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Nutricionista Flávia Rodrigues Favoreto: Celulite: Como a alimentação pode auxiliar na eliminação?

15 de July de 2020 - 11:08 | Colunista em Foco

Maracaju em Foco - Notícias - Nutricionista Flávia Rodrigues Favoreto: Celulite: Como a alimentação pode auxiliar na eliminação?

A celulite é uma inflamação crônica, caracterizada por gordura aprisionada nos tecidos, o que dificulta a renovação celular. Então, para evitá-la, você precisa de uma alimentação rica em substâncias anti-inflamatórias. Além disso, ter muita atenção quanto a ingestão de corantes, conservantes, agrotóxicos, fertilizantes, metais pesados e uso inadequado de medicamentos.

Compostos bioativos com ação anti-inflamatória, podem ser encontrados em diversos alimentos: frutas (morangos, uvas, amora, maçã), chás (verde, gengibre), legumes (brócolis, couve-flor), verduras (hortaliças), condimentos naturais (cúrcuma, orégano, pimenta vermelha).

A ingestão adequada de proteínas, fracionadas ao longo do dia, associada com bons níveis de micronutrientes específicos como vitamina C, A, E, biotina, cobre, zinco, silício, também é fundamental para a síntese de colágeno.

A ingestão adequada de calorias também é importante. É comum em dietas muito restritas para emagrecimento, ocorrer um processo catabólico com perda de massa muscular, colágeno estrutural e prejuízo em várias funções do organismo que dependem de proteínas (ex: sistema hormonal). Além da introdução dos alimentos anti-inflamatórios, o exercício físico é indispensável. E quando se fala em redução das celulites, a musculação é uma excelente opção. Portanto, a redução das celulites é multifatorial. Controle do stress e do sono também devem ser levados em consideração.

Procure manter uma rotina de alimentação saudável, com os alimentos anti-inflamatórios inclusos na sua dieta, e uma rotina regular de atividade física. Outro ponto importante a ser destacado, é a manutenção do equilíbrio na dieta. Explico: de nada adianta exagerar na ingestão de ”comidinhas fit”. Não é porque é fit que não possui em sua composição doses altas de carboidratos, gorduras totais, sódio, etc., basta olhar as informações nutricionais contidas nos rótulos. Consumi-las sim, pois mesmo assim além de terem ingredientes naturais, ainda possuem inúmeros compostos que trazem diversos benefícios para a saúde, mas é importante frisar que deve-se manter o equilíbrio.

E lembre-se:  muita atenção com a interpretação da sua imagem corporal. Se só você enxerga as celulites que te incomodam, cuidado com transtornos de imagem. Em uma sociedade muitas vezes pautada pelos padrões de beleza e aparência, alcançar o ideal pode tornar-se impossível. E não esqueça que mesmo as mulheres mais lindas, no mundo real, têm uma celulite aqui e outra ali. Busque sempre sua melhor versão e seja feliz!

Flávia Rodrigues Favoreto

Nutricionista

CRN3: 54.366

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Compostos bioativos com ação anti-inflamatória, podem ser encontrados em diversos alimentos: frutas (morangos, uvas, amora, maçã), chás (verde, gengibre), legumes (brócolis, couve-flor), verduras (hortaliças), condimentos naturais (cúrcuma, orégano, pimenta vermelha).

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A ingestão adequada de calorias também é importante. É comum em dietas muito restritas para emagrecimento, ocorrer um processo catabólico com perda de massa muscular, colágeno estrutural e prejuízo em várias funções do organismo que dependem de proteínas (ex: sistema hormonal). Além da introdução dos alimentos anti-inflamatórios, o exercício físico é indispensável. E quando se fala em redução das celulites, a musculação é uma excelente opção. Portanto, a redução das celulites é multifatorial. Controle do stress e do sono também devem ser levados em consideração.

Procure manter uma rotina de alimentação saudável, com os alimentos anti-inflamatórios inclusos na sua dieta, e uma rotina regular de atividade física. Outro ponto importante a ser destacado, é a manutenção do equilíbrio na dieta. Explico: de nada adianta exagerar na ingestão de ”comidinhas fit”. Não é porque é fit que não possui em sua composição doses altas de carboidratos, gorduras totais, sódio, etc., basta olhar as informações nutricionais contidas nos rótulos. Consumi-las sim, pois mesmo assim além de terem ingredientes naturais, ainda possuem inúmeros compostos que trazem diversos benefícios para a saúde, mas é importante frisar que deve-se manter o equilíbrio.

E lembre-se:  muita atenção com a interpretação da sua imagem corporal. Se só você enxerga as celulites que te incomodam, cuidado com transtornos de imagem. Em uma sociedade muitas vezes pautada pelos padrões de beleza e aparência, alcançar o ideal pode tornar-se impossível. E não esqueça que mesmo as mulheres mais lindas, no mundo real, têm uma celulite aqui e outra ali. Busque sempre sua melhor versão e seja feliz!

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