Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Comemorando o Dia dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias, Prefeitura de Maracaju realizou encontro entre os profissionais.

06 out 2021 17:02:00

| Saúde

Comemorando o Dia dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias, Prefeitura de Maracaju realizou encontro entre os profissionais.

Evento contou com palestras motivacionais com as Psicólogas Jackeline Mamedes e Maria Lúcia Messa.
 
Comemorado anualmente no dia 04-10 o Dia de Agente de Saúde e Agente de Endemias foi festejado em Maracaju com um encontro entre os profissionais realizado na Câmara Municipal. O evento foi organizado pela Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde e contou com palestras das Psicólogas Jackeline Mamedes e Maria Lúcia Messa.


 
O objetivo da ação foi de reconhecer a importância desses profissionais quanto a questão de saúde pública, visitando os lares dos maracajuenses, prestando informações, fiscalizando e divulgando os atendimentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, bem como, fiscalizando e recomendando ações que impedem a proliferação de mosquitos como o Aedes Aegypti e outras doenças nas residências e terrenos baldios.


 
Coordenador dos Agentes de Endemias Rafael Rodrigues Silva explicou que considera todos esses profissionais como Agentes de Saúde, afinal estão realizando um trabalho para o SUS – Sistema Único de Saúde e cuidando da saúde da população.
 
Quero parabenizar a cada um de vocês pelo trabalho que realizam em nossa cidade. Sempre quando pedimos algo, vocês estão presentes e dispostos a atender as demandas, especialmente a minha equipe de Agentes de Endemias, enfrentamos juntos uma epidemia de dengue neste ano, vocês são esforçados, dedicados e fazem o trabalho com excelência. Tenho orgulho de fazer parte desta equipe.” Explicou Rafael, Coordenador dos Agentes de Endemias.


 
Atuando na Coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde Rosemeire Foschiera afirmou que comemorar essa data é muito importante, afinal lembra-se de tudo aquilo que é feito no dia a dia, reconhecendo a importância deste trabalho para a sociedade.
 
Não me canso de dizer para vocês o quanto esse trabalho é importante, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias prestam um serviço relevante e fundamental para a saúde da comunidade maracajuense, há 15 anos atrás estava sentada em uma dessas cadeiras, tenho orgulho de ter trabalhado como agente, batemos de porta a porta, somos recebidas nos lares das pessoas e buscamos sempre solucionarmos os problemas.” Explicou Meire, Coordenadora dos Agentes de Saúde.


 
Presente no evento o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha destacou que é um dia de celebração, bem como afirmou que é um recomeço, onde todos respiram um pouco mais aliviados, diante da pandemia do COVID-19 e os números mais amenos das últimas semanas.
 
Vocês que estão diariamente nas casas das pessoas tem uma importância e relevância muito grande e em nome da Coordenadora da Atenção Básica Enfermeira Rúbia quero agradecer aos Coordenadores Meire e Rafael e todos os integrantes de suas equipes, acompanho o trabalho de vocês e observamos o empenho, orientando nossa população e colocando a mão na massa, vistoriando piscinas, caixas d’água e outros locais, vocês são o instrumento para que a saúde de nossa população seja preservada e bem cuidada como é o objetivo da gestão do nosso Prefeito Marcos Calderan.” Explicou Thiago Caminha, Secretário de Saúde.
 
Atualmente Maracaju conta com 64 (Sessenta e quatro) Agentes Comunitários de Saúde e 29 (Vinte e nove) Agentes de Endemias.
 
Prestigiaram o evento o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Vereador Oseias Enfermeiro, Presidente do SISPMMA Mara Rubia Rodrigues, Coordenadora da Atenção Básica Enfermeira Rúbya MachadoDiretora de Departamento Mary Saad que neste ano representou a Primeira-Dama Meire Calderan, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, além de Agentes de Saúde e de Endemias que prestigiaram o evento.
 
Sobre o Agente Comunitário de Saúde
 
Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.
 
Sobre o Agente de Endemias
 
A principal função do agente de combate às endemias é prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas. De modo geral, as tarefas executadas pelo agente de combate às endemias envolvem vistorias de domicílios, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais. Além de inspeção de calhas, telhados e caixas d´água. 

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube