Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Graduação Kodansha 9° Dan Kyudan faixa vermelha pela Confederação Brasileira de Judo Kodokan.

21 out 2020 03:04:00

| Esporte

Graduação Kodansha 9° Dan Kyudan faixa vermelha pela Confederação Brasileira de Judo Kodokan.

Neste último final de semana, capital na Campo Grande, pela indicação da Liga Confederada de Judô do Mato Grosso do Sul (LCJMS) foi reconhecido pela Confederação Brasileira de  Judô Kodokan Nelson Takeyoshi Arazawa  com o 9º Dan kyudan, Kodansha. A cerimônia foi realizada na Associação flor de Cerejeira filiada liga estadual, LCJMS contou com a presença do sensei e presidente Cleber Santos Pereira, sensei responsável pela projeto Flor de Cerejeiras  Romeu Savary Chita Junior, além dos  senseis que fazem parte de LCJMS e da CBJK,e, familiares dos graduados.

Ponto alto do evento foio momento da entrega de faixa e certificado feita pelo Presidente Comissão Nacional de Graduação, mestre Noritoshi Sato 9° Dan CBJK ao mestre Nelson Arazawa.  amigos e praticantes de judô desde os anos 1970, onde realizaram grandes lutas como oponentes, mas a amizade e respeito continuaram e 50 anos passados o judô novamente uniu os dois, hoje mestres.

Um pouco da história do Kodansha NELSON TAKEYOSHI ARAZAWA: Graduação faixa preta pela kodokan do Japão presidente Risie Kano, e CBJ recebeu a graduação de Augusto de Oliveira Cordeiro.

Mestre Arazawatem 75anos, nascido 1945 na cidade Assai Paraná, família tradicional japonesa Arazawa, pai TetsuoArazawa e mãe TomiArazawa, Foi no estado paranaense que começou seu amor pelo judô,foi o primeiro judoca representar Paraná em Campeonato Brasileiro, sagrando-se  campeão. Nos anos 1960 a destino fez com que ele viesse para Campo Grande, aqui também praticando a arte de Jigoro Kano foi primeiro representante de Campo Grande Campeonato Brasileiro de judô tento sua classificação para Sul Americano. Só não disputou a competição, pois a data coincidiu com outra data de tamanha grandeza, dia de seu casamento. Formando vários professores na arte do judô nada mais justo que no dia dos professores o mestre receber tão grande reconhecimento da CBJK. Além do mestre, a cerimonia também graduou outros judocas que tiveram a aprovação de faixa preta sensei Fernanda Ferreira Molina de Coxim MS.

História do Judo no Mato Grosso do Sul: Judô do Estado teve a influência japonesa direta, onde o grande momento aconteceu com a introdução do esporte através de São paulo. Isso aconteceu antes da separação do Estado, que na época era apenas Mato Grosso, a divisão aconteceu somente em 11 de outubro de 1977. Quando os primeiros mestres chegaram a Campo Grande, ela era ainda uma cidade do interior do Mato Grosso. I946 foi a data da chegada do primeiro sensei (professor) de judô no Estado  Hideki Yoshida foi o primeiro a chegar  Campo Grande , ele era um profundo conhecedor da cultura japonesa, deu aulas de judô, jiu-jitsu, canto, língua e dança japonesa na União Atlética Campo-Grandense na Rua 14 de julho ao lado do Colégio Dom Bosco.

Os primeiros praticantes de judô foram: KiyonoriShimabukuro, Seitoku Ishikawa, KosinTibana, Yoshinori Oshiro, ShincoSotoma, MassaoNakasato, Maurício Tibana, Família Tokubaru (Toshiharu, Yoshinari e ShoitiKito) num dojô que media 10x8m. Apesar de não ser formado, mesmo porque naquela época era muito difícil encontrar alguém com conhecimentos do estudo de arte japonesa, o sensei Yoshida deixou a sua marca.

No ano de 1956, Maurício Tibana com 23 anos, foi convidado para reorganizar o judô, ele foi enviado para Araçatuba treinar com Sensei Massao Mori, que era ligado a Federação Paulista de Judô e também com a Associação de Faixas Pretas do Brasil.Sensei Mori deu permissão e assistência técnica necessária para Maurício Tibana dar continuidade ao Judô em Campo Grande de 1956 a 1969, junto com ele outros senseis também se dedicaram no ensino.

Nossa entidade tem discípulo direto Kihara, nosso mestre Noritoshi Sato 9 Dan CBJK, Professor YoshioKihara 7º Dan como representante do Instituto Kodokan no Brasil o Judô de Campo Grande através do ProfessorMassao Mori foi o articulador de todas as ações administrativas e técnicas entre Campo Grande e São Paulo. Outro fato importante foi a contratação do Professor ShigueakiNoguchi que estava em Glória de Dourados e participou como primeiro técnico de Campo Grande no 1º Campeonato Noroestino de Judô na cidade de Guararapes-SP com os seguintes atletas: Noguchi, Mauricio Tibana, ToshiyukiFukutsi, ShincoSotoma e Yoshinori Oshiro. Nessa época haviam muitos atletas destacando como: Bernardo Oshiro, Celso Gouveia, Paulo, Ibrahim Kalil Zaher, Elias Saliba, Cabo Hélio de Lima, Pedrão de Dourados, Edmundo Curvo e outros vários professores vieram e deram grande colaboração ao judô MS : Romeu Pires, Terazaki, ManaoNimomia, Nelson Arazawa, IkuoOnodera, ChiakiIshii, TakanoriSekine, Hiroshi Yamamoto, SatoruNukarya, YoshinoriOkumoto, Rui Gibin Lacerda, Miguel Suganuma, Setsuo Takahashi, MassaoShinohara e vários outros. Mestre Nelson Takeyoshi Arazawa teve grande influencia na formação vários professores e  campeões no estado MS.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube