Curta nossa FanPage
fb.com/mjuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
25 jun 2025 19:45:21
| Assembleia Legislativa
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e acesse o grupo de notícias do Maracaju em Foco no WhatsApp.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deu um passo histórico rumo à sustentabilidade e à eficiência na gestão pública. Nesta terça-feira (25), foi inaugurada a usina fotovoltaica da Casa de Leis, tornando o Legislativo estadual 100% autossuficiente em energia limpa. Com potência de 1,30 MWp e uma produção média mensal de 159 mil kWh — o equivalente ao consumo de 800 residências —, a usina garantirá o abastecimento total da sede atual e ainda gerará uma sobra de 25%, projetada para atender a futura ampliação do prédio, como a construção do novo plenário.
“A Assembleia Legislativa está fazendo sua parte para garantir um futuro mais sustentável. Esta usina é símbolo de inovação, responsabilidade ambiental e compromisso com a boa aplicação do dinheiro público”, afirmou o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Casa e responsável pelas obras de modernização.
A usina ocupa uma área de 6.100 metros quadrados. A maior parte dos painéis solares já foi instalada no teto do edifício principal e o restante será fixado na cobertura do novo estacionamento vertical, que deve ser entregue à população logo após o recesso parlamentar. “Estamos falando de uma economia de mais de R$ 700 mil por ano na conta de energia. O investimento será recuperado em pouco mais de três anos e o benefício será permanente para o povo sul-mato-grossense”, completou.
O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), destacou a importância do investimento para a política ambiental do Estado. “Mato Grosso do Sul tem o compromisso de se tornar carbono neutro até 2030, e a Assembleia Legislativa está fazendo a sua parte com atitude e exemplo. Esta usina representa não só economia e sustentabilidade, mas também um legado para as futuras gerações. É uma demonstração clara de que é possível fazer mais com menos, com inteligência e responsabilidade”, declarou.
Com uma produção anual estimada em mais de 1,9 milhão de kWh, a nova estrutura posiciona a Assembleia como referência em sustentabilidade no setor público brasileiro. A iniciativa reforça o papel do Legislativo na liderança de ações que combinam tecnologia, economia e proteção ambiental.
“Aqui, estamos cuidando do presente e preparando o futuro. Um futuro mais verde, mais eficiente e mais responsável com o uso dos recursos públicos”, finalizou Paulo Corrêa.
Youtube: Clique aqui e inscreva-se no Canal do Maracaju em Foco.
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!