Curta nossa FanPage
fb.com/mjuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
31 out 2023 19:13:43
| Entrevista em FocoEm entrevista ao “Maracaju em Foco”, Thiago ressaltou os desafios de melhorar ainda mais a saúde maracajuense.
Redação
A experiência política e humana de Thiago Caminha, atual Secretário de Saúde do município tem feito a diferença no quesito resultados da pasta, cargo confiado pelo Prefeito Marcos Calderan, Thiago conversou com nossa equipe para relatar os resultados da pasta sob a sua tutela e os desafios da saúde maracajuense para o futuro.
Thiago Olegário Caminha, atual Secretário de Saúde de Maracaju - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Thiago Olegário Caminha tem 43 anos, formado em Fisioterapia, tem MBA em Gestão Pública pela conceituada Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, curso este realizado logo quando adentrou na Câmara de Vereadores, onde cumpriu o mandado no Legislativo Municipal no período de 2013 a 2016. Além disso, Thiago Caminha também é agropecuarista, bem como, desenvolve um trabalho na área social e cuidado espiritual como Pastor da Igreja Sara Nossa Terra.
Gestor da Saúde de Maracaju foi convidado pelo Prefeito Marcos Calderan e Vice, Mauro Christianini - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Diante das diversas funções, destaca que saúde é a sua grande paixão, agradecendo a oportunidade ao Prefeito Marcos Calderan e Vice Mauro Christianini de estar à frente da pasta em um dos momentos mais desafiadores da saúde pública mundial, uma pandemia.
Município segue investindo na área de saúde - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Confira o bate papo completo no nosso “Entrevista em Foco”.
Maracaju em Foco: Para iniciarmos, gostaria que relatasse como foi o convite para assumir a Secretaria de Saúde e o que você pensou de imediato.
Thiago Caminha: Já tínhamos uma trajetória política, também estive do outro lado como candidato e, isso demonstra um perfil interessante do nosso Prefeito, a capacidade de agregar pessoas.
Afinal disputei uma eleição como prefeito contra o grupo do Marcos e do Mauro, mas a gente sempre teve durante esse período de convivência política um respeito muito grande um pelo outro. E logo depois do processo eleitoral recebi o convite. Inclusive estava de férias neste momento, convite para que pudéssemos integrar o time dele, cuidando da saúde. Foi uma grande surpresa, até por conta da questão política, mas o desejo do prefeito e o meu desejo de contribuir com a saúde se somaram. Passei a integrar o time do Marcos com muita dedicação e muito orgulho, podendo assim fazer parte disso e ajudar essa administração que já tem sido uma referência, não apenas na saúde, mas em todas as áreas.
A saúde já vinha de uma base, é muito difícil você construir algo do nada, então a partir daí o Marcos me concedeu a oportunidade de ir erguendo novos alicerces dentro da saúde, com muita confiança e liberdade por parte dele. Assim formamos um time com pessoas que viessem realmente a somar, então para mim foi uma surpresa muito positiva, que coincide com o desejo que a gente sempre teve de ajudar a cidade, fazendo uma política de trabalho. Como esse também foi o interesse quando o Marcos e o Mauro adentraram, fazer algo vinculado ao trabalho, atender à comunidade, somamos neste projeto com bastante tranquilidade para poder contribuir. Maracaju é o que é porque tem as mãos de pessoas que querem servir, ajudar a fazer a cidade prosperar.
Saúde de Maracaju segue apostando na qualidade dos atendimentos - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Maracaju em Foco: Assim que assumiu, enfrentou um dos momentos mais difíceis, uma pandemia. Antes já instalada, mas que em 2021 vinha em um dos seus momentos mais agressivos e desafiadores. Como foi trabalhar neste momento?
Thiago Caminha: Nosso grande desafio foi assumir logo no dia 2 de Janeiro, no prenúncio de uma pandemia que já estava instalada, mas que em 2021 veio com tudo. Foi onde nós tivemos que deixar de lado um pouco o planejamento daquilo que já tinha projetado no período da transição, visando construir e passar a olhar para aquilo que era emergência, realmente era o mais importante no momento, que era evitar perdas de vidas, tentar ter uma estrutura, principalmente a nível hospitalar, possibilitando um maior resguardo para a comunidade e, como eu sempre falo, isso é muito bom, porque a gente pegou um time de profissionais, médicos que já vinham se dedicando na cidade, um hospital que já estava rodando bem, claro que com alguns limites, afinal ele não estava preparado para a pandemia, aliás ninguém estava. Além de Deus ter cuidado da gente, não chegou a faltar nada, nós não perdemos nenhum paciente por falta de oxigênio, falta de respiradores ou falta de medicação. Corremos bastante, fizemos parceria com hospitais de Ponta Porã e Campo Grande, para a troca de medicamentos, justamente para que a gente pudesse não deixar faltar para os nossos pacientes.
Perdemos vidas, infelizmente, isso foi no mundo todo, mas salvamos muitas também. Acredito que foi o mais importante do resultado que a gente teve na pandemia, a condição de ter muitas pessoas em estado grave, que foram plenamente curadas e reabilitadas em Maracaju, com o nosso time, nossos equipamentos, nossa equipe de enfermagem. Então isso foi basicamente àquela prova que fala: "bom, o sistema funcionou.", realizando entregas, mesmo dentro de limitações.
Maracaju em Foco: Conforme você comentou, a saúde vinha com uma boa base, bons resultados, isso também não deixa de ser um desafio, ter que manter e melhorar. Nota-se que já houve uma melhora expressiva nos atendimentos da saúde, queríamos que você relatasse o que você conseguiu melhorar, diante do que já era visualizado como positivo por parte da comunidade.
Thiago Caminha: Já tínhamos um alicerce importante, não se constrói nada sem alicerce. Uma equipe muito engajada, a saúde tem cerca de 400 (quatrocentos) servidores, ampliamos justamente para conseguirmos atender a demanda. Felizmente, encontramos pessoas dispostas a trabalhar e servir a comunidade em todos os segmentos da saúde, incrementamos boas ações, justamente para atendermos um quantitativo de pacientes que é crescente.
Diminuição de filas de cirurgias acumuladas no período da pandemia é outro desafio, mas já uma conquista da atual gestão - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Já tivemos conquistas importantes, como a necessária diminuição das filas, justamente pela pandemia, realizando procedimentos represados devido a este período, algo que pra mim é fantástico, afinal Maracaju tem essa facilidade. Aumentamos a realização de cirurgias em Maracaju, coisas que não se resolviam na localidade, começamos a resolver por aqui, por exemplo, pacientes com catarata, sem operar, aguardando há mais de 4 anos. Atualmente ainda temos, mas filas bem menores e com menos tempo de espera, 2 a 3 meses, fruto de um trabalho sólido, constante e criterioso, afinal temos o desafio de atender bem, mantendo as contas equilibradas em um sistema que tem suas despesas cada vez mais crescentes.
Parcerias importantes com Governo do Estado e outras instituições, agilizam atendimentos - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Aumentamos o número de especialistas, trazendo mais conforto aos pacientes, evitando viagens, por exemplo, temos mais um Médico Psiquiatra, Endocrinologista, entre outras áreas, possibilitando com que doenças mais graves, pudessem ser resolvidas por aqui. Algo inovador no SUS e que temos aqui é o tratamento da dor, temos este especialista em nossa localidade; ampliamos o ambulatório para poder atender casos de feridas graves, por exemplo de diabéticos, possivelmente não temos uma obra emblemática da saúde, exceto a obra do Centro de Hemodiálise que já está com o projeto pronto, aguardando aprovação da Vigilância Sanitária do estado, mas o grande investimento na capacitação de equipe, visando ampliar a oferta de serviços.
Outro serviço ampliado foi o de ortopedia, apenas no ano de 2023, já fizemos mais de 6 mil consultas em ortopedia, 7 mil consultas em pediatria, contando com um time de 44 médicos no município, implementamos atendimentos em horários ampliados para a população, temos um Posto de Saúde funcionando das 17 às 21 horas na Vila Margarida, além da Farmácia, também atendendo a comunidade em horário estendido, facilitando a vida das pessoas, além do Plantão Odontológico a noite e fim de semana, por isso, digo que o foco foi nas pessoas, oferecendo serviços.
Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Thiago Caminha também relatou os investimentos na área de psicologia, mesmo com todos os limites, conseguiu ampliar o número de psicólogos, atualmente há 12 (doze) profissionais atendendo neste segmento, bem como, fonoaudióloga que conta com 2 (duas) profissionais, havendo ainda fila, mas ressaltou que diante da pouca oferta de profissionais, há municípios que nem disponibilizam este tipo de serviço.
“Conseguimos fazer com que o número de atendimentos, bem como, qualidade de cada um, fossem melhorados.” Destacou Thiago Caminha.
Atendimentos na área de saúde do idoso também estão acontecendo - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
O Secretário de Saúde ainda elencou melhorias em Vista Alegre, apontando que o distrito conta com médico presente por toda a semana, levando também atendimento de psiquiatra, psicólogos, pediatria e ginecologia, contando atualmente com uma espécie de “Centro de Especialidades” no local, objetivando ampliar ainda mais, evitando assim deslocamentos para Maracaju.
“Saúde não se faz com construção, saúde se faz com atenção, assistência e carinho, pessoas buscam cada vez mais a saúde, justamente devido à pandemia, onde muitos ficaram sem se cuidar.”
Criamos também um departamento de oncologia, trabalhando justamente no segmento de diagnósticos, dando todo o suporte ao paciente, quando entramos, fazíamos cerca de 300 a 350 exames mais complexos ao mês, atualmente fazemos cerca de 1.500 exames, laboratoriais, imagem, entre outros; tudo isso acontecendo mensalmente.
Foto: Marlon Duarte
Por fim, Thiago também destacou os investimentos da atual gestão em nível hospitalar, também ampliado, exemplificou a contratualização do município com a entidade, passando de 800 mil mensais para 1.200.000,00, permitindo com que tivesse um terceiro médico diário no Hospital, facilitando inclusive o atendimento a “Vaga Zero” para Campo Grande, não deixando o hospital descoberto de plantonista.
“Investimos quase 26% do orçamento total do município em saúde, sendo que o obrigatório é 15%, tudo isso proporciona um serviço de qualidade que a população tem, comparando com outras cidades de nosso porte e até maiores, muitas delas não conseguem entregar o que entregamos.” Explicou Thiago.
Unidades Básicas de Saúde seguem sendo prioridade para a atenção básica dos pacientes - Foto: Marlon Duarte
CIRURGIAS
Dentro do Hospital Soriano Corrêa, foram realizadas 1.724 cirurgias, sendo uma média oscilando de 100 a 180 ao mês, diferente da média mensal de 80 cirurgias, realizadas na gestão anterior.
“Temos uma saúde forte, devido aos investimentos, recurso potencializa atendimento, vesícula, hérnia, entre outros casos, há fila, sim, mas muito pequena, perto da realidade do estado. Acreditamos que até Novembro, colocaremos em dia nossas cirurgias de vesícula e hérnia.” Destacou Thiago.
Parcerias com o Governo do Estado foram desenvolvidas como o MS Mais Saúde, proporcionando redução significativa nas filas, trazendo mais recursos e acelerando a questão das cirurgias.
Maracaju em Foco: Temos queda de repasses federais, preocupação de todos os prefeitos. Sabemos que a saúde de Maracaju não é uma regional, mas acaba atendendo como se fosse, justamente pelo crescimento da cidade. Como fazer o equilíbrio da queda de recursos, ampliação de demandas e manter a qualidade dos serviços?
Thiago Caminha: Esse é a maior prova de gestão, quando está tudo bem, havendo sobra de recursos, vai ampliando-se os atendimentos e serviços, mas quando há prenúncio de escassez, algo tem que ser feito: “fechar a torneira”. Temos discutido com o time de profissionais, tanto da Secretaria de Fazenda, quanto da Secretaria de Saúde, existem coisas que são inegociáveis, saúde está sempre em primeiro lugar.
A Atenção Primária trata-se de uma área da saúde mais “barata”, por isso, temos conversado e trabalhado, nossos clínicos estão mais propensos a resolverem os problemas dentro das Unidades de Saúde, justamente para que as pessoas necessitem menos de especialistas, por isso, nosso chamado é fortalecer a atenção básica e isso passa pela prevenção, afinal se temos uma pessoa que controla bem a diabete, tenho a chance de ela ter menos insuficiência renal, problemas vasculares, entre outros.
Pessoas que lá no “Posto de Saúde” fazem um bom acompanhamento com o médico, controlando a pressão alta, terão menos AVC, Infarto do Miocárdio, inclusive estamos reforçando as ações da “Academia da Saúde”, justamente para reforçar esse cuidado com a parte física das pessoas.
“Temos condições de fortalecendo às ações preventivas e possibilitando ao médico que olhe o paciente como um todo, possivelmente, irá diminuir as demandas de médicos especialistas, potencializando assim os recursos.” Afirmou Thiago Caminha.
Prefeito Marcos Calderan e Secretário de Saúde, Thiago Caminha em recente entrega do novo "Ônibus da Saúde" - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Maracaju em Foco: A saúde mental há alguns anos não era nem alvo de preocupação, justamente por praticamente não existirem problemas ligados a esta área nos últimos 10 ou 15 anos. Como o município se preparou para atuar nesta área tão importante na atualidade?
O “Maracaju em Foco” ainda elencou que o município investe no CAPS, já em funcionamento e ainda na obra de construção da sede própria da instituição.
Thiago Caminha: O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e a internação psiquiátrica são os pontos finais da pirâmide, temos atualmente cerca de 30 pacientes internados em outros municípios, especialmente para tratamento de drogas e álcool, além de outros distúrbios.
Mas para trabalhar na forma inicial, aumentamos o número de profissionais da Psicologia, conseguindo “cercar” mais este problema, principalmente diagnosticando precocemente esses distúrbios, ainda que tenhamos algumas dificuldades, especialmente nas crianças, já que não temos profissionais suficientes para avaliar essa crescente demanda e tampouco para tratar, mas temos agido, realizando o diagnóstico inicial e diversas Unidades de Saúde estão trabalhando grupos terapêuticos, justamente para que possamos atender essa demanda de forma melhorada.
O grande investimento é no time, nossos psicólogos, médicos psiquiatras e assistentes sociais participaram de uma jornada extensiva e continuam participando de cursos, congressos e treinamentos, justamente para que possamos ter estratégias para lidar com a “saúde mental” e o grande diferencial que implantamos é a detecção precoce, principalmente em crianças, já que após os anos se passarem e o paciente ter maior gravidade, dificilmente conseguiremos reverter, apenas estabilizá-la por meio de medicamentos, terapias e apoio ao núcleo familiar, por isso, temos uma preocupação expressiva com a geração atual e aqueles que estão chegando, sendo alvo de olhares e trabalhos atentos por parte de nossa gestão.
Inclusive fomos premiados estadualmente e reconhecidos nacionalmente pelo Programa Bem Nascer do Governo do Estado, já que na continuidade, instituímos o Bem Crescer, onde a criança ao ir crescendo, passa por avaliações das equipes de saúde, não apenas o Médico Pediatra e Enfermeiro, mas também psicólogos, justamente para detectar algum sinal que tenha algum transtorno ou alguma tendência de desenvolver isso, há casos que pais pensam “meu filho é uma bênção, não chora”, nem sempre esse "não chorar" é uma coisa boa, já que o choro é a expressão das crianças. Sabemos que, atualmente os pais passam menos tempo com os filhos, justamente devido à necessidade de trabalhar, somente diagnosticando algum transtorno na fase escolar e, com isso, já perdemos muito tempo de proporcionar um alívio para as crianças, certamente esse programa representa um êxito no nosso preventivo de saúde mental.
Visita ao CAS - Centro de Assistência em Saúde - Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Para isso, Thiago Caminha ainda elencou que há muitas trocas com a Assistência Social e Educação na área de saúde mental, infelizmente, constatando que parte do problema do segmento é ligada ao álcool, drogas e problemas familiares, por isso, trabalhar em parceria com outras secretarias é fundamental para o bom desenvolvimento deste trabalho.
Maracaju em Foco: O que o Thiago Caminha espera para Maracaju nos próximos 10, 20 ou 30 anos, tanto na área de saúde, quanto nas demais áreas?
Thiago Caminha: Como morador da cidade, mesmo não sendo nascido aqui, temos raízes e muito amor pelo município. Inclusive, quando vou para outras cidades, participando de eventos ou mesmo de férias, não perco a chance de falar “Maracaju é o melhor lugar do mundo”, justamente por sabermos que aqui temos coisas favoráveis, hospitalidade, qualidade de vida, entre outros fatores. Nós como Agentes Públicos que temos a oportunidade de fazer alguma coisa pela cidade, sempre sonhamos muito.
Dentro do limite que me foi dado, dentro deste período que me foi concedido para gerir a saúde, conseguimos avançar em muitas coisas. Temos um sonho em conjunto com o Prefeito e Vice-Prefeito, que é o Centro de Hemodiálise em nossa cidade, ponto importante para que possamos alavancar a saúde do município.
Muitas vezes na saúde temos um pensamento egoísta, explico: nossa cidade tem um potencial grandioso e entendo que Maracaju na condição que tem, deve contribuir com outros municípios, por isso, este grande projeto que estamos desenhando, especialmente para que os próximos gestores que virão tenham um caminho iluminado para prosseguir é o fortalecimento dessa estrutura, justamente para que possamos ter uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serviços mais amplos de cirurgia, justamente para que não precisássemos mandar nenhum paciente para Campo Grande, sempre ressalto que só quem tem um ente querido que tenha que passar por uma estrutura regional que compreende o quanto nossa estrutura local é boa e mais do que tudo, humana.
Sabemos que ainda não estamos perfeitos, há reclamações, mas temos uma equipe que olha o paciente, individualmente, tanto na Atenção Básica, Centro de Especialidades, quanto no Hospital, que conhece o paciente, cuida dele, por isso, queremos crescer em nível de estrutura para a população, resolvendo os problemas cada vez mais aqui, mas sem perder a humanização do serviço, afinal queremos manter o nosso foco, paciente sempre em primeiro lugar.
Este acolhimento e carinho são fundamentais, já que sabemos que boa parte das doenças surge no emocional, quando há um emocional ruim, doenças surgem, quando há um emocional bom, seu corpo e mente andam bem. Não adianta ter uma saúde com prédios de vidro, iluminados, bonitos, mas sem ser humana.
“O sonho do Thiago Caminha para a saúde de Maracaju é uma saúde que cresça e prospere, sendo forte na parte técnica e científica, tendo bons profissionais, mas não perca a essência da saúde, cuidar e dar o melhor pelas pessoas.”
Foto: Marlon Duarte (Assessoria)
Maracaju em Foco: Sua mensagem final para a população e para sua equipe da saúde.
Thiago Caminha: Para a comunidade, sempre gosto de falar o seguinte: a saúde e a doença dependem da gente, vírus, bactérias, agentes externos como acidentes que podem te prejudicar, mas estar doente e estar saudável não estão na mão do médico e da equipe de saúde e sim nas nossas mãos. Então todo ser humano deve cuidar do seu corpo, sabemos que é muito difícil e compartilho dessa dificuldade de cuidar de mim, mas pratiquem atividades físicas, alimentem-se bem, tenham momentos de lazer, brincadeiras e união familiar compõem a saúde, não é apenas o médico, afinal não há remédio que resolve tudo. O melhor remédio é entender que cada um é o fator responsável pela própria saúde, cuidem-se mais e nunca deixem de agir preventivamente.
Para o time de profissionais de saúde de Maracaju, meu orgulho! Todos os resultados e agradecimentos que tenho e nosso Prefeito também tem, não aconteceriam sem esse time, desde o time da Secretaria de Saúde que fica mais próximo da gestão, trabalhando com números, indicadores, faturamento, auditoria, até os profissionais da limpeza, assistência, médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e todos os demais profissionais que são inúmeros e estão envolvidos diretamente com nossa saúde para que tenhamos este resultado positivo.
Gratidão a todos os profissionais da saúde e reforço muito o orgulho de estar gestor da saúde de nossa cidade, porque temos um time que entrega resultados, inclusive motivando a gente.
“O líder é que tem que puxar o time para frente, mas aqui o time é tão bom que às vezes estou meio para baixo e eles me levantam e a gente vai para cima com nossas ações, sempre focadas no paciente e na nossa gente.” Finalizou Thiago Caminha.
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira
Fotos: Marlon Duarte
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!