Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Fisioterapeuta Anielli Menchik: Entenda como funciona o seu sistema respiratório e a distribuição de oxigênio para o corpo todo.

02 mai 2020 13:08:00

| Colunista em Foco

Fisioterapeuta Anielli Menchik: Entenda como funciona o seu sistema respiratório e a distribuição de oxigênio para o corpo todo.

O Sistema Respiratório é formado pelo nariz, pela boca, pela faringe, pela laringe, pela traqueia e por um par de pulmões, onde o pulmão é composto por brônquios, bronquíolos e pelos alvéolos.

Esses órgãos juntos, realizam o nosso processo de respiração. Quando respiramos, o ar entra pela boca ou pelo nariz, passa pela faringe, laringe, traqueia e chega aos pulmões, onde ocorre o processo de troca gasosa.

O ar que entra em nosso sistema respiratório, deve chegar até os pulmões, mais especificamente, nos alvéolos, que são estruturas presentes no final dos bronquíolos, que são extremamente irrigados de sangue e de onde parte toda a troca gasosa, da nossa chamada respiração pulmonar.

O ar que chega até aos alvéolos, são ricos em oxigênio (O2), e o sangue que está nos vasos dos pulmões, são pobre de O2 e rico em gás carbônico (CO2).

Os alvéolos fazem essa troca de gás, retiram da circulação sanguínea, o gás carbônico que é ruim, e colocam no sangue, quantidades suficientes de oxigênio, que são necessários e distribuídos pelo coração para todas as regiões do corpo. E o gás carbônico que são retirados do sangue, são levados para fora do corpo, através da nossa expiração.

O processo de entrada do ar no nosso sistema respiratório, rico em Oxigênio é chamado de inspiração, o ar que deixa o nosso corpo, rico em Gás Carbônico é conhecido como expiração.

Um pulmão saudável é capaz de realizar todos esses processos de forma eficaz. Quando algo obstrui esse funcionamento, começamos a sentir algum desconforto respiratório, desde a sensação de falta de ar até a produção de secreção.

Existe uma área da fisioterapia que pode te auxiliar na reabilitação pulmonar, ela é conhecida como Fisioterapia Respiratória, que através de várias técnicas e manobras é capaz de melhorar as trocas gasosas necessárias para a manutenção da vida, também é capaz de melhorar a nossa capacidade de expansão pulmonar (ato de inspirar e expirar com qualidade), ajuda a eliminar a secreção que esteja presente nas vias aéreas e no pulmão facilitando e melhorando as trocas gasosas e a eficiência de chegada de oxigênio de quantidade necessária em todo o corpo. Quem realiza essa distribuição de sangue rico em oxigênio é o coração, através do seu bombeamento.

O sangue pobre em oxigênio que são recolhidos do corpo inteiro através de nossos vasos sanguíneos, são encaminhado para o coração. Do coração, o sangue segue para os pulmões para serem oxigenados e removidos o gás carbônico, após essa purificação do sangue, ele é novamente encaminhado para o coração, que através de suas artérias é encaminhado novamente para o corpo inteiro (órgãos e tecidos). E assim, de forma eficiente, conseguimos manter a nossa vida, através desse ciclo respiratória temos a capacidade de manter nossos órgãos e tecidos em funcionamento adequado.

A fisioterapia tem um papel muito importante e qualquer pessoa pode realizar fisioterapia respiratória, desde crianças, adultos e idosos. Pessoas acamadas, com doenças crônicas e com alguma sequela tanto neurológica quanto motora necessitam realizar fisioterapia respiratória e motora regularmente, para a manutenção de sua funcionalidade e qualidade de vida.

Anielli Menchik Mello

Crefito - 13 - 237802-F

Clínica São Camilo

Celular: (67) 9 9940-9568

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube