Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Conheça a história do New Beetle!

25 mar 2024 14:28:49

| Última Hora

Conheça a história do New Beetle!

Créditos da imagem: Flickr

Saiba mais sobre o hatch da Volkswagen que é um verdadeiro ícone do design retrô.

Mais que um carro, o Fusca tem um simbolismo histórico no contexto mundial.
O modelo “besouro” da VW chegou ao Brasil em 1950, ainda importado. A fabricação nacional começou só em 1953, em São Paulo, no tradicional Bairro do Ipiranga.

O hatch que marcou época foi lançado em 1938, na Alemanha nazista. Criado por Ferdinand Porsche e sua equipe. De acordo com as instruções do próprio Hitler, ele deveria ser prático, simples e barato.

Elaborado para ser o “carro do povo” o Fusca fez, até mesmo, parte da estratégia nazista da indústria alemã. E a própria história pode comprovar o quanto essa criação deu certo, afinal, dentro de poucas décadas, tornou-se uma verdadeira febre no mundo inteiro e conquistou desde os hippies paz e amor, até as famílias mais conservadoras.

O mais irônico de tudo isso é que, talvez, a justificativa para seu estrondoso sucesso, tenha base, justamente, na estética nazista, descrita como ‘simples, emocional, não-intelectual feita para aliviar as complexidades proporcionadas pela arte moderna.

Mas nem só a Alemanha deve levar o mérito pela criação do carro mais popular do mundo. Afinal, foram os ingleses que retomaram sua fabricação no período pós-guerra.
Deixando de lado o contexto histórico e predominando as questões técnicas, é inquestionável: é impossível comparar o antigo Fusca com o New Beetle.

Afinal, o Fusquinha popular, fabricado no Brasil, não tinha, nem mesmo luzes de direção. Seu sistema elétrico (com 6 volts) mal aguentava dar partida no motor. Além disso, sua velocidade máxima era de 110km/h e a aceleração de até 100km levava até 34 segundos. Por fim, vale mencionar o câmbio, sem qualquer sincronização, e os freios a tambor.

O Fusca não tinha sido, de maneira alguma, feito para se tornar um carro de referência em porte e luxo. Por outro lado, não custava preços exorbitantes.

Contudo, com o passar do tempo, a confiabilidade e a popularidade (atualmente típicas dos carros da Volkswagen) convenceram a montadora a lançar uma versão “premium’ do fusquinha.

Antes de sair de linha pela primeira vez no Brasil, em 1986, o Fusca passou por grandes transformações e foi relançado no cenário nacional entre 1994 a 1996, até deixar o país definitivamente.

A partir dali, uma nova versão e, praticamente um novo veículo, daria lugar ao querido besourinho.

O New Beetle, apresentado como conceito em 1995, foi lançado em 1998, com design assinado pela equipe de J Mays. Totalmente moderno, esportivo, inovador e reformulado, apenas as linhas lembram o velho Besouro.

Seu design carregava uma proposta que mixava o futurismo com o retrô, uma combinação única, para lá de interessante que, inclusive, inspirou outros carros como, por exemplo, o Fiat 500.

A releitura, que deixou a todos de boca (e corações) abertos, ainda apresentava uma carroceria descapotada.

Produzido com base na plataforma do Golf IV, o hatch apresentava motor e tração dianteiros. Ou seja, realmente, não tinha nada de popular, muito menos de básico, e nunca se pareceu com o seu veterano, lançado em 1935.

Mas ainda assim, as vendas foram um sucesso, só nos EUA, o Beetle emplacou mais de 380 mil unidades e somou mais de 500 mil no mundo inteiro.

A versão comercializada no Brasil chegou em 2012, com motor 2.0, com 116cv e 17,4kgfm.
Entretanto, com a chegada dos SUV’s e a necessidade do público em ter carros maiores e mais espaçosos, esse “pequeno gigante” foi perdendo a sua força e, no ano passado, a única fábrica que ainda produzia o Beetle, localizada em Pueba, no México, interrompeu a produção do hatch, declarou o fim de uma era e deixou todos os amantes e admiradores de coração partido.

Mas, a notícia boa é que, quem deseja ter um New Beetle para chamar de seu e vivenciar experiências únicas a bordo de um verdadeiro ícone do design, pode recorrer aos modelos seminovos. Atualmente, no mercado nacional, o valor do New Beetle usado varia entre R$30.230 e R$ 125,900,00.

FBS MÍDIA

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco




Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube