Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Principal indicador de qualidade do ensino no País, Ideb é apresentado em Live da SED

22 set 2020 17:27:00

| Educação

Principal indicador de qualidade do ensino no País, Ideb é apresentado em Live da SED

Participaram da Live, superintendente de Planejamento e Apoio Institucional, Soraya Regina de Hungria Cruz e coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira Santos.

Campo Grande (MS) – Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (21.09), ás 15h, a décima sétima Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), que tem como escopo atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.

Superintendente de Planejamento e Apoio Institucional, Soraya Regina de Hungria Cruz

Responsável pela abertura das transmissões, coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira Santos, ressaltou que a abordagem da semana foi quanto ao Balanço dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como detalhamento sobre como o índice é calculado, destaques de MS, resultados em cada etapa e quais os impactos, além do trabalho com o Ensino Médio.

Ideb

De acordo com superintendente de Planejamento e Apoio Institucional (SUPAI), Soraya Regina de Hungria Cruz, o IDEB é calculado pelo Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB), tem caráter técnico e contribui para compreensão do índice para toda comunidade escolar de MS.

“ Objetivo maior é produzir informações para gestores de todas distâncias, construir uma cultura avaliativa de informações sobre o processo de ensino-aprendizagem em cada escola, permitindo intervenções pedagógicas de professores e demais integrantes da comunidade escolar, bem como produzir indicadores educacionais, avaliar a qualidade, equidade e eficiência da educação praticada no Brasil, subsidiar a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas públicas em educação e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional”, menciona superintendente.

Décima sétima Live da SEd abordou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

MS destaque no Ideb

Principal indicador de qualidade do ensino no País, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi divulgado no último dia 15 de setembro. De acordo com o levantamento, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (Mec), a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) avançou na qualidade do ensino ofertado em duas das três etapas da Educação Básica.

Desta vez, o aumento nos índices teve destaque voltado para o crescimento na avaliação do Ensino Médio. Na última publicação (referente à 2017), de setembro de 2018, a nota atribuída ao EM na Rede Estadual de MS foi de 3,6. Na época, o crescimento foi de 0,1 em relação ao observado no levantamento anterior, de 2015. Agora, o índice saltou para 4,1, esse avanço representa a elevação de um nível na escala do Saeb.

O levantamento também apontou avanço nos índices registrados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Na última divulgação (2017), a avaliação da Etapa na REE ficou em 5,6 e agora passou para 5,7. Vale destacar que ela também segue em crescimento desde 2015, quando o índice registrado foi de 5,4.

Coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira Santos.

Nos anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), os dados permaneceram estáveis. Na divulgação de 2018, referente à 2017, a nota foi de 4,6 – índice este mantido no atual levantamento realizado pelo Inep.

Ensino Médio

Coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira Santos, destacou a importância de investir na modalidade de ensino profissionalizante “ formar profissionalmente o estudante, ainda na educação básica, é oportunizar uma visão de mundo, o desenvolvimento deste adolescente, para além das competências básicas desenvolvidas no currículo da base comum nacional, reflete no desenvolvimento sócio econômico da comunidade em que ele está inserido”

Davi de Oliveira destacou também a importância das escolas em tempo integral, que em Mato Grosso do Sul fazem parte do programa “Escola da Autoria, “é de extrema importância investir nesta modalidade de ensino, não apenas financeiramente, mas também na dedicação dos profissionais, uma vez que a aprendizagem é mais significativa”. Destaca coordenador.

Em MS, o índice atribuído ao Ensino Médio da REE/MS, ficou à frente da média nacional (de 3,9) e com a 7ª colocação na comparação com as redes estaduais brasileiras, atrás apenas de Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Ceará.

WebSED

Realizado todas as quartas-feiras, no canal da Secretaria de Estado de Educação no Youtube, o Webinário de orientação para os professores de Ensino Fundamental (aberto para todas as redes) desta semana será voltado para os profissionais de Educação Física. Nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 15h.

FormaSED

Nesta sexta-feira, dia 25, também às 15h, acontece mais uma edição das lives de formação para os diretores da Rede Estadual de Ensino. Sempre pelo canal da SED no Youtube. Será o quinto (e último) encontro voltado para o diálogo e interação entre os gestores sobre as temáticas que permeiam a Educação em MS.

Live: Setembro Azul

Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, com diversas ações que trazem conscientização e homenagens. Nesta semana, terça e quinta-feira, às 18h, acontece duas lives voltadas para esse público, diretamente pelo canal da SED no Youtube, com uma perspectiva diferenciada.

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube