Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Na ‘roleta russa’ da pandemia, taxa de isolamento é pífia e Covid faz 61 vítimas fatais no Estado

25 jun 2020 16:22:00

| Cidades

Na ‘roleta russa’ da pandemia, taxa de isolamento é pífia e Covid faz 61 vítimas fatais no Estado

A população sul-mato-grossense joga com sorte e parece ignorar a existência da pandemia da Covid-19. Numa espécie de ‘roleta russa’, a maior parte das pessoas estão vivendo com a rotina normal, mesmo sabendo do risco de ser contagiado pelo vírus. Embora a conta seja simples, quanto menos pessoas em casa maiores serão os números de infectados, ocupação de leitos e óbitos provocados pelo novo coronavírus, uma grande parcela ainda permanece alienada e não tem se preocupado com o cenário de agravamento da doença em Mato Grosso do Sul.

Nos 25 dias do mês de junho o Estado viu o número de infectados aumentar drasticamente. No dia 1° eram 1.568 casos confirmados de Covid-19, e nesta quinta-feira (25) a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou 322 novos positivos, totalizando 6.523 mil casos. No mesmo período, o número de óbitos saiu de 20 para 61.

A velocidade de contágio pode ser explicada pelos baixos índices de isolamento social. Pesquisadores americanos descobriram que uma única pessoa infectada pode transmitir o vírus a 5,6 pessoas e, sem quarentena, o número de casos pode dobrar em 3 dias. O estudo é da Centers for Disease Control and Prevention, principal instituto nacional de saúde pública dos Estados Unidos.

Ocorre que mesmo sendo a única medida capaz de conter a doença, o isolamento social é praticamente inexistente no Estado. Se levar em conta que antes da pandemia os índices mapeados pela In Loco nos dias úteis da semana variavam entre 24% e 36%. Nesta quarta-feira (24.6) a taxa de distanciamento repetiu os 36% registrados na segunda e terça-feira desta semana.

Embora pareça dado repetido, Campo Grande se manteve em 25° no ranking das capitais brasileiras com taxa de recolhimento de 35,7% para a quarta. As regiões mais críticas da cidade são: Portal Caiobá (12,9%), Moreninha (18,9%), Jardim Columbia (21,7%), José Abrão (22,8%), Jardim Anache (23,1%).

Nos municípios do interior, as taxas variam entre 28,6% (Rio Verde de Mato Grosso) a 59,3% em Taquarussu. Confira aqui a lista completa de cidades sul-mato-grossenses.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Chico Ribeiro

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube