Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Perito Contábil e Administrador Ben Hur Salomão Teixeira: Educar-se financeiramente é o primeiro passo para enriquecer e ter uma vida mais tranquila.

06 set 2020 01:22:00

| Colunista em Foco

Perito Contábil e Administrador Ben Hur Salomão Teixeira: Educar-se financeiramente é o primeiro passo para enriquecer e ter uma vida mais tranquila.

Quem já ouviu o ditado “dinheiro não compra felicidade”, não tenha dúvida que isso é verdade, ser feliz não está ligado ao dinheiro, ser feliz engloba diversos fatores, entre eles a “tranquilidade e paz de espírito”, analisando isso, ninguém tem tranquilidade e paz tendo uma enxurrada de cobradores em sua porta, bem como boletos vencidos estampados em sua geladeira, sem dúvidas, isso é motivo de infelicidade de qualquer um.

Dificilmente fica-se rico por sorte, ou seja, tendo oportunidade de conversar com alguém bem sucedido financeiramente essa pessoa será enfática dizendo que foi com muito trabalho, pouco descanso e muito respeito ao dinheiro ganho.

Isso é Educação Financeira, “gastar menos do que se ganha”, inúmeros brasileiros reclamam que ganham pouco, mas segundo pesquisas, 53% da população compra por mero impulso e certamente, você deve ser um deles constantemente ou em algum momento da vida.

Nosso texto visa falar um pouco e dar algumas dicas para você começar a repensar sobre o uso de seu dinheiro, afinal não devemos viver cada dia como se fosse o “último”, ter um planejamento de vida é fundamental, afinal se indagarmos ninguém quer morrer amanhã, mas se for analisar, muitos brasileiros gastam como se de fato fosse viver até amanhã, mas na maioria dos casos se vive muito, muito mais, felizmente!

1 – Tenha em mente as três etapas do acúmulo de riqueza

Ganhe, economize e invista. Isso é possível, há investimentos seguros como a poupança e que certamente trarão a tão esperada rentabilidade como CDB, Tesouro Direto, Renda Fixa, entre outros, podendo-se investir desde pequenos valores até os maiores, não há uma seleção para se tornar um investidor, basta querer!

Se tiver dívidas, busque renegociar, parcelando em parcelas sucessivas e mensais, mas lembre-se, todas elas devem encaixar-se no seu orçamento, até quitá-las, com isso, restará ainda mais recursos para investir. Não é possível iniciar um planejamento financeiro sem corrigir os seus erros do passado.

2 – Diferencie preço e valor

Afinal o que é diferenciar preço e valor? Simples, quanto vale 10 mil reais em roupas e quanto vale 10 mil aplicados na compra de um terreno ou aplicado em algum rendimento? Certamente o terreno se valorizará rapidamente, igualmente com o rendimento, já as roupas, poucos meses depois estarão valendo bem menos, até não valerem nada, isso é diferenciar “preço” de “valor”.

3 – Aprenda a economizar

Quando tiver vontade de comprar algo, anote-as em uma lista e vá ao local já com esse objetivo, evitando compras a crédito, usando mais a função débito ou dinheiro vivo para comprar aquilo que foi planejado.

Quem nunca foi a um mercado com fome? Compra-se muito mais do que precisa naquele momento, por isso, aprender a economizar está ligado diretamente ao planejamento da compra e também a sua real necessidade.

4 – Respeite o seu dinheiro

Outro bom ditado é “dinheiro não leva desaforo”, fato verídico, dinheiro nenhum permanece com quem gasta muito e não tem controle sobre sua vida financeira.

Você certamente sabe o sacrifício para cada 1 real ganho, por isso, não tenha dúvida que é muito mais simples deixar de gastar do que ganhar mais.

5 – Esteja preparado para imprevistos

Quem nunca teve um imprevisto financeiro? Por isso, depois que todas as contas tiverem organizadas e devidamente em dia, cuide do momento de ter uma reserva de emergência que deve ser de 10% a 30% de sua remuneração mensal, ampliando-se cada vez mais!

Ela te atenderá em caso de imprevistos, seja um encanamento quebrado ou até mesmo uma batida de carro, pode até não cobrir 100%, mas certamente deixará de ser um prejuízo maior.

6 – Diálogo com o parceiro

Fundamental manter um diálogo franco e honesto com seu esposo ou esposa. Não é possível reeducar-se financeiramente, sem antes o casal estar unido e com o mesmo pensamento.

Isso não vai garantir apenas o seu sucesso financeiro, mas também uma união ou casamento mais feliz, afinal boa parte das discussões conjugais envolvem finanças.

Ainda há outras etapas a seguir como planejamento para a aposentadoria, através de investimentos sólidos em previdência ou ainda compra de bens que de fato farão o “dinheiro trabalhar para você”, com certeza, retornaremos para trazer esse bate papo sobre o assunto.

Grande abraço

Ben Hur Salomão Teixeira

É Perito Contábil e Administrador, formado em Ciências Contábeis pela UNIDERP, Administração pela UEMS e Direito pela UNIGRAN, devidamente registrado pelo CRC/MS 11.914 e CRA/MS 7.090, Pós Graduado em Contabilidade e Controladoria pela Unigran, atua na área de Revisão de Financiamentos de Veículos há 9 anos como perito do juízo e ainda contratado por advogados de diversas cidades do país.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube