Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Entrevista em Foco: Com 40 anos de experiência na educação, Cleoerdes Barbosa comanda uma das secretarias mais bem avaliadas da gestão do Prefeito Maurílio Azambuja.

27 mar 2018 14:49:00

| Entrevista em Foco

Entrevista em Foco: Com 40 anos de experiência na educação, Cleoerdes Barbosa comanda uma das secretarias mais bem avaliadas da gestão do Prefeito Maurílio Azambuja.

Secretária de Educação de Maracaju Cleoerdes Barbosa em entrevista ao Maracaju em Foco - Foto: Gessica Souza

EXCLUSIVO

Redação

Dando continuidade à série de entrevistas especiais com os Secretários Municipais da administração do Prefeito Maurílio Azambuja (MDB) a equipe de reportagem do “Maracaju em Foco” foi recebida pela Secretária de Educação Cleoerdes Barbosa Carneiro, titular de uma das pastas mais importantes da gestão municipal.

Cleoerdes Barbosa Carneiro é professora de formação e já atuou lecionando do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo alfabetizadora de vocação e ainda Pós-Graduada em Metodologia de Ensino Superior. Iniciou sua vida na educação por volta dos anos 1980, atuando como Secretária da Escola Cambaraí, quando a escola ainda era de responsabilidade do Poder Público Municipal, onde trabalhou por cerca de 4 anos. A mesma ainda teve passagens no ensino privado, especificamente na Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, onde trabalhou por 17 anos, atuando como coordenadora, diretora adjunta e por fim diretora, por fim retornou ao ensino público atuando na direção de escolas, passando pelas escolas do Egídio Ribeiro e João Batista de Lino Braga, sendo que após um bom tempo de serviços prestados foi cedida em 2013 para o administrativo da Secretaria de Educação do município.

No ano de 2016, veio o convite do Prefeito Maurílio Azambuja para assumir a pasta da Secretaria de Educação, convite o qual classificou como um dos maiores desafios de sua vida, devido à educação por si só, ser um desafio constante.

A Educação é uma pasta desafiadora, principalmente nos dias atuais. Aceitei o convite do Prefeito Maurílio para trabalhar junto com ele, com o objetivo de realizar um trabalho de qualidade e com o foco constante em uma educação cada vez melhor.” Salientou Cleoerdes.

Atualmente o município enfrenta um crescimento populacional constante e mesmo assim investe na aquisição de ônibus, kit’s escolares, uniformes e merenda de qualidade, esta última, acima do obrigatório por lei, isto é, Maracaju investe 49% em merenda, enquanto a lei determina que sejam investidos 30%.

Em conversa exclusiva com o Maracaju em Foco, Cleoerdes relatou os desafios, glórias e problemas enfrentados a frente de sua pasta, enaltecendo a importância da educação como forma de mudar a vida de uma sociedade, comanda atualmente, quase 500 professores na Rede Municipal de Ensino e mais 5.600 alunos, incluindo CIEI’s e escolas.

Confira o bate papo completo no nosso “Entrevista em Foco” que começa a seguir:

Maracaju em Foco: Quando recebeu o convite para assumir um desafio tão grande como estar à frente da Secretaria de Educação de Maracaju. Quais foram seus pensamentos e objetivos iniciais?

Cleoerdes: Inicialmente eu agradeci o convite (risos), naturalmente o primeiro pensamento foi o desafio enorme que seria este trabalho; ocorre que ficar em sua zona de conforto é muito mais fácil e, após uma intensa reflexão aceitei o convite, sempre com o intuito de fazer a minha parte, dando a minha contribuição na educação do nosso município. Vi que era o meu momento de contribuir com a cidade, enfrentando os desafios em prol de uma educação melhor para Maracaju.


Vereadora Eliane Simões, Secretário de Governo Frederico Felini e Secretária de Educação Cleoerdes - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Quais são as funções de um Secretário de Educação?

Cleoerdes: O Secretário de Educação tem a função de administrar, organizar, designar e atender todos os profissionais, atendendo assim toda a política educacional do nosso município, ou seja, têm que estar sempre por dentro de tudo, acompanhando a equipe interna da Secretaria de Educação, os diretores de escolas, coordenadores, professores, enfim todo o processo educacional, atendendo a tudo e realizando mudanças e adequações quando se faz necessário.


Secretária de Educação de Maracaju Cleoerdes Barbosa em entrevista ao Maracaju em Foco - Foto: Gessica Souza

Uma das mudanças foi com a Escola Educar, que atualmente atende de 4 (quatro) a 7 (sete) anos e temos 843 crianças nessa faixa etária, temos ainda um acordo de parceria com o Governo do Estado no qual eles assumiram o nono ano, e isso demanda administração de cada situação, envolvendo processos seja com professores pais ou alunos, que de fato estavam acostumados com determinada escola e etc.

São decisões que devem ser tomadas e que demandam um entendimento do processo, como um todo, no início causam até alterações de comportamento por parte dos pais, mas, com o tempo observam também que foi fruto de planejamento e organização, necessários a continuidade da evolução da educação de nossa cidade.

Maracaju em Foco: A educação de um povo é desafiadora, passando por uma evolução a cada ano que se passa. A Educação, juntamente com a saúde, é uma das prioridades da gestão do Prefeito Municipal e como é trabalhar ao lado do Prefeito Maurílio diante do suporte e dos investimentos que ele destina a educação da cidade?

Cleoerdes: Trabalhar com o Dr. Maurílio é diferente, por que o nosso prefeito é uma pessoa de compromisso com todas as áreas, principalmente pela saúde e a educação, são dois carros chefes da cidade, sendo coisas que ele valoriza muito. Quando o Dr. Maurílio ganhou novamente a eleição em 2016, lembro-me que falei para ele que não precisávamos de nada, apenas a valorização dos profissionais da educação, e isso ele cumpriu e sempre continua cumprindo conosco, observamos que mesmo diante de todas as dificuldades e o país se encontrando em uma situação de extrema crise, o mesmo se mantém preocupado em manter os seus compromissos, como o de manter a folha dos funcionários em dia, dar o aumento de salário aos nossos profissionais que foram contemplados com 7% de aumento, e cabe destacar que no ano passado o aumento não foi possível, mas, mesmo assim fomos pontuados pelo Tribunal de Contas que o piso do profissional da educação estava acima da média, mesmo não tendo o reajuste em 2016.


Nova frota entregue no início deste ano extinguiu a terceirização e tornou Maracaju modelo no estado - Foto: Gessica Souza

O Dr. Maurílio tem um respeito enorme pela educação, pois, sabe como trabalhamos atualmente, já que nossas salas estão sempre cheias, atuamos ainda com a educação especial inclusiva e consequentemente precisamos sempre de mais profissionais para atuar com nossas crianças e, ele tem dentro de suas possibilidades nos atendido em todas nossas demandas. Há um tempo, tivemos que realizar algumas adequações no setor da educação, que foram alvo de muito estudo e análise, como toda mudança, trouxe alguns transtornos, já que algumas pessoas ficaram sem trabalho em um momento de dificuldade, mas, se não fosse feito essa redução, implicaria em outros problemas maiores e, talvez não fosse possível nem cumprir o pagamento dos colaboradores em dia, mas, mesmo assim nos mantivemos firmes juntamente com a administração, visando manter a responsabilidade e o compromisso com a qualidade da educação e o pagamento em dia de nossos servidores.

Maracaju em Foco: Somente neste ano o Prefeito Maurílio Azambuja adquiriu novos ônibus, completando a frota e extinguindo a terceirização, estão sendo entregues os uniformes e kit’s escolares que geram uma economia ao bolso dos pais de alunos e por fim o aumento de 7% aos professores da Rede Municipal de Ensino. Como você observa este início de ano para a educação com todos esses investimentos realizados?

Cleoerdes: São investimentos muito importantes, falando especificamente do transporte, ainda enfrentamos algumas dificuldades, já que foi uma mudança significativa, retirando a terceirização e ainda tendo que adquirir mais ônibus que o anunciado, já que a demanda rural de alunos foi maior que o esperado e programado e, claro aproveito até para pedir desculpas por alguma eventual falha no atendimento, por exemplo, as aulas das escolas se iniciaram dia 15, porém, as escolas estaduais anteciparam em dois dias, trabalhamos em parceria com o Governo do Estado, mas, infelizmente nesses primeiros dois dias não conseguimos atender, já que não seria possível somente o atendimento da Rede Estadual para a Zona Rural da cidade. O investimento no transporte próprio, como é o de Maracaju atualmente, é fundamental para a economia dos recursos e a possibilidade de se investir em outros setores, naturalmente adaptações são necessárias e agora já estamos em fase final, pois, estamos enviando ônibus para vistoria em Dourados, são trâmites lentos, burocráticos, mas, necessários e ainda estamos corrigindo eventuais falhas no serviço e já finalizando um atendimento de excelência como é o esperado por todos, eliminando quaisquer dificuldades, exceto com o tempo, questão de chuvas, que faz parte do nosso trabalho. Já podemos destacar que estamos nos tornando referência no estado, já que há a procura por parte de outros municípios, querendo conhecer o que foi feito por aqui e, principalmente, como foram feitas essas melhorias e investimentos no transporte escolar.


Uniformes da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2018 - Foto: Arquivo

Quanto aos kit’s escolares, já havíamos recebido os mesmos em Janeiro, então no primeiro dia de aulas todas as crianças receberam o seu kit escolar, mas, os uniformes escolares demoraram um pouco mais, já que tiveram que ser feitas duas licitações, uma em dezembro e posteriormente por questão de valores, outra em janeiro e, o prazo para entrega dos uniformes era de no mínimo 30 dias, os uniformes chegaram na semana passada e todos os nossos alunos já se encontram com o uniforme escolar. Por sinal um uniforme lindo, confortável e especial, como nossos alunos merecem, recebemos muitos elogios dos pais pela qualidade do uniforme e também a beleza do mesmo.


Secretária Cleoerdes Barbosa recebendo o kit escolar das mãos do Prefeito Maurílio - Foto: Maracaju em Foco (Arquivo)

Por isso, eu digo a compra dos ônibus, kit’s escolares e uniformes demonstra o que é um gestor quando tem compromisso com sua população, com seu povo e com sua gente, especialmente com a educação, esse compromisso nosso prefeito sempre teve e agora as coisas estão se alinhando ainda mais, dando tudo certo e graças a Deus estamos dentro do atendimento que queríamos de fato para nosso setor.


Kit's escolares trazem economia aos pais dos alunos que podem investir em outras coisas - Foto: Gessica Souza 

Maracaju em Foco: Nossa cidade não é a maior economia do estado, não é a maior cidade e consequentemente não é a mais beneficiada com recursos estaduais e federais. Mesmo assim, se tornou referência na educação, sendo alvo de procura de gestores de outras cidades, para troca de idéias e projetos. Como Secretária de Educação e integrante da administração municipal como é essa referência e estar sendo constantemente procurada pelos frutos colhidos na sua pasta?

Cleoerdes: Fico lisonjeada em relação a isso, já fomos procurados para observarem a questão do transporte escolar, uniformes e kit’s. Já fomos procurados por autoridades de diversos municípios entre eles Rio Brilhante e Amambaí, nos reunimos ainda em Campo Grande para encontros da educação e noto que Maracaju sempre é vista com olhos diferentes por parte dos dirigentes dos 79 municípios, muitos acham que somos ricos, não creio nisso, creio que aqui há a correta gestão e responsabilidade dos recursos públicos em prol da educação cada vez mais forte, sempre com planejamento, seriedade e compromisso, por isso, aqui as coisas acontecem e saem do papel.


Deputada Antonieta Amorin conferindo uniformes e kit's escolares, autoridades buscam conhecer modelo de Maracaju - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Com a modernidade, os alunos também mudaram e, infelizmente os professores sofrem com agressão verbal, física e até psicológica, felizmente em Maracaju não há casos registrados, porém, no início do ano letivo observou-se a preocupação da Secretaria de Educação em trazer um palestrante renomado, com foco na educação e também motivação desses profissionais, visando incentivá-los a manter um trabalho de excelência e também se atualizarem. Fale um pouco sobre esse trabalho.

Cleoerdes: No início desse ano trouxemos o Professor Dalmir Sant’Anna e ele por ser professor conhece a realidade da educação em nível nacional, sabemos que atualmente os valores mudaram muito e a concepção de educação esta bem diferenciada, já iniciamos pela quantidade de alunos, as salas atualmente são mais numerosas e, observo que a educação está responsável por tudo, assumindo em muitos casos a paternidade, maternidade, ou seja, estamos sendo pais, mães, psicólogos, enfermeiros, naturalmente toda regra tem sua exceção, já que há famílias que acompanham de perto a educação de seus filhos, mas, infelizmente a grande maioria passou para a escola certas responsabilidades, noto isso nos CIEI’s, já que os pais não são obrigados a colocarem o filho deles lá, já que são obrigados a inserirem seus filhos na escola apenas a partir dos 04 anos, mas quando vamos dialogar com os pais eles mesmos falam que “alguém tem que cuidar”, por exemplo, na hora de buscar os filhos acabam deixando os mesmos muito mais tempo no CIEI ou na escola. A responsabilidade com a criança é da família, quem educa é sempre a família, pois a escola visa apenas complementar, passamos apenas 4 horas com as crianças e, as demais 20 horas são com os pais.


Cleoerdes Barbosa acompanhada do renomado Palestrante Dalmir Sant'Anna na abertura do ano letivo - Foto: Gessica Souza

A escola atualmente sente muito a falta da presença da família, ou seja, uma maior participação dos pais na educação de seus filhos, antigamente o professor dentro da sala era autoridade, atualmente já é diferente, professor é alvo de constantes questionamentos e isso é bom e a criança tem q ser crítica, penso eu que a mesma não deve ter medo do professor, mas, respeito;nessa parte ainda sentimos grande dificuldade. Observo muitos professores readaptados, saindo da sala de aula, seja pelo cansaço ou esgotamento.

Gosto muito dessa frase do Dr. Içami Tiba, “Quem ama, educa.”, ou seja, se o pai ou mãe não educar, o mundo vai ensinar e nós sabemos que o mundo às vezes bate forte, por isso, somos insistentes nesse quesito, pedimos aos pais que participem mais, venham as nossas reuniões, conheçam a escola e veja como seu filho ou filha está.

Por isso, sempre buscamos trazer palestrantes ou simplesmente nos reunirmos, visando ajudar os professores que estão na ponta, no trato com os alunos e também no cuidado com eles próprios, visando manter uma relação saudável entre Secretaria de Educação, professores, pais e alunos, tais ações ocorrem principalmente no início do ano letivo. Enquanto Secretária e ser humano, eu agradeço muito aos nossos profissionais da educação, temos que literalmente “tirar o chapéu”, pois não é fácil, felizmente em Maracaju, temos professores e profissionais com compromisso com nossas crianças e sempre digo, somente permanece na educação quem verdadeiramente ama o que faz e ama sua profissão, trata-se de uma missão árdua, sempre digo o magistério é sacerdócio, tem que de fato amar, e felizmente aqui temos profissionais que amam o trabalho e consequentemente isso reflete nos nossos resultados.


Palestra bem sucedida, motivou os profissionais da educação e abrilhantou abertura do ano letivo - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Com uma educação tão bem avaliada como é a de Maracaju, indagamos, há o que melhorar?

Cleoerdes: Sempre há o que melhorar, um de nossos maiores desafios é a construção de novas salas e ampliação dos CIEI’s existentes, nossa demanda é crescente, tivemos um mês em que nasceram 75 novas crianças na cidade, a média é de 60 por mês, ou seja, demanda-se quatro novas salas a cada mês, algo muito difícil de ser realizado.

Neste ano, realizamos uma comissão, juntamente com os Conselhos Municipais, que acompanham todo o nosso trabalho, visando atender um número maior de crianças, foi ofertado meio período, ou seja, de manhã para um e a tarde para outro. Neste ano trabalhamos com o cadastro das crianças, posteriormente após a avaliação da comissão, os que atenderam os pré-requisitos foram chamados, e assim os pais foram efetivar a matrícula, não tendo ninguém dormindo em filas, não sendo necessário ter esse processo desgastante de ficar de 3 a 4 dias em uma fila.As aulas iniciaram após o dia 19 e foi tudo calmo, tivemos um bom início de ano letivo e os cadastros permanecem abertos o ano todo e os pais podem fazer o cadastro de seus filhos a qualquer época do ano, nessa primeira etapa encerrada no dia 15 de Março foram todos atendidos.

Vamos abrir outro processo, juntamente com a Casa da Criança Margarida Braga, que é uma entidade filantrópica, a direção da entidade passará as vagas que surgirem aqui para a Secretaria de Educação, onde os cadastrados poderão pleitear uma vaga lá também. Naturalmente há as dificuldades, gostaríamos de atender a todos, sem exceção, sempre digo que se é possível os pais ficarem mais próximos dos filhos e tenham a disponibilidade, que deixem as vagas para quem precisa, podem ter certeza que isso gerará um retorno enorme também na educação de seus filhos, que terão os pais ainda mais próximos, porém, claro que não há nenhum impedimento legal para que não possam pleitear as vagas junto com os demais pais.


Secretária de Educação Cleoerdes barbosa sendo homenageada pela Câmara Municipal - Foto: Thaise Dias (Arquivo)

A demanda sempre será crescente e este é nosso desafio, Maracaju é uma terra promissora e que atrai muitas novas famílias com filhos e, que aqui querem viver e crescer nota-se isso nas matrículas, famílias que chegam à cidade com quatro e até mais filhos. Hoje há outros olhos para o município de Maracaju, devido à boa gestão, crescimento e possibilidade de emprego que nossa cidade gera.

Maracaju em Foco: No Mês da Mulher, destacamos que o Prefeito Maurílio sempre enaltece o fato de ter 6 (seis) secretarias comandadas por mulheres, além, das outras pastas ocupadas por homens. Um fato é unânime entre toda a equipe da Prefeitura, a característica do Prefeito Maurílio de escolher seus secretários pelo currículo, ou seja, forma técnica e não política através de acordos, como costuma ocorrer em outras cidades. Fale um pouco sobre esse método de escolha dos secretários por parte da gestão municipal.

Cleoerdes: Pode ter certeza que a administração do Prefeito Maurílio dá certo por esse motivo e, realmente ele é muito criterioso em suas escolhas. Você estando em uma secretaria, naturalmente tem que saber um pouco sobre a área em que esta gerindo, por exemplo, sou professora e educadora, estou na minha área e, com isso acabo tendo conhecimento sobre o meu trabalho.

O Dr. Maurílio Azambuja valoriza muito a mulher e fico feliz pela maioria das pastas da administração municipal ser ocupadas por mulheres, não é uma questão política ou de acordos, ele valoriza a questão técnica e o currículo individual de cada um. Por isso, toda a equipe se empenha muito, se dedicando ao máximo em sua área, pois, gostaríamos de fechar com “chave de ouro” essa terceira gestão do Dr. Maurílio, deixando um legado para os próximos gestores e também para as próximas gerações, pois a educação proporciona isso, fazendo tudo com carinho, amor e muita responsabilidade, desafio sempre irá existir, cabe a nós, sabermos administrar e resolver, sempre em benefícios dos nossos usuários, que em minha área são nossos alunos.


Parcerias como a realizada com o Grupo Basso, demonstram credibilidade e trazem benefício aos CIEI's que ganharam novas toalhas.

Não sou muito política, gosto mesmo é da educação, já que tudo nessa vida se resume a palavra “educação” se ela não existe, pode ter certeza, que nunca irá melhorar. O Professor Saulo sempre faz uma reflexão e eu fiz questão de colocar na abertura do ano letivo:

“A vida oferece oportunidade a todos, a formação é que faz a diferença.”

Ao terminar seu bate papo com nossa reportagem a Secretária de Educação Cleoerdes Barbosa destacou o que sempre diz em reuniões com professores, o foco não pode ser política, pois, os secretários que ocupam cargo na gestão são passageiros, o cargo é passageiro, salientou que o cargo não deve estar na cabeça e sim nos pés, para pisar firme com compromisso, responsabilidade e priorizando a qualidade no ensino, já que tudo passa, mas, o trabalho deve ficar.

Com estudo já está complicado, imagina sem ele. Por isso deixo a mensagem aos pais para participarem da educação de seus filhos e colocar essa ‘meninada’ para estudar de verdade. Hoje não há diferença entre classes sociais ou financeiras, já que o estudo depende da boa vontade, interesse e determinação de cada um, têm uma infinidade de oportunidades, escolas e universidades públicas, depende basicamente do incentivo e compromisso da família, incentivando os filhos a estudarem e buscarem um futuro melhor.” Finalizou Cleoerdes.

Por fim, convidou e reforçou ainda os pais a serem mais participativos na educação de seus filhos, já que a educação vem de casa e a escola visa complementar o que vem de casa, com foco no respeito e no crescimento pessoal e profissional de cada um.

Confira aqui as entrevistas já realizadas com o Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho Antunes, Secretário de Governo Frederico Felini e Secretária de Saúde Elvirana Campato Lucchiari.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira – DRT/MS 0001391

Fotos: Gessica Souza – DRT/MS 0001526

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube