Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Fisioterapeuta de formação, Secretária Elvirana Campato Lucchiari enfrentou desafios e com total suporte do Prefeito Maurílio auxiliou diretamente na transformação da saúde de Maracaju.

19 mar 2018 22:35:00

| Entrevista em Foco

Fisioterapeuta de formação, Secretária Elvirana Campato Lucchiari enfrentou desafios e com total suporte do Prefeito Maurílio auxiliou diretamente na transformação da saúde de Maracaju.

Secretária de Saúde Elvirana Fernandes Campato Lucchiari em entrevista ao "Maracaju em Foco" - Foto: Gessica Souza

EXCLUSIVO

Redação

Dando continuidade às entrevistas com os Secretários Municipais da administração do Prefeito Maurílio a equipe de reportagem do “Maracaju em Foco” foi recebida pela Secretária de Saúde Elvirana Fernandes Campato Lucchiari.

Especialmente no Mês da Mulher, as entrevistas do Maracaju em Foco focam nas mulheres que fazem parte da gestão municipal, com grande competência gerenciam e alcançam positivos resultados em suas respectivas pastas e que são alvo de muito orgulho e constante afirmação nos discursos do Prefeito Maurílio, que não esconde a satisfação de contar com seis secretárias em sua administração, atualmente as mulheres estão à frente das Secretárias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento e Controladoria.

Com 49 anos e nascida em Parapuã, no interior do estado de São Paulo, Elvirana é oriunda da área de saúde, sendo formada pela UNOESTE, na cidade de Presidente Prudente em Fisioterapia desde 1990, tendo larga experiência na área, atuando em clínicas e mantendo contato com pacientes, em Agosto do ano de 1994 veio para Maracaju, onde se tornou maracajuense de coração, iniciou sua atuação pela APAE, onde permaneceu por cerca de 20 anos, até o convite para assumir a Secretaria de Saúde do município, ainda atuou como proprietária de uma Academia de Ginástica e Clínica de Estética, quando posteriormente realizou o sonho de montar sua própria Clínica de Fisioterapia, que atualmente se encontra arrendada e sob a supervisão de outros profissionais.

Convidada pelo Prefeito Maurílio Azambuja no ano de 2014, pouco depois de assumir a Prefeitura de Maracaju, após uma disputada eleição em 2012, o desafio superava qualquer profissional que assumisse a pasta, já que a Secretaria de Saúde era um dos principais focos do Prefeito, pois na época se encontrava ainda em recuperação, após ser totalmente degradada durante quatro anos de sucateamento e má gestão de recursos, que culminaram em um verdadeiro caos na saúde da cidade.

A credibilidade da administração municipal e o empenho do próprio executivo municipal como um todo, possibilitou que conquistas fossem realizadas passo a passo.
Através de parcerias com produtores rurais e empresários,o Hospital Soriano Corrêa foi totalmente reformado e o Prefeito ampliou o repasse para a entidade mantenedora que atualmente possibilita novos e melhores dias para os usuários da saúde do município.

Confira o bate papo completo do Maracaju em Foco com a Secretária de Saúde Elvirana Campato Lucchiari.

Maracaju em Foco: Você assumiu a Secretaria de Saúde pouco depois do Dr. Maurílio assumir o seu segundo mandato, diante de uma saúde totalmente degradada e com sérias dificuldades. Relate um pouco sobre esse início dos trabalhos.

Elvirana: Ao mesmo tempo em que nos assustamos, veio aquele intuito de fazer algo diferente, e somente assumi essa cadeira para fazer a diferença, nosso Coordenador de Saúde Básica Dr. Luiz, que destaco ser também um médico do coração, também enfrentou esses desafios, toda a equipe, unida em prol de uma recuperação na saúde da época e, claro o Dr. Maurílio dando todo suporte e apoio financeiro foi fundamental para atravessarmos essas dificuldades.

Assumimos com toda coragem e com o objetivo de fazer uma melhoria, vimos que tinha possibilidade de mudar e melhorar, e atualmente graças a Deus nossa cidade tem uma saúde muito além até mesmo de nossas expectativas.

Atualmente tenho orgulho de dizer que em reuniões somos procurados para saber como realizamos essa mudança e transformação na nossa saúde e sempre destaco que quando há vontade de trabalhar e o total suporte de uma gestão municipal comprometida é possível mudar.

Maracaju em Foco: Ao assumir a pasta da Secretaria de Saúde em 2014 e observar talvez um dos maiores desafios de sua carreira. O que veio em mente?

Elvirana: Inicialmente fui deslocada ao CAS, atuando na coordenação do órgão, e lá já foi enfrentado um grande desafio. Com certeza a saúde por si só, já é um grande desafio, por lá fiquei por um ano, sendo que em Fevereiro recebi o convite oficial para assumir a Secretaria de Saúde, naturalmente fiquei com certo receio, mas por gostar de desafios eu aceitei prontamente e minha experiência na APAE e no CAS já acaba atuando no setor de saúde e o social. E isso acaba por nos envolver constantemente com as pessoas que mais precisam, sempre gostei de atuar nessa parte. Ao mesmo tempo em que vi o desafio, veio à euforia e a vontade somada à esperança de fazer um grande trabalho a frente da saúde de nossa cidade.

Maracaju em Foco: A frente da pasta acompanhou de perto as transformações que a saúde maracajuense passou, tanto na questão dos investimentos, quanto na questão das melhorias propriamente ditas. Como você observa o empenho do Prefeito Maurílio ao setor de saúde de nossa cidade?

Elvirana: Sempre falamos que por ser médico o Prefeito Maurílio foca tanto na saúde da cidade, mas, sinceramente não acredito que todos os médicos cuidariam da saúde como o nosso prefeito cuida. Somente um médico verdadeiramente apaixonado e de coração, que realmente quer fazer o bem para a saúde e para a população cuida da saúde dessa maneira, o Dr. Maurílio se entregou de corpo e alma para nossa saúde na sua gestão, por isso eu digo, não é porque ele é médico que ele investe tanto na saúde, mas sim por ser apaixonado pela sua profissão e preocupado em cuidar das pessoas que ele trata a saúde dessa maneira e esse com certeza é o diferencial.

Maracaju em Foco: O município da um grande aporte financeiro ao Hospital Soriano Corrêa, mesmo assim ainda há dificuldades em questão de valores nos aportes do estado e da união, por exemplo, os repasses do SUS – Sistema Único de Saúde raramente são suficientes para cobrir as demandas de cada procedimento médico. Qual é o desafio de trabalhar na saúde atendendo os serviços básicos e também sem deixar de lado as especialidades médicas que somente se ampliaram na gestão do Dr. Maurílio.

Elvirana: O recurso que vem para a saúde é para ser aplicado na saúde e aqui em Maracaju está funcionando por que o que vem para a saúde é de fato aplicado na saúde. O Dr. Maurílio e toda sua equipe estão alcançando êxitos em sua gestão em diferentes pontos, pois aqui o recurso é de fato direcionado para o setor que lhe cabe, de forma correta e com isso a população tem sentido a diferença. Se dependermos exclusivamente de repasses da união e do estado se torna impossível levar a saúde aos níveis de excelência que temos em nossa cidade, e este é o grande desafio, com toda certeza, vou exemplificar, todos nossos médicos especialistas são pagos com recursos próprios da cidade, ou seja, não vem incentivos vinculados a nenhuma dessas áreas, isto é o retorno dos impostos pagos pela nossa sociedade.

Uma de nossas dificuldades atuais que enfrentamos e trata-se de um retorno realizado por nossa saúde ter atingido esse nível de excelência e isso ser visto em outras cidades é a grande procura por atendimento de saúde de cidadãos de outras cidades, principalmente para ser atendido pelos nossos médicos especialistas, por não termos atendimento regionalizado de referência, como outros centros possuem, podemos deixar de atender o que não é urgência e emergência, ou seja, caso um cidadão de outra cidade se acidente aqui, esse sim temos obrigatoriedade de atender e assim temos feito, mas, o que é um atendimento previamente agendado, que não se encaixa em emergência ou urgência, pode deixar de atender, pois para isso há os Hospitais Regionais, que para isso recebem recursos melhores e maiores, agora para fazer atendimento com nossos especialistas a pessoa tem que ser cidadã maracajuense.

Como afirmei anteriormente, os médicos especialistas são pagos totalmente com recursos próprios, sendo um dos avanços em nossa saúde, não recebemos incentivos estaduais ou federais para a remuneração deles, ou seja, são contratados para atender a população de Maracaju.

Maracaju em Foco: Além das melhorias alcançadas através da contratação de médicos e especialistas, observa-se uma preocupação muito grande com a ponta, ou seja, o atendimento de qualidade desde o recepcionista até os médicos. Fale um pouco sobre isso.

Elvirana: Essa é uma preocupação constante, desde o Hospital Soriano Corrêa, que é mantido por uma mantenedora, mas que mantemos um constante diálogo na busca de melhorias até o Serviço de Atenção Básica temos uma preocupação constante com o atendimento.

Como relatei anteriormente, sobre a característica de atender pacientes de fora, os atendimentos acabam sofrendo dificuldades, já que tem que explicar detalhadamente o motivo de não atender nas especialidades, por exemplo, muitas vezes nossos atendentes são mal compreendidos, já que nossa obrigação é com a atenção básica, urgência e emergência. Tudo isso engloba na questão do atendimento, já que nossos atendentes são treinados para educadamente explicar esse detalhe, por não sermos referência e não ter atendimento regionalizado, não tem a obrigação de atender com nossos especialistas. Atualmente estamos sendo uma saúde referência, mas, sem ser referência.

O atendimento foi melhorado pouco a pouco, pensando na população maracajuense, já que nossa referência é Campo Grande, mas sabemos das dificuldades de se encontrar vagas com especialistas na capital, por isso, o Prefeito Maurílio investiu aos poucos e hoje temos uma melhoria enorme no atendimento com os nossos especialistas já que não temos a necessidade de buscarmos vagas em Campo Grande, atendemos nosso povo aqui mesmo.

Maracaju em Foco: Fale das funções da Secretária de Saúde.

Elvirana: Estamos à frente de todas as demandas e necessidades da saúde, desde ao atendimento básico até o mais especializado, temos que nos posicionar visando cuidar da saúde de toda a população.

Naturalmente não seria possível realizar todas sem um grande trabalho em equipe e aqui tenho que elogiar toda ela, quem trabalha comigo sabe que as portas de minha secretaria sempre estão abertas buscando ouvir cada colaborador e com isso buscar melhorias constantes, trabalhamos unidos um ajudando o outro, minha função com isso acaba sendo de toda a equipe junto.

Tudo engloba a saúde, temos ações em saúde que são totalmente interligadas com outras secretarias e isso é um dos destaques da gestão do Dr. Maurílio, mantemos um diálogo constante com todas as secretarias, por exemplo, o lixo é saúde, e é uma responsabilidade de outra pasta, mas, está interligada a saúde. Ações da Assistência Social, também acabam englobando a saúde, por isso tudo acaba sendo saúde. Trabalhos unidos com a Secretaria de Assistência Social, Educação, Desenvolvimento.

O programa “Saúde na Escola” é um Programa Federal, por exemplo, esta diretamente interligada a Secretária de Educação, mas com participação efetiva da Secretaria de Saúde e o “Bolsa Família” é outro exemplo, também é saúde, educação e assistência social.

Enfim, temos entre nossas funções e que contam com o suporte também do Dr. Luiz também constam a parte de Coordenação da Saúde Básica, através do atendimento aos nossos postos de saúde, ESF’s (Estratégia Saúde da Família do Ministério da Saúde), Agentes Comunitários de Saúde, Vacinas, Programas que englobam os ESF’s, tudo fica a cargo da atenção básica e trabalhamos de forma conjunta.

Maracaju em Foco: Como ocorre o trabalho com os demais secretários da administração municipal?

Elvirana: É muito bom trabalhar com essa equipe, se há alguma dificuldade ou problema, um recebe e auxilia o outro, trabalhamos com uma verdadeira parceria e muito grande. Por isso, que sempre digo aqui todos são secretários um pouquinho de cada pasta, conhecendo um a realidade do outro e isso com certeza é um dos motivos do sucesso da administração do Dr. Maurílio.

Por fim, Elvirana Campato destacou ainda que mesmo diante de tantas melhorias as críticas ainda existem e classifica isso como algo positivo, já que através das cobranças é possível buscar mais melhorias e mesmo a saúde maracajuense tendo uma aprovação de cerca de 90% da população, sempre há espaço para melhorar.

A mesma ainda salientou que agora somada à vontade de fazer as coisas acontecerem chega à experiência obtida com os últimos anos de trabalho, tendo completo conhecimento da realidade do município, continua na luta por novos e melhores projetos para a cidade.

Profissionais credenciados para Atendimentos em Especialidades Médicas

A reportagem do Maracaju em Foco ainda divulga a lista completa de especialidades médicas atendidas pela administração municipal.

- Eduardo Otavio Teixeira Marcondes – Pediatria (Consultas)

- Ulisses Moraes Gonçalves – Cardiologia (Consultas e Exames)

- Delcio Monteiro Alves – Ortopedia (Consultas)

- Gabriela Marinho Maffei – Pediatria (Consultas)

- Juliana Castilho Grenzel – Fonoaudiologia (Teste Otoacustico)

- Pedro Henrique Souto Castro Miziara – Ginecologia (Obstetrícia e Consultas)

- Fabricio Colacino Silva – Oncologia (Consultas, Hormonioterapia e quimioterapia)

- Carlos Alberto Ocariz – Clínico Geral

- Johnny Lemos Maffei – Ultrassonografia (Obstétrico e morfológico)

- Daniele Iunes Monteiro – Clínica Geral – ESF

- Gabriel Marcondes de Lima – Clínico Geral

- Cilene Cristina Santos de Lima – Clínico Geral - ESF

- Ana Terra Balbino – Pediatria

- João Viktor Amaral Gonçalves - Clínico Geral – ESF

- Lidiane Beatriz Chiesa - Clínica Geral

- Cassiana Mendes Ouriques - Clínica Geral

- Omar Daniel dos Santos Andrade - Clínico Geral

- Perla Dominga Arguelho Vera - Clínica Geral

- Thaciana do nascimento Liberato da Rocha - Clínica Geral

- Anderson Soares Miziara – Oftalmologia

- Joni Hildor Schweickartd – Oftalmologia (Consultas e Cirurgias)

- Anselmo Costa – Neurologia (Consultas)

- Eloisa de Cassia Mazo Avancini Costa – Endocrinologia (Consultas)

- Helton Elias de Arruda – Cardiologia (Consultas e Exames)

- Milton Garcia Leal Junior – Urologia (Consultas e Cirurgias)

- Marcio Feliz Flores – Ultrassonografia (Exames Diversos)

- Flavio Marin – Ultrassonografia (Exames Diversos)

- Nathalia Amantea Cirne – Pediatria (Consultas)

- Andréia Nascimento de Andrade – Clínica Geral

- José Rodolpho Amaral Gonçalves – Pediatria (Consultas)

- Henrique Oliveira Costa – Cirurgião Vascular (Consultas, Ultrassom e Doppler)

- Afonso Mendes Medeiros – Psiquiatria (Consultas)

- Graziele Ferreira – Cirurgia Geral (Consultas e pequenas cirurgias)

Procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa e agende atendimento com os médicos especialistas.

Confira os contatos dos respectivos setores vinculados a Secretaria de Saúde de Maracaju.

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – LUIS AUGUSTO POSSI

Endereço: Rua Appa, 120, Centro – Maracaju MS – Cep:  79150-000

Telefone: (67) 3454-1320 – Ramal 1018

Email: saude.atencaobasica@maracaju.ms.gov.br

DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO – LUCIANA HENRICHSEN SCHMITT

Endereço: Rua Appa, 120, Centro – Maracaju MS – Cep:  79150-000

Telefone: (67) 3454-1320 – Ramal 1020

Email: saude.atencaobasica@maracaju.ms.gov.br

DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – SEBASTIÃO FIGUEIREDO ESTIVAL

Endereço: Rua Appa, 120, Centro – Maracaju MS – Cep:  79150-000

Telefone: (67) 3454-1320 – Ramal 1019

Email: saude.vigilanciasanitaria@maracaju.ms.gov.br

CAS – CENTRO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE OLÍMPIO VARGAS –   VANESSA DE BIASI

Endereço: Rua Joaquim Ferreira Azambuja, 2001, Vila Juquita – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-3071 ou 3454-3083.

Email: saude.cas@maracaju.ms.gov.br

CENTRO DE SAÚDE – OLÍVIO FERREIRA DE LIMA (POSTO CENTRAL) – LUCIMAR GALASSI

Endereço: Rua Téofanes Barbosa de Moraes, 100, Bairro Paraguai – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-4874.

Email: saude.ubsolivio@maracaju.ms.gov.br

ESF – AMBRÓZIO OLEGÁRIO DE LIMA

Endereço: Rua Olsair Lopes do Nascimento, Vila Juquita – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-7179.

Email: saude.esfambrozio@maracaju.ms.gov.br

ESF – BALBINO CORRÊA DE LIMA

Endereço: Rua Benjamin Constant, Vila Margarida – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-6859.

Email: saude.enfbalbino@maracaju.ms.gov.br

ESF – NESTOR MUZZI

Endereço: Rua Vacaria, Vila Juquita – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-3529.

Email: saude.enfmaracaju@maracaju.ms.gov.br

UBS – NESTOR FERREIRA MUZZI

Endereço: Rua Vacaria, Vila Juquita – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-3529.

Email: saude.enfmuzzi@maracaju.ms.gov.br

ESF – JOÃO LEOPOLDO KOCH NETTO

Endereço: Rua Tucumã, Bairro Jardim Guanabara – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-6646.

Email: saude.enfguanabara@maracaju.ms.gov.br

ESF –DR. CLEMENTINO DE BARROS WANDERLEY

Endereço: Rua Pereira do Lago, Bairro Cambarai – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-5194.

Email: saude.enfclementino@maracaju.ms.gov.br

UBS – DR.CLEMENTINO DE BARROS WANDERLEY

Endereço: Rua Pereira do Lago, Bairro Cambarai – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-5194.

Email: saude.ubsclementino@maracaju.ms.gov.br

ESF – OLIVIO FERREIRA DE LIMA

Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, vila Prateada – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-4757.

Email: saude.esfolivio@maracaju.ms.gov.br

ESF – DR. ORESTES ROCHA

Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, Vila Moreninha– Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-4757.

Email: saude.esforeste@maracaju.ms.gov.br

ESF – JOSÉ ALVES MARCONDES – VISTA ALEGRE

Endereço: Avenida Coronel Francisco Alves– Distrito de Vista Alegre MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3405-1143.

Email: saude.enfvistaalegre@maracaju.ms.gov.br

POSTO DE SAÚDE VITORIA MARCONDES TERRA – VISTA ALEGRE

Endereço: Avenida Francisco Alves Marcondes – Distrito de Vista Alegre MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3405-1143.

Email: saude.enfvistaalegre@maracaju.ms.gov.br

ESF – EGIDIO RIBEIRO

Endereço: Rua Alcides vieira de Matos, Bairro Vitélio Satori – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-3065.

Email: saude.esfegidio@maracaju.ms.gov.br

ESF – OLIDIA ROCHA

Endereço: Rua Jequitiba – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-6867.

Email: saude.esfolidia@maracaju.ms.gov.br

SAÚDE NO CAMPO ASSENTAMENTO VALINHOS

Endereço: Assentamento Valinhos– Zona Rural– Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 9954-5048.

ESF DR. ROGELIO CASAL CAMINHA

Endereço: Assentamento Santa Guilhermina– Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 9954-5048.

Email: saude.guilhermina@maracaju.ms.gov.br

SAÚDE NO CAMPO QUILOMBOLA

Endereço: Quilombola São Miguel – Rod. Água Fria Zona Rural – Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 9954-5048.

Email: saude.esforeste@maracaju.ms.gov.br

LABORATÓRIO CENTRAL ANTÔNIO FERREIRA DE LIMA

Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, Vila Paraguai– Maracaju MS

Cep:  79150-000  – Telefone: (67) 3454-3065.

Email: saude.laboratorio@maracaju.ms.gov.br

Confira as outras entrevistas da série com os Secretários Frederico Felini e Lenilso Carvalho.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira – DRT/MS 0001391

Fotos: Gessica Souza – DRT/MS 0001526 e Divulgação 

Com informações da Assessoria de Imprensa

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube