Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Entrevista em Foco: 'Com grandes investimentos e implantação constante de novas modalidades, Prefeitura de Maracaju já atende mais de 2.500 crianças e jovens com práticas esportivas na cidade' destaca Ednelson Barbosa.

25 abr 2018 22:25:00

| Entrevista em Foco

Entrevista em Foco: 'Com grandes investimentos e implantação constante de novas modalidades, Prefeitura de Maracaju já atende mais de 2.500 crianças e jovens com práticas esportivas na cidade' destaca Ednelson Barbosa.

Secretário de Esportes Ednelson Barbosa em entrevista exclusiva ao 'Maracaju em Foco' - Foto: Bianca Coimbra

Redação

A equipe de reportagem do “Maracaju em Foco” continua visitando os secretários municipais da gestão do Dr. Maurílio Ferreira Azambuja, visando entrevistá-los e divulgar as ações de cada secretaria, bem como tornar público as principais funções de cada setor, aproximando-os da população e assim auxiliando na criação de novas ideias e projetos para o município.

Nesta entrevista, falamos com exclusividade com o Secretário de Esportes Ednelson Barbosa, 45 anos, formado em Educação Física pela FIFASUL no ano de 1997, antes disso, ainda se formou em Ciências Contábeis, ramo que atuou até migrar para Educação Física.

Desde sua formação, Ednelson atua em escolas do município e também auxiliando na Secretaria de Esportes e posteriormente na primeira gestão de Maurílio Azambuja (2005-2008), ainda em 2005, foi convidado para assumir a Secretaria de Esportes, função essa que retornou em 2014, segundo ano do segundo mandato de Maurílio a qual permanece até os dias atuais.

Confira o bate papo completo com o Secretário de Esportes Ednelson Barbosa que recebeu nossa reportagem na sede do Estádio Luiz Gonzaga Prata Braga, conhecido popularmente como “Loucão’.


Projeto Judô realizado em parceria com o Vereador Joãozinho Rocha na sede do Atitude Social - Foto: Assessoria

Maracaju em Foco: Além da atuação de Secretário de Esportes também atuou nas escolas. Quais delas?

Ednelson: Tive o prazer de dar aula de Educação Física nas escolas, inserindo a prática desde muito cedo na vida de nossos jovens, sou concursado pela Escola Lima de Figueiredo e também na Escola João Pedro Fernandes, sendo a primeira estadual e a segunda municipal, além disso, tive passagens pela Escola Estadual Padre Constantino no período de 1998 a 2012, quando retornei à Secretaria de Esportes.

Maracaju em Foco:Atuando há praticamente três gestões na Secretaria de Esportes, pode sentir, especificamente o que a população espera do setor. Visando informar a população, relate atualmente quais são as funções do secretário?

Ednelson:São diversas, mas podemos elencar as principais, entre elas, organizar a questão de professores, isto é, atualmente temos 18 diferentes modalidades esportivas no município, são profissionais pagos pela Prefeitura de Maracaju para orientar, coordenar e ensinar o esporte aos nossos alunos.

Atualmente o esporte migrou e se interliga diretamente com o setor de saúde, ou seja, não apenas para lazer, como era anteriormente, temos profissionais de EducaçãoFísica, devidamente registrados que atuam em setores ligados a Secretaria de Saúde, liderados e muito bem coordenados pela Secretaria Elvirana Campato Lucchiari.

Nosso trabalho à frente da Secretaria de Esportes é trabalhar de forma interligada a Secretaria de Saúde e de Educação, levando o esporte para o benefício da saúde das pessoas e também na educação, desde cedo orientando nossos alunos da importância de se praticar uma atividade física. Nos dias atuais observamos o quanto o esporte tem sido importante na vida das pessoas, basta olharmos as pessoas no final da tarde, todas as idades, buscando praticar alguma atividade física, seja uma caminhada, pedalada, jogo de futebol, dança, musculação, entre outras práticas. A prática do esporte afasta o stress, previne doenças e nossa grande função é difundir o esporte em suas diferentes e até raras categorias em nossa cidade.


Projeto Judô realizado com o apoio da Secretaria de Esportes - Foto: Gessica Souza (Arquivo Maracaju em Foco)

Maracaju em Foco:Poderia elencar quais categorias esportivas são fornecidas pela administração municipal?

Ednelson: Temos atualmente 17 diferentes modalidades esportivas em nossa cidade. E trabalhamos de forma constante para aumentar, há esportes que são solicitados pelos próprios atletas, mas, ainda temos a dificuldade de implantação devido à falta de profissionais capacitados para gerir o mesmo.

Entre os individuais temos atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, judô, karatê, dança com diversas variações, entre elas a Zumba, musculação com variações como funcional e alta intensidade, além dos coletivos como, futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol, ciclismo, rugby que mesmo aguardando professor já há os treinamentos, entre outras. Somos em 32 profissionais na Secretaria de Esportes, entre administrativo e professores, sempre à disposição para atender e orientar a população.

Todos os professores que atuam nas escolas ou nos nossos projetos desenvolvidos, são profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física e por isso, aguardamos muitas vezes a formação de um profissional para a implantação do esporte.

Um exemplo é o rugby, já temos inclusive time, mas, ainda falta um profissional qualificado para atender a prática, inclusive há um aluno se formando, que provavelmente será contratado após a conclusão de sua qualificação profissional, sendo mais uma modalidade esportiva efetiva em nossa cidade.

Maracaju em Foco: Estando há tanto tempo à frente da Secretaria de Esportes, você acompanhou de perto algumas das mudanças e investimentos realizados pela gestão municipal. Fale um pouco sobre a importância dessas melhoras.

Ednelson:Tenho que agradecer ao Dr. Maurílio, primeiro, por ele ser tão aberto à sugestões, entender a necessidade de se implantar o esporte na vida das pessoas, principalmente pelos benefícios visíveis que o mesmo traz a saúde da população. O esporte gera entretenimento, diversão e ocupa de forma saudável o tempo das pessoas, seja através do jogo de futebol ou da dança.

Acompanhando de perto, posso dizer que o Dr. Maurílio investiu muito na criação de novas modalidades esportivas, sendo que logo em 2013, foram implantadas 8 novas modalidades. Como secretário, sempre levo a ele sugestões e sou ouvido, isso é fundamental e por isso o esporte dá certo em nossa cidade. Já que cada nova modalidade demanda contratação de professor e equipamentos esportivos, ou seja, novos custos, mas que aqui em Maracaju são vistos efetivamente como investimentos no lazer e na saúde das pessoas.


Times feminino e masculino de basquete atualmente competem em diversas cidades do estado - Foto: Assessoria

Estamos finalizando um levantamento e atualmente estima-se que há 2.500 crianças e jovens de 06 a 17 anos, praticando atividades esportivas com o suporte da Prefeitura Municipal, isso claro, demanda investimentos, que aos poucos estão sendo realizados.

Outro fato histórico, que embora tenha sido criticado, não gerou praticamente despesas para o município, foi a passagem da Tocha Olímpica em nossa cidade, se tratou de uma festa única e que poucas cidades tiveram a oportunidade de conceder aos seus munícipes, foi um trabalho simplificado e sem tantas despesas, como fechamento de ruas, auxílio da Polícia e Bombeiros, distribuição de lanches aos atletas e membros que estavam de passagem pela nossa cidade. Enfim, foi algo que, acima de tudo valorizou o esporte em nossa cidade; quem ama o esporte, se sentiu lisonjeado em fazer parte desse evento internacional em nossa cidade.

Maracaju em Foco:Como funciona o sistema de apoio financeiro e suporte aos atletas do município?

Ednelson: A Prefeitura de Maracaju apoia e incentiva nossos atletas através da Secretaria de Esportes, temos um orçamento e distribuímos conforme a demanda esportiva de cada prática. Naturalmente no apoio aos atletas há um critério a ser respeitado, que inclui a experiência esportiva e também o caminho que o atleta vem galgando no município.

Ainda há os profissionais contratados que atuam para o município e viajam acompanhando os atletas, os mesmos têm que ter um nome e histórico profissional, já que os pais confiam em nós o caminho e a segurança dos seus filhos, principalmente ao acompanharmos os atletas nas viagens que são para atender a demanda de campeonatos em períodos que podemsersuperiores auma semana.

Todo esse controle também fica a cargo da Secretaria de Esportes, ou seja, isso gera um compromisso nosso não apenas de segunda à sexta, mas também aos sábados e domingos, que são dias comuns de competição tanto em Maracaju quanto em outros municípios.

Por fim, quando não conseguimos o apoio financeiro, além do acompanhamento de profissionais, costumamos pedir apoio para empresas e parceiros, que sempre nos dão credibilidade e nos atendem muito positivamente. Buscamos também o suporte às nossas próprias competições, trazendo premiações positivas e que vão de encontro ao que a juventude busca, por exemplo, atualmente estamos buscando prêmios como aparelhos celulares, para incentivar nossos atletas nas competições.

Maracaju em Foco: Como estão funcionando os trabalhos com o time de futebol do M.A.C?

Ednelson: Estamos terminando de acertar o retorno do M.A.C para a participação da segunda divisão neste ano.

Maracaju em Foco: Atualmente o município conta com diversos espaços físicos, inclusive reestruturados para a realização de competições e práticas esportivas. Fale um pouco dessa estrutura física que o município dispõe para nossos atletas atualmente.

Ednelson: O Centro Esportivo foi uma grande vitória da gestão do Dr. Maurílio e com certeza foi um grande investimento, haviam algumas coisas mas, foi totalmente remodelado, seja na busca e efetivação de verbas, até na criação de campos, quadra de areia, pista de caminhada, o processo de reconstrução da piscina, entre outros benefícios. Além disso, tivemos o Ginásio “Louquinho”, que tinha um sério problema de infiltração, toda vez que chovia, sofríamos com danos no piso, tendo que realizar reparos em todos os períodos chuvosos, por isso, foi inserido um novo modelo de piso, que inicialmente sofreu críticas, mas agora os atletas compreendem que há uma durabilidade maior e pode ser usado o ano todo. Tivemos também o CEPE Simão Rocha, fruto de emenda parlamentar, que foi totalmente revitalizado, há ainda o trabalho do nosso Secretário de Governo, visando buscar recursos federais para a reforma de todos os CEPE’s da cidade, bem como a cobertura e aquecimento da piscina do Centro Esportivo. Tudo isso, visando beneficiar ainda mais o esporte, trazendo saúde e qualidade de vida para nosso povo.


Inauguração do Centro Esportivo Osvaldo Benedito Rodrigues uma evolução para esporte e lazer da cidade - Foto: Gessica Souza

Naturalmente, os investimentos realizados, exigem mudanças de comportamento, como fizemos com o Centro Esportivo que, atualmente, possui horário de abertura e fechamento, com um guarda que cuida do nosso patrimônio e felizmente hoje somos parabenizados pela população, que compreende o cuidado e principalmente consegue prestigiar com tranquilidade o local, indo diariamente realizar suas caminhadas, levar os filhos para brincar, jogar futebol e etc. Provavelmente esse é um trabalho que vamos tentar implantar em outros CEPE’s.

Temos ainda a previsão de liberação dos campos dos CEPE’s que precisaram de um tempo para a revitalização do gramado, como ocorreu no “Loucão”, tivemos recentemente a Copa Assomasul em nossa cidade e recebemos elogios pela qualidade do gramado.


CEPE Simão Rocha totalmente reformado na gestão do Prefeito Maurílio - Foto: Lucas Copetti (Via Drone)

Maracaju em Foco: Há algum trabalho da Secretaria de Esportes com os idosos de nosso município?

Ednelson: Atualmente trabalhos com cerca de 120 pessoas na melhor idade em nossa cidade. Trabalhamos em parceria com a Secretaria de Assistência Social, desenvolvendo esportes adaptados como bocha, vôlei, jogo de sinuca, xadrez, este último, implantado recentemente. Um trabalho que tem gerado frutos, inclusive com incentivo para a participação em campeonatos estaduais que geram classificação para o nacional.

Ainda temos a natação, desenvolvida na Academia Quatro Estilos, que tem o apoio do município e gera mais saúde e qualidade de vida para nossos idosos. Bem como estamos desenvolvendo, através da Professora Jussara, o Handebol adaptado que deve estar em funcionamento em breve.

Além disso, vamos iniciar a Capoterapia, que gera a mobilidade, flexibilidade e facilita o movimento das pessoas idosas, estamos ainda em fase de testes, mas em breve será disponibilizado no Conviver.

Sou extremamente feliz, por ver tantos investimentos em infraestrutura nas áreas esportivas de nossa cidade, mas nada mais gera tamanha satisfação do que ver nossos idosos com ocupação, qualidade de vida e mais saúde, é algo que não tem preço.

Uma cidade como Maracaju, com cerca de 45 mil habitantes, ter 2.500 crianças fazendo esporte, trazendo resultados em campeonatos estaduais e nacionais é fantástico, são números espetaculares, como por exemplo, somando todos os atletas que já passaram pelo nosso esporte, com certeza já atingimos mais de 12 mil pessoas com nossas ações.

Maracaju em Foco: Também há o Projeto da Escolinha de Futebol para as crianças. Fale um pouco a respeito.

Ednelson: A Escolinha de Futebol já está em pleno funcionamento, estamos atendendo cerca de 100 crianças com centros de treinamentos em diferentes pontos da cidade como CEPE do Cambaraí, Simão Rocha e também no Centro Esportivo, em breve tenho certeza que chegaremos a 150 crianças.Atendemos a faixa etária de 6 a 13 anos e estamos providenciando para o Aniversário da Cidade a entrega da primeira remessa de Kit’s de Uniformes.


Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho acompanhado do Secretário Ednelson - Foto: Gesica Lima (Arquivo Maracaju em Foco)

Para esse projeto, tivemos uma parceria muito grande com o Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho, que foi muito acessível e compreendeu a importância do uniforme para nossos atletas, naturalmente não há possibilidade de fazer uniforme para todas as crianças de diferentes práticas esportivas de nossa cidade de uma única vez, mas gradativamente vamos fazendo e iniciaremos agora pelas crianças da Escolinha de Futebol.

Esse uniforme que será entregue gera motivação para as crianças, para se firmarem na prática esportiva e ainda às identificam nas ruas, quando a criança está indo para casa sabe-se que ela saiu da Escolinha de Futebol, ou se ela está fora da Escolinha portando o uniforme é uma maneira de identificarmos e cobrarmos sua presença.

Maracaju em Foco: Para aquele cidadão que ainda não participa de nenhuma prática esportiva e quer participar, como devefazer?

Ednelson:Sempre há vagas disponíveis, basta ligar no 3454-1221 e nosso atendente irá informar o cronograma de esportes, seus horários e locais. Não precisa vir com aquele receio de não saber jogar, nossos professores estão aqui justamente para ensinar e acompanhar.

Há a oportunidade da criança, jovem ou adulto experimentar a modalidade esportiva, isto é, ir participando de cada esporte, até fixar o de seu interesse. O profissional de Educação Física tem todo um gabarito para orientar, ensinar o praticante, melhorando a condição de vida e saúde da pessoa. O esporte é fantástico e traz inúmeros benefícios, melhorando o aprendizado dos alunos na escola, ampliando sua concentração e disciplina.

Temos no nosso histórico alunos que entraram para diminuir a hiperatividade, melhorar na escola e ocupar-se, que atualmente são grandes atletas e colecionam premiações estaduais e nacionais, por isso, vale a pena participar e conhecer o esporte de Maracaju.

Maracaju em Foco: Como foi discutido e indagado aos outros secretários, observa-se que o método de escolha dos secretários do Dr. Maurílio é pela qualificação técnica e não por indicação política. Você acredita que esse é o resultado do sucesso da gestão?

Ednelson:Esse método de escolha da equipe da administração pública não é uma novidade da segunda ou terceira gestão do Dr. Maurílio, digo isso, pois, desde 2005 eu observo isso. É louvável isso e com certeza faz parte do resultado da gestão do doutor, observamos a Secretaria de Educação Cleoerdes Barbosa, que possui mais de 40 anos de atuação na área de educação, Secretária de Saúde que é formada em fisioterapia e sempre atuou na área da saúde, bem como o Secretário de Fazenda Lenilso Carvalho que é funcionário concursado e formado em Administração, enfim, todos são qualificados e preparados para sua função.

Tenho a grata satisfação de fazer parte dessa gestão, principalmente, pela característica do Dr. Maurílio que é de ouvir sua equipe, atender as demandas e compreender no meu caso o quanto o esporte muda e melhora a vida das pessoas.


Copa Assomasul realizada recentemente em Maracaju, apoio para o esporte em todas as categorias - Foto: Paulo Roberto

Por fim, Ednelson destacou que a Secretaria de Esportes está de portas abertas para receber a população, compreende que os dias estão cada vez mais corridos e os pais cada vez mais ocupados, reforçando assim a importância de incentivarem seus filhos a praticarem esportes, visando ter uma qualidade de vida, saúde e uma convivência melhor em sociedade.


Atletas integrantes do Projeto Mão Amiga que também conta com apoio do município - Foto: Assessoria

Os pais podem confiar na nossa equipe à ocupação de seus filhos, convido a todos para conhecerem mais a fundo nossas modalidades esportivas, não importa a idade, entrem em contato conosco e com certeza vamos ter uma categoria esportiva que se encaixe perfeitamente às necessidades da criança ou jovem. Atualmente o esporte deixou de ser uma prática de lazer e se tornou uma condição de saúde e bem estar, por isso, incluí-lo em sua vida, principalmente desde a juventude é fundamental.” Salientou Ednelson.

Confira aqui as entrevistas já realizadas com o Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho AntunesSecretário de Governo Frederico FeliniSecretária de Saúde Elvirana Campato Lucchiari e Secretária de Educação Cleoerdes Barbosa Carneiro.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira – DRT/MS 0001391

Foto de Capa: Bianca Coimbra

Fotos: Gessica Souza – DRT/MS 0001526

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube