Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Miss Teen, Influencer e Tiktoker de Maracaju conscientiza e emociona seguidores com campanha de combate à violência doméstica.

15 ago 2021 20:40:00

| Entrevista em Foco

Miss Teen, Influencer e Tiktoker de Maracaju conscientiza e emociona seguidores com campanha de combate à violência doméstica.

Postagem ocorreu dentro deste mês, chamado como “Agosto Lilás” que busca dar destaque a um tema tão relevante.

Redação - Fotos: Meramente Ilustrativas - Paterson Paiva

Maracajuense e filha dos paranaenses Aldecir Terol e Claudete, Luiza Terol de 16 anos é destaque nas redes sociais, contando com quase 9 mil seguidores no Instagram, destacando-se ainda mais na rede social TikTok onde tem mais de 165 mil pessoas acompanhando suas postagens e neste mês de Agosto, realizou um trabalho voltado a conscientização do combate e prevenção a violência doméstica.

Seu sucesso e reconhecimento nas redes sociais iniciou-se ainda em 2016, quando iniciou a publicação de vídeos, através de um aplicativo chamado Musical.Ly, notando que os vídeos acompanhados de músicas começaram a ter mais “curtidas” em 2017, posteriormente a plataforma se uniu ao TikTok, quando Luiza Terol também “estourou” na rede, alcançando rapidamente 10 mil a 50 mil curtidas, tudo através de vídeos engraçados e em “slow”, como era chamado naquele tempo.

O trabalho nas redes sociais por parte de Luiza Terol já o fez participar de encontros em São Paulo, onde inclusive teve a oportunidade de conhecer alguns seguidores presencialmente. Neste ano, Luiza Terol postou um vídeo sobre agricultura, onde demonstrava a colheita da safra, tal publicação viralizou e chegou a 397 mil visualizações e mais de 86 mil curtidas, ampliando seus seguidores de forma expressiva e levando o nome do agro e de Maracaju para todo o país.


Foto: Gentilmente cedida por Peterson Paiva

Como Miss Teen Maracaju, atendendo um pedido de seu coordenador, Luiza Terol organizou uma postagem referente ao “Agosto Lilás”, tal postagem “chocou” positivamente pelo realismo, através das lentes do competente e renomado Fotógrafo Peterson Paiva que “topou” o desafios, chamando a atenção para o tema violência contra a mulher, infelizmente, algo ainda existente em nossa comunidade.

Confira o Bate Papo completo da Miss Teen, Influencer Digital e Tiktoker de Maracaju, Luiza Terol com o Maracaju em Foco.

Maracaju em Foco: Você fez duas publicações relacionadas ao Agosto Lilás, Mês de Conscientização e Combate à Violência Doméstica, qual o motivo de ter divulgado e trabalhado com este tema tão relevante?

Luiza Terol: Como Miss Teen Maracaju e integrante do grupo, recebi o pedido do nosso coordenador que solicitou que fizéssemos fotos com o tema “Agosto Lilás”, foi despertando várias ideias, visitei presencialmente a Sala Lilás de nossa cidade, dialoguei com várias pessoas, fiz pesquisas e o Fotógrafo Peterson Paiva fez com que essas minhas ideias se tornassem realidade. Por mais que nossa cidade ainda seja relativamente pequena, infelizmente, há vários casos de violência, inclusive a violência psicológica, contando com diversas vítimas.

Maracaju em Foco: Em uma das publicações, através de um interessante trabalho de maquiagem e fotografia você se exibiu como se tivesse sido ‘espancada’, vinculando a uma história real. Conte o motivo de ter feito isso e qual foi a repercussão entre seguidores, amigos e familiares.


Foto: Gentilmente cedida por Peterson Paiva

Luiza Terol: Nas publicações onde estou “espancada” quis mostrar a grande realidade de diversas mulheres no mundo, algo que seja realmente impactante e mexa com os nossos sentimentos, mulheres não são objetos e muito menos troféus para que seja feito o que quiser. Minha família me apoia muito, gostaram demais das minhas fotos, pois a representatividade estava faltando, fizemos as fotos foram com muito respeito e cuidado para fazermos algo sério e com muito significado, fazendo realmente as pessoas refletirem sobre o tema.

“Infelizmente sim, um familiar sofreu violência psicológica, moral e patrimonial, felizmente conseguiu se livrar disso.” Luiza Terol, afirmando que já teve uma pessoa próxima que sofreu violência.

Por fim, Luiza Terol destacou que como maracajuense e Miss Teen representando a cidade, busca realizar diversas campanhas, não sendo esta a primeira, já atuando na doação de cobertores no período de frio, chocolates e brinquedos as crianças e jovens no período de páscoa e ainda há muito de vir.


Foto: Gentilmente cedida por Peterson Paiva

Salientando ainda que entre família sempre teve a oportunidade de ajudar pessoas, seja direta ou indiretamente, através de lives, visitas e até mesmo limpeza de terrenos no bairro, separando itens recicláveis e trabalhando para um meio ambiente melhor para todos.


Postagem surpreende a todos e teve ampla repercussão no Instagram - Foto: Reprodução

Conheça os tipos de violência doméstica e que estão tipificados na Lei Maria da Penha

Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial − Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV e V.

Violência Física: Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. Exemplos: espancamento; atirar objetos, sacudir e apertar os braços; estrangulamento ou sufocamento; lesões com objetos perfurantes ou cortantes; ferimentos causados por queimaduras ou armas de fogo; tortura.

Violência Psicológica: É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões. Exemplos: Ameaças; constrangimento; humilhação; manipulação; isolamento proibindo de estudar, trabalhar, viajar ou de falar com amigos e parentes); vigilância constantes; perseguição contumaz; insultos; chantagem; exploração; limitação do direito de ir e vir; ridicularização; tirar a liberdade de crença e outros.

Violência Sexual: Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força. Exemplos: estupro; obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa; impedir o uso de métodos contraceptivos ou forçar a mulher a abortar; forçar matrimônio, gravidez ou prostituição, por meio de coação, chantagem, suborno ou manipulação; limitar ou anular o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher.

Violência Patrimonial: Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. Exemplos: controlar o dinheiro; deixar de pagar pensão alimentícia; destruição de documentos pessoais; furto, extorsão ou dano; estelionato; privar de bens, valores ou recursos econômicos; causar danos propositais a objetos da mulher ou dos quais ela goste.

Violência Moral: É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Exemplos: Acusar mulher de traição; emitir juízos morais sobre a conduta;  fazer críticas mentirosas; expor a vida íntima; rebaixar a mulher por meio de xingamentos que incidem sobre a sua índole; desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir.

Com informações do Instituto Maria da Penha

Canais de Denúncia: 180 – 190 – Assistência Social 3454-1363, CRAS 3454-4712 e Coordenadoria da Mulher, próximo a ASSEMA.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube