Médico Oftalmologista Dr. Paulo Eduardo Miziara: A mulher tem maiores chances de ter olho seco?

Nas mulheres, as alterações oftalmológicas muitas vezes estão relacionadas aos hormônios sexuais, ao uso de medicamentos, à genética, ao sistema imunológico e a determinadas condições ambientais. Quando há oscilações hormonais, por exemplo, ocorre uma alteração na produção de lágrimas, ocasionando, então, a síndrome do olho seco.
Dizemos que uma pessoa sofre de olho seco quando há falta de líquido lacrimal ou diminuição da sua qualidade, um distúrbio que atinge principalmente as mulheres mais velhas, pois ocorre na menopausa em função da baixa hormonal, podendo impactar os tecidos oculares e a composição da lágrima, prejudicando, assim, a visão da mulher.
Além da secura nos olhos, alguns outros sinais também são observados na síndrome, como visão turva, sensibilidade à luz, coceira, ardência, vermelhidão e sensação de corpo estranho nos olhos. Em alguns casos específicos, os olhos tendem a lacrimejar em excesso.
Além da idade, a síndrome está associada ao uso de antidepressivos, alterações hormonais, problemas decorrentes da gravidez e doenças autoimunes, especialmente a síndrome de Sjögren e o lúpus. Fatores ambientais como clima quente e seco, fumaça e uso excessivo de ar-condicionado também favorecem a doença.
Para tratá-la, é necessário utilizar lubrificantes oculares e mudar hábitos com relação ao controle da temperatura e da umidade dos ambientes em que a pessoa mais permanece, sempre sob o acompanhamento de um oftalmologista para observar o progresso das intervenções.
Dr. Paulo Eduardo Miziara
Médico Oftalmologista
Especialista em Catarata e Oftalmopediatria
CRM-MS 7512 | RQE 6759
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco