Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Prefeitura de Maracaju inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Maracaju e Vista Alegre

06 ago 2022 00:27:00

| Saúde

Prefeitura de Maracaju inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Maracaju e Vista Alegre

Secretário Municipal de Saúde Thiago Caminha reforçou a importância da imunização.
 
A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir de segunda-feira (08-08) inicia a “Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite” e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
 
A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades de Saúde de Maracaju e distrito de Vista Alegre, no horário de atendimento das salas de vacinação. No decorrer da campanha, horários alternativos e estendidos serão divulgados.
 
Estamos trabalhando intensamente para recuperar o tempo de pessoas e crianças que deixaram de tomar vacinas durante a crise sanitária, por isso, aderimos a campanha proposta pelo Ministério da Saúde e convidamos os pais ou responsáveis para levarem seus filhos para vacinar contra a poliomielite, bem como, atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, vacinar é um ato de amor e proteção com aqueles que mais amamos, não deixe de participar.” Ressaltou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.
 
A ação, desencadeada pelo Ministério da Saúde, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.
 
Sobre a Campanha Nacional do Ministério da Saúde
 
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença. Em todo o mundo, as campanhas de imunização reduziram de centenas de milhares para apenas algumas dezenas o número de casos por ano. Recentemente, porém, a doença reapareceu em alguns países, levantando um alerta.
 
A nova campanha busca alcançar ao menos 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade. A última vez que isso ocorreu no Brasil foi em 2015, quando as taxas de vacinação começaram a cair. O esquema de proteção contra a poliomielite prevê a aplicação de três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, mediante injeção intramuscular. Depois, a criança deve receber reforço com 15 meses e com 4 anos: essas novas doses são ministradas via oral e simbolizadas pelo Zé Gotinha, personagem criado pelo governo brasileiro na década de 1980 para tornar as campanhas de vacinação amigáveis para o público infantil.
 
Já a multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dessa forma, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.
 
Com informações da Agência Brasil

 

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube