Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Exclusivo: Promotora de Justiça Dra. Simone Almada Góes relata importância do CONSEMA para a cidade de Maracaju. Leia e assista.

21 jun 2018 21:08:00

| Entrevista em Foco

Exclusivo: Promotora de Justiça Dra. Simone Almada Góes relata importância do CONSEMA para a cidade de Maracaju. Leia e assista.

Redação

A equipe de reportagem do “Maracaju em Foco” foi recebida na Sede da Promotoria de Justiça de Maracaju pela Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual Dra. Simone Almada Góes, autoridade do município destacou que não costuma dar entrevistas, mas, abriu a exceção para falar sobre o CONSEMA – Conselho de Segurança de Maracaju e sua importância para a sociedade maracajuense.

De forma conjunta a essa reportagem o “Maracaju em Foco” divulgou uma matéria em vídeo no Facebook que pode ser conferida clicando aqui, ou ainda no Vídeos em Foco no site, onde conversamos além da Promotora Dra. Simone, com o Major Bruno do Corpo de Bombeiros e o Tenente Coronel Juracy Pereira da Paz, onde ambos relataram as ações do CONSEMA e também de empresas e outras entidades apoiando as melhorias na segurança pública da cidade.

Confira nossa bate papo na íntegra com a Promotora de Justiça Dra. Simone Almada Góes a seguir e assista ao vídeo.

Maracaju em Foco: Doutora Simone Almada Góes relate para nossos leitores sobre o CONSEMA e qual sua importância dele para a sociedade maracajuense e também para a atividade dos membros da Segurança Pública da cidade?

Dra. Simone Almada Góes: O CONSEMA nasceu dentro do Ministério Público quando nós Promotores de Justiça aqui na cidade de Maracaju, avaliamos que a segurança ainda era precária e percebemos que a gente precisava fazer alguma coisa, como pessoa que se dispõe a trabalhar para a sociedade e pra ver um lugar melhor, porque também estamos inseridos nessa sociedade e, vimos que a Segurança Pública precisava de ajuda e nós conseguimos avaliar isso através de números, já que trabalhamos com processos e trabalhamos com relatórios, e nesses relatórios nós observamos que a exigência da segurança era cada vez maior.

Tínhamos na época um aumento da necessidade de policiais e isso continua, mas nós precisávamos de mais gente na segurança? Nós notamos também que dentro dessas estruturas policiais existiam precariedades e necessidades básicas, nós exigíamos muito da segurança, a população exige da segurança, o Ministério Público exige porque realmente é uma necessidade, mas, qual apoio se dava a essa segurança? E qual a visão das suas necessidades básicas? Quando nós vimos os números que demonstravam que a criminalidade era crescente e que a segurança era decrescente dentro de Maracaju observamos que precisávamos agir, então o CONSEMA nasceu como forma de dar apoio, de ter parceria com essas instituições policiais, para poder dar uma pronta resposta para as necessidades deles, mas, necessidades que de imediato não poderiam ser trazidas pelo governo, pela estrutura governamental, mas se a gente não olhasse para isso teríamos cada vez mais insegurança e olha só o ciclo vicioso que seria você veria uma segurança deficiente, e com a segurança deficiente a população exige mais, você pressiona mais os policiais e eles têm necessidades que não são respondidas, nem são vistas e tampouco são atendidas e ninguém se importa.

Precisávamos então, trazer pra essas instituições policiais o incentivo para que elas devolvessem para a nossa comunidade uma resposta mais positiva, com o mesmo número de policiais só que agora com uma visão mais humanista, de que seriamos parceiros e assim nasce o CONSEMA, dessa nossa vontade que nasceu no nosso coração, de trazer auxílio também para a comunidade, mas essa comunidade só receberia uma polícia mais efetiva, ou seja, polícia satisfeita se a gente começasse a olhar para as necessidades deles. Como se olha para essas necessidades? Que necessidades são essas? São emergências que às vezes eles não tinham respostas e a gente observava viatura parada, por estar estragada, por não ter as peças de imediato, você tinha policial às vezes para atuar, mas não tinha essas estruturas para rodar, da mesma forma na Polícia Civil, por exemplo, vocês filmaram e observaram as mudanças que com a ajuda do CONSEMA trouxemos um novo ânimo com a pintura, com resgate da dignidade, e o CONSEMA é isso, resgate de dignidade, de cidadania e de parceria, para que nós tenhamos então, relacionamento positivo, entre polícia e cidadão, mas para isso acontecer nos precisamos dar esse primeiro passo, trazendo então, a formação do CONSEMA que é das instituições policiais, bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e OAB, interagindo com a gente e também temos outros parceiros quem vem nos ajudar, temos Prefeitura, ASSEMA que representa o comércio maracajuense, quando a gente entende que melhorando a segurança, estimulando policiais, nós temos uma resposta para a nossa própria segurança, entendo que se todos participarem disso, como respeitando a autoridade policial, envolvendo nessa questão como se tem, por exemplo, essa necessidade estrutural deles para que a gente possa contribuir para isso porque mais policiais a gente não tem, então temos que valorizar o que nós temos para que eles possam trabalhar valorizados e assim responder de uma forma melhor a 100% pra nossa comunidade.

Isso reflete na segurança de todos, quando pensamos apenas na nossa segurança privada “eu vou me proteger com meus muros, minhas câmeras e a minha cerca elétrica”, você esta se protegendo, mas, esquece que o seu vizinho pode estar desprotegido, isso pode te atingir, você esquece que um amigo seu pode estar desprotegido, isso vai te atingir, mas quando você me destaca vou me proteger, mas, vou auxiliar na proteção do outro, ficamos mais fortes e Maracaju nós temos essa pretensão, através do CONSEMA, pois ele é um projeto recente, mas, é um projeto que já tem se mostrado, já tem dignificados os policiais, a comunidade já tem visto que tem uma mudança e só está começando, nossa verba ainda é para cobrir as necessidades emergenciais, como eu disse pra você, quebrou uma viatura? Vamos ficar quanto tempo com ela quebrada? Nenhum. Vamos consertar ela imediatamente, já que tem recursos para isso, porque a comunidade ajudou pra isso.

Maracaju em Foco: Podemos dizer então, que o CONSEMA não veio para substituir o Poder Público, mas, visa atender as demandas emergenciais e dar celeridade ao processo de melhorias na Segurança Pública da cidade?

Dra. Simone Almada Góes: Exatamente isso que queremos que as pessoas percebam, nós atendemos emergências, não é substituição do estado, porque a forca policial é estatal, mas a resposta para esse auxílio às vezes é demorada e é suprindo essa demora, que a gente vem agir e suprindo às vezes até essa falta de policiais, que vínhamos agir através dos estímulos. O CONSEMA teve a motivação de sua criação devido a isso, ele é um projeto único, porque é um projeto que envolve parcerias e essas parcerias estão sempre abertas, não fechamos uma instituição que diz, “não somos só nós, pronto e acabou”, não, ela é aberta para quem quiser participar, quiser dar sugestões e sempre no pensamento de estimular e aumentar a parceria entre instituições policiais, cidadãos e a comunidade, nosso projeto é de dar palestras e dar também um reforço para esses policiais, saber eles já tem, eles saem da formação policial deles instruídos, nosso projeto do CONSEMA, através dessa aproximação cidadã de instituições policiais é também trazer orientações de como se tratarem, é um projeto bonito.

Maracaju: Trata-se de um projeto importante, mas, que demanda recursos, relate para a gente como vocês buscarão os recursos para atender as demandas de Segurança Pública da cidade?

Dra. Simone Almada Góes: Para as necessidades serem supridas nós precisamos de parcerias, essas parcerias são de pessoas que estão dispostas para trabalhar para a segurança da sociedade e de não individualmente só sua e, quantas pessoas se dispõem disso, seja comprando convite para uma feijoada, já que pretendemos realizar novos eventos, visando com que a própria população compareça e também contribua, trata-se de uma pequena contribuição que faz a diferença, se mais gente estiver engajada nisso nós vamos ter uma segurança muito diferenciada do resto do estado e quem dirá do Brasil. Éum projeto pequeno que você vai ver ele vai dar frutos e outros virão para saber como é que foi feito, assim  pretendemos fazer mais eventos e entre esses eventos está a participação da comunidade, por exemplo, esse tivemos a Feijoada Solidária e poderemos fazer um churrasco, algo nesse sentido, visando manter este auxilio as três instituições, por exemplo, último temporal que teve foi em desastre e para nossas instituições também, tudo foi recuperado rapidamente, nós tivemos dois dias de viatura parada, isso rapidamente foi solucionado com os recursos, estas questões imprevisíveis existem sempre, é um temporal ou é um acidente, já o nome diz imprevisível não dá para a gente saber, a gente tem que resguardar e se preparar para elas, e é isso que a gente faz no CONSEMA, mantemos um preparo para atender essas emergências.

Maracaju em Foco: Como você classifica a participação, por exemplo, do Poder Legislativo e da sociedade na realização da Feijoada Solidária, para arrecadar recursos para o CONSEMA?

Dra. Simone Almada Góes: Quem conseguir enxergar que a segurança é dever de todos, e não só de uma instituição, todos têm que fazer parte da Segurança Pública, seja através de projetos, seja através até mesmo de soluções, ou seja, através de um incentivo, esse incentivo político, que na época a Câmara Municipal fez foi levar até os comerciantes esse apoio, trabalhando muito com a questão dos comerciantes o incentivo a Feijoada Solidária na época, não precisa ser o Presidente da Câmara para fazer isso, foi o único que fez, ou seja, visita o comércio para falar a respeito da Segurança Pública, que ia com os policiais solicitando apoio e doações, mas é que tem que partir de uma pessoa para as outras poderem ver, e o que eu espero com isso, que outros façam parte disso, que não se restrinja a uma pessoa

Entendo que da parte do Poder Legislativo, na pessoa do Presidente da Câmara houve um grande incentivo, porque ele viu essa necessidade que todo mundo tem que observar, se a gente não se preservar, não se juntar, seja Presidente da Câmara que está muito exposto, a insegurança a gente sente na pele, mas vocês podem ter percebido que a resposta dessa segurança foi efetiva nos últimos meses. Maracaju tem uma polícia diferenciada, tem gente que pensa pela segurança e que apóia essa segurança e que não seja só Presidente da Câmara ou o Prefeito Municipal que realizou um convênio com o CONSEMA entendendo a necessidade de apoiar essa segurança, todos vão sentir a resposta desse apoio, porque temos policiais mais estimulados que sabem que tem uma comunidade que os apoia, não são assim no resto do país, mas queremos fazer dessa Maracaju, uma cidade que se importa com a segurança, pois estamos em uma fronteira e a gente tem que dar essa resposta, tem que publicar do jeito que vocês estão fazendo porque o nosso CONSEMA é forte e nós temos uma comunidade forte. Queremos que todos se empenhem nisso, não é só o prefeito na pessoa dele, mas que todo executivo se empenhe, já que isso começou no Ministério Público comigo e com o Dr. Estefáno Rocha e se estendeu as outras instituições policiais, na pessoa do Dr. Amilcar, do Coronel Pereira, Major Bruno e foi ali para a Câmara Municipal, Prefeito e não pode parar, vejo isso, como um passo e eu preciso de uma multidão, pra que essa multidão tenha essa sensação de segurança ela precisa estar enganjada na nossa causa. 

Maracaju em Foco: Doutora Simone, agradecemos a entrevista e gostaríamos que deixasse sua mensagem final para a população de Maracaju.

Dra. Simone Almada Góes: Moro em Maracaju, gosto dessa cidade, não nasci em Maracaju, mas adotei essa cidade como minha e como filha adotiva de Maracaju, quero o melhor para ela e quero que os filhos dessa cidade também queiram o melhor para ela e os adotivos dessa cidade. Que todos se engajem nessa luta pelo melhor para a cidade, é uma cidade central, bonita, sendo um cidade que tem tudo para despontar e se a gente se unir ela será e pode ser a melhor cidade do Mato Grosso do Sul.

No encerramento da matéria segue o vídeo completo da Entrevista em Foco com a Promotora de Justiça Dra. Simone Almada Góes ao Maracaju em Foco.

Clique aqui e veja a matéria especial do Maracaju em Foco com as principais autoridades de segurança da cidade, falando sobre o apoio do CONSEMA, empresários e entidades as melhorias realizadas na Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros da cidade.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Foto, Filmagem e Edição: Gessica Souza

Locução do Vídeo: Marcelo Alonso

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube