Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Fisioterapeuta Anielli Menchik: Você sabe como surgiu o Método Pilates?

06 jul 2021 05:13:00

| Colunista em Foco

Fisioterapeuta Anielli Menchik: Você sabe como surgiu o Método Pilates?

Joseph Humbertus Pilates, nasceu em 08 de Dezembro de 1880, na Alemanha. Foi uma criança bastante doente, sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática, sempre fez atividade física para vencer seis problemas de saúde, quando chegou as 14 anos exibia uma excelente forma física depois de ter superado sua debilidade física.

Passou a estudar fisiologia, anatomia humana e medicina chinesa, se deixou influenciar também pelos princípios de yoga, zen budismo, artes marciais e pelo movimento dos animais. Aos 32 anos morando na Inglaterra foi lutador de boxe, performer em circo e instrutor de autodefesa.

Durante a primeira guerra mundial morando na Inglaterra, em 1914, foi levado a um campo de prisioneiros em Lancaster e ajudou na recuperação dos feridos de guerra. Lá desenvolveu exercícios com as molas das camas e os praticava juntamente com seus companheiros/pacientes treinando – os com os exercícios que criou. O uso das molas facilitava a iniciação do trabalho de tonificação muscular dos pacientes, mesmo antes de poderem se levantar. Na época desenvolveu o que seriam hoje os aparelhos conhecidos: Reformer, Cadilac, Chair e diferentes acessórios. Em 1918, nenhum dos interno do campo de treinamento foram atingidos pela epidemia do vírus Influenza que matou milhares de pessoas.

Após a guerra voltou para a Alemanha para treinar a força policial de Hamburgo, dois anos depois seu método já estava estruturado. Em 1926, foi para os Estados Unidos, onde no navio, conheceu sua esposa, Clara, que era enfermeira, juntos abriram o primeiro estúdio de Pilates nos Estados Unidos. Lá Pilates ensinou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido na época como Arte do Controle ou Contrologia.

Em 1966, Joseph perdeu seu estúdio em Nova York em decorrência de um incêndio, no ano seguinte aos, 87 anos, morreu por insuficiência respiratórias, em decorrência de ter inalado uma quantidade excessiva de gases tóxicos, tentando salvar seus equipamentos. No entanto, fez diversos discípulos que transferiram e difundiram seu método para o mundo inteiro.

O Método começou a ser mundialmente conhecido nos anos 2000. Foi modificado durante os anos seguintes, mas a sua essência continua integra no método até os dia de hoje.

O Pilates trabalha vários músculos ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, priorizando a concentração, o fortalecimento e estabilização de músculos do abdômen, coluna e pelve, misturando treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar o postura, alongar e tonificar os músculos na medida certa, como o método prioriza o equilíbrio, assim nenhum músculo sofre sobrecarga, o corpo trabalha de forma mais eficiente em qualquer movimento, seja do dia a dia ou até em atividades esportivas.

Os praticantes do método tem diversos benefícios, entre eles destaco, o alongamento geral do corpo, tonifica e defini as musculaturas, melhora a postura, trabalha a percepção do corpo e da mente, previne e recupera de lesões, reduz o estresse e alivia as tensões, permite um melhor movimento de coluna, tornando-a mais saudável, melhorando o movimento das articulações e da circulação sanguínea, aumentando a coordenação e o equilíbrio, corrigindo sobrecargas e alinhando os músculos, melhora a mobilidade e a agilidade, complementando o treino esportivo, aumenta a autoestima, ajuda ao praticante ter uma boa noite de sono, ajudando no tratamento de diversas patologias, aumentando a resistência física e mental e expandindo a consciência corporal, podendo ser praticado por qualquer pessoa.

Dra. Anielli Menchik Mello

Crefito - 13 - 237802-F

Clínica São Camilo

Celular: (67) 9 9605-2207

Rua Jordão Alves Corrêa, nº 2.221 - Centro - Maracaju

https://www.facebook.com/clinicasaocamilomaracaju 

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube