Curta nossa FanPage
fb.com/mjuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
13 mai 2025 11:41:58
| Economia
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e acesse o grupo de notícias do Maracaju em Foco no WhatsApp.
Dentro da busca ativa - iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul de ir de casa em casa atrás das pessoas em situação de vulnerabilidade social - Alice Cano Ferreira foi uma das primeiras a receber o cartão do programa Mais Social, benefício garante que ela terá comida na mesa.
"Hoje entraram em contato para liberar o cartão. Vai me ajudar bastante. Eu tenho certeza! Já vou fazer minha comprinha para casa, para minha família. Moro no bairro Los Angeles e estou muito feliz pelo meu benefício", contou.
No mesmo dia em que ela buscou o cartão e foi às compras, na quinta-feira (8), o IBGE divulgava o índice Gini mostrando que em Mato Grosso do Sul a desigualdade social tem diminuído ano a ano e é a 5º menor do País.
O resultado de 0,455 em 2024 é o melhor do Estado desde 2016. O índice de Gini, que vai de 0 a 1, é um termômetro da desigualdade de renda. Quanto mais perto de 0, mais próximo da distribuição ideal. A média nacional é 0,506.
Moradora do bairro Dom Antônio Barbosa, Ana Cláudia Reis da Paixão Mourão também foi surpreendida com a visita da equipe do Mais Social e recebeu o cartão do programa.
“Fui selecionada, me procuraram. Eles me deram muita atenção na minha casa. Eu me surpreendi. Pediram para eu vir aqui trazer a minha documentação e foi muito rápido. Estou agradecendo porque vai me ajudar muito. Não tenho salário nenhum e estou na fila do INSS”.
Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.
Alice Cano Ferreira recebeu o benefício após a Busca Ativa do Governo de MS
De posse de um mapeamento feito pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) em parceria com a Segem/Segov (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), os técnicos estão visitando as casas das pessoas em situação de vulnerabilidade. Os funcionários estão identificados com colete azul, crachá e usam tablet para fazer o pré-cadastro.
O Mais Social é um programa estruturante que promove a segurança alimentar e, por meio da transversalidade das políticas públicas estaduais, oferece oportunidades de estudo, qualificação, emprego e renda e qualidade de vida para as famílias.
O beneficiário recebe um auxílio financeiro mensal no valor de R$ 450 que pode ser usado para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene. É proibida a aquisição de bebida alcoólica e produtos à base de tabaco.
Busca ativa foi até os moradores claramente em vulnerabilidade
De acordo com a secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, a intenção é erradicar a extrema pobreza ainda neste ano.
“Estamos usando o georreferenciamento para encontrar as pessoas que estavam invisíveis para o poder público, desprovidos de programas sociais sejam do estado ou do governo federal. Esse trabalho continua. Queremos ainda em 2025 poder dizer que Mato Grosso do Sul será o 1º estado do País a erradicar a extrema pobreza”, afirmou a titular da Sead.
Já a superintendente do programa Mais Social, Andressa Farias, explicou que os novos beneficiários estão recebendo o cartão já "abastecido" com os primeiros R$ 450. “Eles precisam apenas desbloquear e já podem fazer as compras do mês”, finalizou.
Paulo Fernandes, Comunicação Sead
*colaborou Matheus Barreto
Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom
Fotos: Leomar Alves Rosa/Sead
Youtube: Clique aqui e inscreva-se no Canal do Maracaju em Foco.
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!