Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Longen destaca importância do setor sucroenergético de MS na abertura do Simpósio de Bioenergia

13 jun 2022 00:21:00

| Cidades

Longen destaca importância do setor sucroenergético de MS na abertura do Simpósio de Bioenergia

Ao participar da abertura do Simpósio de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (10/06), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância do setor sucroenergético para o Estado, que conta atualmente com 17 indústrias produzindo bioenergia a partir da cana de açúcar. Na avaliação do líder empresarial, a expectativa em relação ao simpósio é positiva, pois a partir do encontro deverão ser elaboradas propostas para reduzir os custos da energia no futuro.

"A realização deste evento em nossa casa é algo que nos traz orgulho, porque o setor de bioenergia é muito representativo para o Estado. Hoje a indústria vai muito bem. É o segundo setor econômico de Mato Grosso do Sul. Se a indústria vai bem, isso é fruto de muito trabalho. Desejo que esse simpósio represente um momento oportuno de importantes discussões para os grandes desafios que se impõem", destacou Longen.

O evento foi sediado no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, e reuniu produtores e fornecedores de cana-de-açúcar, representantes de instituições e lideranças políticas, com objetivo de discutir o futuro da bioenergia em um dos Estados mais promissores para a expansão do cultivo da matéria-prima no Brasil.

A realização do simpósio é da Fiems, da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) e da Udop (União Nacional da Bioenergia).

O presidente da Biosul e da Udop, Amaury Pekelman, chamou a atenção para os investimentos dos últimos 20 anos que tornaram Mato Grosso do Sul o quarto maior produtor de etanol do Brasil. Para o representante dos produtores de bioenergia, o simpósio serve para projetar os desafios do futuro. “Nesse evento, vamos discutir os investimentos que serão feitos daqui para frente, projetando como será a matriz energética brasileira e como deve se comportar a indústria automobilística, para que a matriz brasileira, que é bastante limpa, continue forte”, disse.

Na abertura do evento, os organizadores prestaram homenagem à deputada federal e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, como forma de reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do segmento no país. A ex-ministra agradeceu a homenagem e destacou a importância do setor bioenergético para a modernização da economia brasileira.

“Há mais de 50 anos vocês estão fazendo a diferença no nosso país. É o maior programa de descarbonização do mundo, que teve início quando nem se falava em mudanças climáticas. O Brasil trabalhou o etanol devido a uma crise energética, e de lá pra cá vocês ganharam relevância e souberam se reinventar. Eu acredito muito nesse setor, que gera emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou Tereza Cristina.

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, elogiou o alinhamento entre as federações setoriais e ressaltou que o setor pode contribuir para que Mato Grosso do Sul torne-se um Estado carbono neutro até 2030.

Secretário-adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Adamo Sampaio Mendes falou da posição estratégica do país no mercado de energias renováveis. “Hoje a gente vive uma crise energética no mundo, e o Brasil está muito bem posicionado graças ao etanol. Olhando para o futuro, precisamos aumentar a produção em mais 18 bilhões de litros até 2035, para termos mobilidade sustentável, bem como investir em biometano para reduzir a dependência do diesel”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, abriu as portas da Assembleia Legislativa para os representantes do setor bioenergético para levar sugestões e discutir propostas de desenvolvimento econômico para o Estado.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o Estado tem plenas condições de neutralizar as emissões de carbono nos próximos anos. “Mato Grosso do Sul é o estado que mais cresceu nos últimos dez anos e o primeiro no cenário pós-pandemia, graças ao programa Prosseguir, que equilibrou saúde e economia. Estamos terminando o inventário de emissões de carbono no Estado, e vamos provar que MS será Estado carbono neutro antes de 2030", finalizou.

Assessoria

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube