Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Longen lança programa de qualificação e empregabilidade para preencher 20 mil vagas de trabalho em MS

28 jun 2022 21:49:00

| Cidades

Longen lança programa de qualificação e empregabilidade para preencher 20 mil vagas de trabalho em MS

Mato Grosso do Sul conta com cerca de 20 mil vagas de trabalho abertas atualmente, mas muitas empresas têm dificuldade em preencher esses postos por falta de mão de obra qualificada. Diante do cenário desafiador, o Sistema Fiems e o Sebrae estão somando esforços para dar oportunidade a milhares de pessoas de ingressar nesse mercado. O resultado dessa parceria é o programa “Minha Chance”, que promete ser o maior evento de qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo no Estado.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, fez o lançamento oficial do programa “Minha Chance” nesta segunda-feira (27/06), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. Acompanhado do diretor-superintendente em exercício do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Tito Estanqueiro, e de autoridades estaduais, o líder industrial falou sobre a preocupação das empresas com a falta de trabalhadores qualificados.

“Mato Grosso do Sul vem se desenvolvendo a passos largos, mas temos vivido um apagão da mão de obra no Brasil e, em especial, em nosso Estado. A intenção desse programa é buscarmos as pessoas nos bairros, qualificá-las e encaminhá-las ao mercado de trabalho. Essas pessoas terão oportunidade de se qualificar para garantir, além do emprego, melhores salários”, disse Longen.

Tito Estanqueiro explica que a ideia é percorrer os bairros da capital para fazer um “match” entre empregadores e trabalhadores. “Qual a grande dor que o empresário tem? Ele precisa de pessoas qualificadas e não encontra disponíveis no mercado. Nesse contexto, a gente está se associando ao Sistema Fiems para qualificar as pessoas que hoje estão desempregadas nos bairros. A melhor forma de qualificar é a gente envolver as lideranças dos bairros, para que elas possam estimular as pessoas”, disse o gestor do Sebrae.

O evento de lançamento contou com a presença de autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa; a deputada federal Tereza Cristina; e o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

O “Minha Chance” irá funcionar como um feirão itinerante que aproxima empregadores e candidatos a vagas de trabalho. A proposta é percorrer os bairros mais populosos da capital, levando oportunidades de emprego e serviços para quem busca recolocação profissional. Em uma segunda fase, o programa poderá ser expandido para o interior do Estado.

Em cada edição, diversas empresas farão recrutamento de profissionais no local do evento. A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) irá divulgar as vagas abertas e também cadastrar currículos. Já o IEL vai oferecer oficinas para quem quer “turbinar” seu currículo e divulgar vagas de estágio para estudantes dos níveis médio e superior.

Além da oferta de vagas de emprego, o “Minha Chance” disponibiliza cursos gratuitos à população nas mais diversas áreas profissionais, como padeiro, instalador hidráulico, assistente administrativa, eletricista e muitos outros.

Se o aluno não consegue ir à sala de aula, no “Minha Chance” a sala de aula é quem vai até o aluno. A carreta do Senai possui um contêiner adaptado como sala multiuso, onde instrutores poderão qualificar turmas por meio de aulas práticas. São ao todo 50 carretas para atender a demanda.

Na avaliação do secretário Jaime Verruck, o programa tem como principal qualidade a busca ativa pelo profissional. “Esse é o grande desafio, identificar as pessoas e aproximá-las da vaga de emprego. Muitos se qualificam, mas não conseguem chegar às empresas e ocupar esses postos. Parabéns à Fiems e ao Sebrae por essa iniciativa”, disse.

Gincana

A primeira edição do “Minha Chance” será realizada no dia 9 de julho, no bairro Aero Rancho. Para estimular a participação popular, uma gincana irá definir quais bairros vão receber a carreta do Senai.

Interessados em participar do programa deverão fazer pela internet um cadastro simples, com nome, telefone, CPF e bairro onde mora. O bairro que contar com mais cadastros será contemplado com uma carreta sala de aula.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube