Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Farmacêutica Patricia Przendziuk de Oliveira: Cuidados na Hora de Tomar o Medicamento.

22 mar 2019 13:50:00

| Colunista em Foco

Farmacêutica Patricia Przendziuk de Oliveira: Cuidados na Hora de Tomar o Medicamento.

Se fizermos uso de medicamentos de forma incorreta, isso poderá influenciar na eficácia ou até mesmo agravar possíveis efeitos adversos do mesmo, sem contar na possibilidade de desenvolver outros problemas de saúde e até mesmo um risco de morte por intoxicação. Por isso a importância de sabermos como tomar, com o que tomar, e que hora tomar os medicamentos. Erros comuns como:

  • NÃO SEGUIR O TEMPO DE TRATAMENTO PRESCRITO:

Muitas pessoas param de tomar o medicamento assim que os sintomas melhoram ou diminuem. Isso acontece muito com os uso de Antibióticos que possuem tratamentos mais prolongados de no mínimo 5 ou 7 dias e até 14 ou 21 dias ou mais, em alguns casos específicos. Em geral, no segundo ou terceiro dia, os sintomas da infecção como febre, dores e a indisposição diminuem ou somem, aí o paciente acha que se curou e interrompe o tratamento. Este é o maior erro que pode se cometer em um tratamento com Antibiótico, pois o tratamento ainda não acabou. Com certeza ainda existem cepas de bactérias resistentes ao antibiótico no organismo e, que numa próxima oportunidade, quando a imunidade estiver baixa, essas bactérias vão se reproduzir, o paciente vai ficar doente novamente e o primeiro Antibiótico (aquele que sobrou da receita que o médico deu e você achou que iria dar para aproveitar de novo), não vai resolver o problema.

Tomar o medicamento por mais tempo que o recomendado também pode causar problemas. Por exemplo, antiinflamatórios como ibuprofeno e diclofenaco podem causar problemas para os rins e o fígado se tomá-los por longo período sem critério e sem orientação do seu médico.

Assim, siga corretamente o TEMPO de Tratamento e o HORÁRIO que o medicamento deve ser tomado.

TOMAR O MEDICAMENTO COM  LÍQUIDOS

Quando digo líquido que dizer ÁGUA, isso não inclui os sucos, leite, chás, café e refrigerantes.  Isso porque muitos medicamentos têm seu efeito prejudicado, quando ingeridos com outros líquidos, pois podem possuir proteínas ou outras substâncias em suas composições que podem se combinar com as moléculas do medicamento dificultando sua absorção ou até mesmo inibindo o efeito do medicamento no organismo.   Exemplo: O leite, um dos mais indicados pela cultura popular e um dos mais utilizados para tomar medicamentos é um potencial vilão quando se trata de atrapalhar a absorção dos medicamentos, isso porque é um alimento complexo, de digestão lenta o que torna também lenta sua absorção.

Tomar os medicamentos com água, cerca de 200 ml (um copo), é uma boa quantidade, faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais precocemente ao intestino, onde a maioria é realmente absorvida.

Patricia Przendziuk de Oliveira

Farmacêutica 

CRF/MS 5834

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube