Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Entrevista em Foco: Liderando a Secretaria de Assistência Social, Ilma Aquino investe em parcerias e relata sucesso da gestão do Prefeito Maurílio Azambuja.

20 jul 2018 14:53:00

| Entrevista em Foco

Entrevista em Foco: Liderando a Secretaria de Assistência Social, Ilma Aquino investe em parcerias e relata sucesso da gestão do Prefeito Maurílio Azambuja.

Redação

Em continuidade a série especial de “Entrevistas em Foco” com os secretários da administração do Prefeito Maurílio Azambuja (MDB) o “Maracaju em Foco” conversou com a Secretária de Assistência Social Ilma Aquino da Rosa que é natural de Maracaju e de família tradicional da cidade, filha de Enio de Aquino e Ilza Correa de Aquino é a quarta filha de uma família composta de oito irmãos.

A atual Secretária de Assistência Social Ilma Aquino é casada com Darlan Marcondes da Rosa e possui dois filhos, Dalila e Darlan e desde pequena aprendeu com seus pais a importância de ajudar e valorizar o próximo adentrou na área de Assistência Social, através de sua formação superior pela UNITINS, sendo formada em Serviço Social e Pós-Graduada em Gestão de Políticas Públicas Sociais e Saúde da Família pela Libera Limes.

Ilma Aquino é nossa entrevistada e contará todos os detalhes sobre o seu trabalho a frente da Assistência Social, cargo ocupado desde 2016, porém, já atua na Prefeitura de Maracaju como concursada efetiva na função de Assistente Social, passando por outros setores vinculados a sua atual pasta.

Maracaju em Foco: Como surgiu o convite para assumir a Secretaria de Assistência Social e quais são as principais funções executadas a frente desta pasta?

Ilma Aquino: O primeiro convite veio em 2012 quando fui convidada para assumir a direção do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Ação Jovem e logo após em 2015 para assumir a direção do CRAS, e em 2016 tive a grata satisfação de ser convidada pelo prefeito Dr. Maurílio e a Primeira Dama Leila Azambuja para assumir uma pasta de grande responsabilidade que é a Secretaria de Assistência Social. É o meu ramo, é o que gosto de fazer, amo cuidar de pessoas. E estar hoje à frente desta pasta é cuidar daqueles que realmente precisam, às vezes precisam apenas de conversar, de um pouco de atenção. Não podemos resolver todas as situações, mas atendemos com o maior carinho e dedicação.

Maracaju em Foco: Quais são os tipos de atendimento que a Secretaria de Assistência Social fornece aos usuários?

Ilma Aquino: A Secretaria de Assistência Social desenvolve suas atividades em prol à comunidade maracajuense através de seus programas sociais que proporcionam ajuda as famílias que dela necessitam. O trabalho realizado é feito por meio de ofertas de serviços, programas, projetos e benefícios com o conhecimento e compromisso ético e político de profissionais que operam técnicas e procedimentos, com vistas a mediar o acesso dos usuários aos direitos e à mobilização social. São organizados por níveis de complexidade do SUAS (Sistema único de Assistência Social) :

  • Proteção Social Básica (CRAS/ Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver (Maracaju/Vista Alegre), Ação Jovem e Mirim (Maracaju/Vista Alegre).
  • Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS).
  • Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Abrigo: Espaço Vida/ Casa do Migrante, Lar do Idoso, e APAE).

Maracaju em Foco: Relate um pouco sobre as parcerias com ONG’s e associações e como isso tem trazido retorno para o município.

Ilma Aquino: Sempre fiz o trabalho voluntário, estou há 13 anos na Pastoral da Criança comunidade Nenê Fernandes, atuei 10 anos como catequista na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, 7 anos participando da Caritas Paroquial (Promovendo a Dignidade Humana), fui uma das fundadoras da Associação Social Força do Amor juntamente com a equipe da Igreja Católica e Caritas, e também uma das fundadoras da Associação Comunitária das Mulheres de Maracaju (ACOMMA), e isso tem contribuído para o fortalecimento das famílias, da auto estima entre as mulheres, da valorização pessoal e social.

Com essas Associações pudemos trazer a geração de renda como foi o caso do Projeto da Padaria ACOMMA Pães e do Projeto Recicle seu Óleo onde convidamos as mulheres de baixa renda para fazer parte e ter uma geração de renda própria, saindo assim da vulnerabilidade social que se encontram.


Projeto Recicla Óleo, traz sustentabilidade e renda para as pessoas, projeto se tornou permanente na cidade - Foto: Gessica Souza


Projeto Recicla Óleo, traz sustentabilidade e renda para as pessoas, projeto se tornou permanente na cidade - Foto: Divulgação

Maracaju em Foco: Além de auxiliar em momento de urgência, sua pasta deve orientar e buscar novos caminhos profissionais e pessoais para o assistido. Como isso tem sido feito e abordado em Maracaju?

Ilma Aquino: A Secretaria de Assistência Social oferece o atendimento básico para as famílias conforme cada caso, nesse ínterim encaminhamos as famílias para os grupos de atendimentos ofertado pelo CRAS, encaminhamos para a busca de emprego, cursos profissionalizantes e entre outros atendimentos. O assistido sempre e atendido da melhor forma possível, ai depende dele para continuar e querer sair da atual situação que se encontra.


Padaria na ACOMMA, gera emprego, renda e profissionalização para mulheres, além de economia aos cofres da cidade - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Como é o seu relacionamento com os demais secretários da administração do Dr. Maurílio e quais as secretarias que tem mais envolvimento com a Assistência Social.

Ilma Aquino: Todas as secretarias municipais do nosso município estão interligadas, pois nenhuma delas consegue caminhar sozinhas e a secretaria de Assistência Social depende muito e de todas, pois é um trabalho de formiguinha que fazemos para conseguir atender todas as necessidades do nosso município. E estar junto com os outros secretários fazendo esse trabalho é um orgulho para todos nós, pois o Dr. Maurílio nos confiou em nosso trabalho e acredito que juntos estamos fazendo a diferença.


Entrega de novo veículo para os trabalhos do Conselho Tutelar, presença ativa da Secretária de Assist. Social - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: A administração do Dr. Maurílio é uma das mais bem avaliadas do estado, fruto de parcerias e também da especialização profissional de seus secretários, sendo mais técnico e menos político. Como você avalia o método de escolha dos profissionais (secretários e colaboradores) nas diferentes esferas do setor público por parte da gestão municipal de Maracaju.

Ilma Aquino: Dr. Maurílio administra Maracaju pela terceira vez, isso faz com que sua administração seja uma das melhores avaliadas, e ser técnico também faz parte, pois podemos enxergar com mais precisão as demandas de cada setor. O grupo que hoje está junto ao Dr. Maurílio é um grupo de pessoas competentes, dedicados e que sabem o que fazem e com isso se torna plausível a administração e de excelente qualidade.


Parcerias nos projetos e diálogo constante são os frutos da boa gestão municipal, afirma Ilma - Foto: Divulgação 


Secretariano unido e constantes reuniões fazem as coisas acontecerem na gestão municipal - Foto: Paulo Roberto

Confira aqui as entrevistas já realizadas com o Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho AntunesSecretário de Governo Frederico FeliniSecretária de Saúde Elvirana Campato LucchiariSecretária de Educação Cleoerdes Barbosa CarneiroSecretário de Esportes Ednelson BarbosaRenata Azambuja e Thiago Caminha.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira – DRT/MS 0001391

Fotos: Gessica Souza – DRT/MS 0001526

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube