Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Médica Dra. Ana Júlia de Oliveira Sarian: Como prevenir doenças cerebrovasculares.

28 abr 2022 15:58:00

| Colunista em Foco

Médica Dra. Ana Júlia de Oliveira Sarian: Como prevenir doenças cerebrovasculares.

As doenças cerebrovasculares são aquelas que atingem os vasos sanguíneos cerebrais, podendo, a longo prazo, danificar o funcionamento e a estrutura do cérebro.

Geralmente, esse tipo de patologia ocorre quando há algum distúrbio no fluxo sanguíneo em qualquer área do cérebro, seja ele momentâneo ou permanente. As doenças mais frequentes são: embolia cerebral, trombose cerebral, aterosclerose e hemorragia cerebral (em que o principal causador são os aneurismas).

Tipos mais comuns de doenças cerebrovasculares:

- Isquêmico: ocasionado pelo bloqueio de fornecimento de sangue para alguma região do cérebro, resultando, assim, na falta de oxigênio para o órgão. Corresponde a mais de 50% dos casos de doenças cerebrovasculares e exige avaliação médica imediata;

- Hemorrágico: ocorre quando um vaso se rompe e causa extravasamento de sangue na superfície do cérebro. Configura-se como uma emergência médica, necessitando intervenções rápidas para evitar complicações graves, danos cerebrais e até morte do paciente.

Para prevenir doenças vasculares cerebrais é necessário conhecer seus principais fatores de risco, entre eles: histórico familiar, diabetes, colesterol alto, hipertensão, tabagismo, sedentarismo, obesidade, cardiopatias, alcoolismo, anemia falciforme, distúrbios do sono, idade avançada entre outros. Portanto, além de check-ups médicos periódicos, ter uma vida saudável - com a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada - faz toda a diferença quando se deseja evitar esse tipo de enfermidade.

Além de adotar hábitos saudáveis, em algumas situações é necessário utilizar determinadas medicações para auxiliar na prevenção. Converse com seu médico de confiança e mantenha seus exames em dia!

Dra. Ana Júlia de Oliveira Sarian

Especialista em Clínica Médica

CRM-MS 7620

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube