anastácio e Nioaque ainda não contam com casos.


Mapa do Mato Grosso do Sul aponta municípios que fazem divisa com Maracaju - Fonte: ASSOMASUL

AÇÕES PREVENTIVAS

Desde o início, Maracaju segue realizando ações preventivas e orientativas, iniciando e elaborando decretos que servem de modelos para outros municípios do estado, tratando-se de uma doença nova e sem muitas informações, todo o trabalho é efetuado e atualizado de forma constante, atualmente não há qualquer serviço impedido de ser realizado, mantendo apenas restrições de lotação, mantendo assim o atendimento a economia local, bem como recentemente adotou-se a obrigatoriedade no uso de máscaras e a implantação de Barreiras Sanitárias.


Pontos de Controle Sanitário auxiliam na identificação e um eventual monitoramento de pessoas - Foto: Gessica Souza

Estamos trabalhando na prevenção, especificamente com esses pontos de controle sanitário, vamos identificar as pessoas que vem de fora para nossa cidade, não podemos impedir o acesso, mas terão que ser identificados e em caso de sintomas serão identificados e isolados. Tendo assim algum caso, sabemos de onde veio e teremos como identificar toda a família e as pessoas que tiveram com o mesmo.” Explicou Maurílio Azambuja, durante a efetivação das Barreiras Sanitárias.

O prefeito ainda destacou que as ações preventivas auxiliam, mas trata-se de uma doença não conhecida, ou seja, algo preocupante e que somente com a união de forças do Poder Público e sociedade, através do distanciamento social, higiene e uso da máscara, pode-se obter o sucesso na prevenção, bem como minimizar ou postergar o máximo a existência de casos.

Além das Barreiras Sanitárias e obrigatoriedade no uso de máscaras, outra ação recente é a desinfecção das ruas, realizada em parceria com a Aster Máquinas que cedeu temporariamente os maquinários, desde a última sexta-feira, Maracaju segue aplicando e higienizando ruas de grande fluxo de pessoas e veículos na cidade.

Vamos trabalhar em todas ações, seja evitando aglomerações, uso de máscaras e agora com a higienização das ruas das 4:30 até as 6:00 da manhã, sendo realizado a princípio em locais de grande aglomeração como bancos, postos de saúde, hospital e ainda nas ruas de grande movimento.” Explicou Maurílio.


Equipamento cedido temporariamente pela Aster Máquinas faz trabalho de higienização de ruas - Foto: Assessoria

INTERIORIZAÇÃO DOS CASOS

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira 21-05 a interiorização dos casos já é evidente, antes ocorrendo apenas nos grandes centros a COVID-19 já atinge 3.488 municípios do país, abrangendo um total 62,6% das cidades do país.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Maracaju em Foco

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube