Curta nossa FanPage
fb.com/mjuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
07 mai 2025 20:13:32
| Saúde
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e acesse o grupo de notícias do Maracaju em Foco no WhatsApp.
Projeto piloto com o Fludora® Co-Max é iniciado em Vista Alegre e visa ampliar a eficácia no combate à dengue, zika e chikungunya
A Prefeitura de Maracaju deu início, nesta segunda-feira (05), aos testes com um novo inseticida destinado ao combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul e empresas do setor privado.
A reunião técnica realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde reuniu autoridades e especialistas para alinhar as estratégias de aplicação experimental do inseticida Fludora® Co-Max, em fase de testes no distrito de Vista Alegre. O principal objetivo é avaliar a eficácia do produto, seu tempo de ação e a resistência do vetor.
O Fludora® Co-Max é considerado um produto de nova geração, pois combina dois princípios ativos com mecanismos distintos de ação, o que amplia o espectro de combate ao mosquito e reduz significativamente os riscos de resistência.
A Secretária Municipal de Saúde, Chirlei Rocha, destacou a importância da iniciativa:
"Essa parceria entre município, estado e setor privado é fundamental para buscarmos soluções eficazes no combate às arboviroses. O Aedes aegypti continua sendo uma grande ameaça à saúde pública, e precisamos inovar. Esse projeto piloto é uma oportunidade de testar tecnologias mais modernas e proteger melhor nossa população."
A aplicação do inseticida será realizada até quinta-feira (08), com acompanhamento de equipes especializadas e monitoramento técnico contínuo.
Estiveram presentes na reunião a secretária de Saúde de Maracaju, Chirlei Rocha, os representantes do Departamento Municipal de Endemias de Maracaju, Rafael Rodrigues e Eder Mantovani. Representando a Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores, participaram os gerentes técnicos Márcio Luiz de Oliveira, Paulo Silva de Almeida, Marcus Vinícius Neves Carvalhal e o supervisor técnico José Pedro Moreira Carneiro.
Representaram o setor privado os profissionais Marco Antônio Bertussi e Gilmar Barbosa, da empresa Biovec; Fábio José Magro, da Head Mosquito Management Brazil, e João Marcelo de Sousa Teixeira, da Mosquito Management Brazil.
O projeto integra o plano estadual de enfrentamento às arboviroses e representa um avanço nas ações preventivas em saúde pública.
Youtube: Clique aqui e inscreva-se no Canal do Maracaju em Foco.
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!