Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Médica Pediatra Dra. Nathália Amantéa Cirne: Refluxo em bebês.

01 dez 2020 01:13:00

| Colunista em Foco

Médica Pediatra Dra. Nathália Amantéa Cirne: Refluxo em bebês.

O “refluxo gastroesofágico fisiológico” ou “regurgitação do lactente” consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago do bebê. São as famosas golfadas, porém elas não indicam necessariamente um problema e não incomodam o neném, que permanece alegre e sorridente. Acometem pelo menos 60% dos bebês, surgindo normalmente na 3ª semana de vida e piorando entre o 2º e 4º mês. Com o desenvolvimento da criança, a postura vai se alterando e o esfíncter (que impede o refluxo) vai amadurecendo. Ao completarem 1 ano, 90-95% das crianças já se veem livres do problema.

Normalmente, o refluxo fisiológico não interfere na saúde do bebê, sendo considerado uma doença somente quando acompanhado de sintomas como perda ou dificuldade de ganho de peso, irritabilidade (quase o dia todo), choro excessivo, alterações de sono, anemia, recusa ou dificuldade para se alimentar (seja o peito ou a fórmula) e vômitos que não param (às vezes com sangue). Nesses casos, é necessário acompanhamento médico para um tratamento adequado.

O refluxo também pode ser oculto (sem vômito), ou seja, seu conteúdo pode ficar no esôfago, ir para a garganta ou ir para as vias respiratórias. Assim, é necessário ficar atento aos sinais específicos dessa situação, como infecção de ouvido de repetição, tosse crônica, pneumonia de repetição, chiado frequente no peito e laringite de repetição.

O diagnóstico nem sempre é fácil. Dessa forma, pais e cuidadores precisam ficar atentos aos sinais e relatá-los ao pediatra. Contudo, vale ressaltar que o bebê chora para tudo (fome, sono, cocô, sede...) e, portanto, nem sempre o choro é sinônimo de dor. Por isso, evite medicação sem orientação médica para não ocasionar efeitos colaterais e piorar ainda mais os sintomas.

Dra. Nathália Amantéa Cirne

Médica Pediatra

Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria

CRM-MS 9583 | RQE 6387 | TEP 178160

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube