Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Intermediados pela ASSEMA, Empresários de Conveniências e Distribuidoras de Bebidas acordam novos horários com município. Saiba mais.

13 ago 2020 02:39:00

| Última Hora

Intermediados pela ASSEMA, Empresários de Conveniências e Distribuidoras de Bebidas acordam novos horários com município. Saiba mais.

Novo Decreto deverá ser publicado entre quinta e sexta-feira apontando medidas que permita que empresários trabalhem, mas evitem aglomerações e mantenham a preservação da saúde como prioridade.

Redação

Na tarde desta quarta-feira 12-08 na ASSEMA – Associação Empresarial de Maracaju ocorreu uma reunião com os representantes de distribuidoras de bebidas e conveniências, juntamente com o Prefeito Dr. Maurílio Azambuja, Procurador Jurídico Dr. Pedro Pessato, Comandante da Polícia Militar Major Edcezar Zeilinger, bem como o Presidente da ASSEMA Fernandes Figueiredo Cristaldo e diretores para colocar em pauta um acordo entre o município e o este ramo de comércio que no último decreto ficou autorizado a funcionar até as 20 horas de segunda a sábado e aos domingos até meio dia.

Inicialmente os empresários do setor justificaram que, justamente acima deste horário ocorrem o maior pico de suas vendas, devido ao motivo dos supermercados e estabelecimentos de maior porte já terem encerrado suas atividades, onde a procura não apenas por bebida, mas por alimentos se torna mais intensa.

O município, através do Prefeito Maurílio Azambuja (MDB) compreendeu a demanda e salientou que a medida foi drástica, justamente não para punir e sim para tentar atrair uma maior atenção da população diante do problema de saúde pública que o município, estado e país vivem com a pandemia de COVID-19.

Desde o início trabalhamos com um objetivo principal, preservar a saúde das pessoas e permitir que todos continuem suas atividades comerciais sem grandes prejuízos, não se fechou ninguém totalmente, tampouco cogitou-se práticas de outras cidades como o lockdown até o momento, mas entendemos e observamos que, não por culpa do empresariado, mas ainda devido uma ausência de conscientização de algumas pessoas, geraram-se aglomerações prejudiciais à saúde pública na frente de estabelecimentos, sendo então necessária esta medida inicial mais forte, visando não prejudicar o coletivo.” Explicou Maurílio Azambuja.


Prefeito Maurílio Azambuja afirmou que desde o início diálogo é uma das características do município - Foto: Ben Hur Salomão Teixeira

Fernandes Figueiredo Cristaldo salientou que a ASSEMA sempre foi parceira e buscou fazer a ponte entre a classe empresarial e o município, bem como acredita que todas as atividades podem ser mantidas, contando com a conscientização do empresário e, principalmente, da população.

O Procurador Jurídico Dr. Pedro Pessato explicou que as ações são feitas com base em cada situação e momento, justamente por se tratar do desconhecido, tratando-se de uma doença nova, mas dialogando com todos os segmentos da sociedade e explicou que o município tem interesse em entrar em acordo, mas reforçou a necessidade de resolver a questão com essa troca de ideias e sugestões, visando não judicializar, como ocorreu com o restante do comércio noturno.

O Major Edcezar destacou que por parte da Polícia Militar as ações preventivas serão mantidas e ampliadas.

Vamos continuar atuando no preventivo como fizemos ao longo da semana, visitando e dialogando com os empresários e também com a comunidade, precisamos contar com o apoio de todos, visando justamente evitar que sejam necessárias medidas mais fortes, tanto por parte do município, quanto por parte da Polícia Militar.” Explicou Major Edcezar durante sua fala.

O Major inclusive sugeriu que seja impedido, durante o período de pandemia, veículos se manterem estacionados por um tempo superior em um raio de 50 metros desses estabelecimentos, visando justamente fazer com que as pessoas efetuem suas compras e retornem para suas casas.

Por fim, ASSEMA, empresários e o município entraram em acordo com as seguintes normativas que deverão ser publicadas em Decreto Municipal a ser divulgado nesta quinta 13-08 ou sexta-feira 14-08, tendo sua validade a partir de então.

NOVOS REGRAMENTOS

- Atendimento de Segunda a Sábado até as 22:00 horas de forma presencial, respeitando distanciamento social e uso de máscaras, após isso até as 00:00 será permitido o atendimento mediante a “janelinha”, após a meia noite será determinado o fechamento do estabelecimento, mesmo que tenha alvará para horário superior a isso. (Até antes do Decreto não havia horário de fechamento para esses estabelecimentos, alguns inclusive permanecendo aberto até durante a madrugada)

- Atendimento aos domingos até as 20:00 horas de forma presencial, respeitando distanciamento social e uso de máscaras, após isso até as 22:00 será permitido o atendimento mediante a “janelinha”, após a dez da noite será determinado o fechamento do estabelecimento, mesmo que tenha alvará para horário superior a isso. (Até antes do Decreto não havia horário de fechamento para esses estabelecimentos, alguns inclusive permanecendo aberto até durante a madrugada)

- Regramento no trânsito, impedindo que os veículos permaneçam estacionados por tempo superior a uma minutagem que será divulgada no Decreto Municipal, facilitando assim a fiscalização da Polícia Militar e evitando que veículos de clientes permaneçam por muito tempo nos estabelecimentos, fazendo com que eles efetuem suas compras e retornem para suas casas;

Tal medida e ações acordadas foram elogiadas por todos, especialmente os empresários que compreenderam que a missão é de todos, Poder Público, Empresário e a comunidade, evitando-se aglomerações em frente aos locais e contando com o apoio das forças policiais em caso de algum eventual descumprimento, inclusive a Polícia Militar se manterá a disposição para auxiliar os empresários na abordagem aos clientes em caso de ocorrer aglomerações.

Temos que agradecer ao Prefeito Maurílio, Presidente Fernandes, Dr. Pedro e ao Comandante da P.M. Major Edcezar pela abertura e diálogo, queremos trabalhar e fazer com que a economia continue girando, compreendemos o problema enorme de saúde pública que estamos atravessando e tenho convicção que todos os empresários serão parceiros no cumprimento dessas medidas, peço, especialmente o apoio da população, cumprindo os novos regramentos, somente assim todos poderão se manterem abertos e serem atendidos com excelência.” Destacou João, Empresário da J.W. Frios.


Empresários ao término da reunião, após acordos firmados, agora pedem apoio da comunidade no cumprimento - Foto: Ben Hur Salomão Teixeira

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Fotos: Ben Hur Salomão Teixeira

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube