Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Programa Câmara Itinerante: Inédita, bem-sucedida, grandiosa e insubstituível!

28 out 2021 18:29:00

| Câmara Municipal

Programa Câmara Itinerante: Inédita, bem-sucedida, grandiosa e insubstituível!

Empenho pessoal do Presidente Robert Ziemann e aceitação do Prefeito, Secretários e vereadores, fez com que projeto se tornasse a principal referência da nova gestão legislativa de Maracaju.

OPINIÃO

Sim, prezado leitor! São tantos adjetivos e elogios que, muito provavelmente, não caberiam no título desta matéria, mas facilmente poderíamos acrescentar e resumir como um “momento mais que especial” e até mesmo “arriscado”, mas explico!

Levar a Sessão da Câmara de uma maneira mais leve, descontraída e, principalmente, próxima da população, tudo isso e mais um pouco é a ideia do “Programa Câmara Itinerante”, pensada e idealizada pelo Vereador Robert Ziemann (PSDB), muito antes de se efetivar como Presidente do Legislativo Municipal, jamais colocada em prática por uma série de dificuldades, entre elas o “risco” que citamos acima, não é fácil colocar a cara para bater, Robert não teve medo e foi ousado!


Prefeito Marcos Calderan respondeu a demandas no ato dos pedidos e explanou sobre ações da gestão - Foto: Gessica Souza

Além disso, somaram-se outras dificuldades na ocasião, que foi projetada para dar certo. Robert teria que contar não somente com o apoio da Câmara em si, mas também de colaboradores, Prefeito e Secretários Municipais, tudo isso, não apenas para capturar as demandas e direcioná-las ao Executivo Municipal, mas também oportunizar ao cidadão “falar na cara” de quem é de fato o responsável em resolver o determinado problema.


Vereadores presentes na segunda edição do Câmara Itinerante - Foto: Gessica Souza

2021 foi o ano que a oportunidade surgiu, Marcos Calderan se tornou o Prefeito de Maracaju e Robert o Presidente da Câmara. Toda essa convergência de ideias surgiu ainda na campanha, Robert foi um dos primeiros políticos a levantar a bandeira de Marcos, defendendo com unhas e dentes sua candidatura, tudo isso reflete agora, conseguindo esse feito INÉDITO, levar as autoridades para locais onde a população tem uma maior facilidade de acesso, estreou em Vista Alegre e teve sua segunda edição na noite dessa quarta-feira 27-10 no Projeto Atitude Social, coração da Vila Juquita e bairro mais populoso da cidade, ambas contaram com um bom público presente, muito mais até mesmo que as tradicionais sessões no prédio da Câmara na região central da cidade.


Microfones Abertos: População teve acesso livre para opinar, criticar e apresentar demandas - Foto: Gessica Souza

A forte presença do público, por si só, não tornaria o Programa Câmara Itinerante BEM-SUCEDIDO se não fosse uma coisa: a participação da comunidade, microfones abertos e a timidez é deixada de lado. Os pedidos vão de troca de lâmpadas, drenagem ou simplesmente poder tirar um sorriso no rosto de um dos vereadores mais antigos do Legislativo como, por exemplo, ocorreu com Nenê da Vista Alegre, quando foi relembrado que foi padrinho de casamento de uma moradora, após isso o recado foi um só: o vereador desafiou a moradora para um convite de almoço e o riso correu solto, fazendo por si só, tudo muito mais GRANDIOSO do que se pensou!


Pedidos vão de recuperação de asfalto, tapa-buraco, limpeza urbana, drenagem e outros - Foto: Gessica Souza

Em tempos que há o debate se a Sessão da Câmara oficial, sim, aquela de terno e gravata, deve retornar ao período matutino ou permanecer no noturno, sabemos apenas de uma coisa: o Programa Câmara Itinerante é INSUBSTITUÍVEL, não pode parar e terá vida longa, afinal nunca antes foi dada a voz direta para a população que é a maior interessada em todo o processo.


Idealizador do projeto, Robert Ziemann explanando durante evento desta quarta-feira no Projeto Atitude Social - Foto: Gessica Souza

Mas este não é o único projeto vitorioso do Legislativo Municipal, tudo isso foi exposto aos moradores pelo Presidente que foi enfático ao afirmar: “Sempre escutamos que os vereadores não trabalham”, confirmando em números que o atual grupo de 13 vereadores é um dos mais ativos, participativos e “cobradores” de melhorias para a comunidade, contemplando em apenas 10 meses de mandado: mais de 970 mil economizados e devolvidos à Prefeitura de Maracaju; foram realizadas 36 Sessões Ordinárias, dentre elas 14 foram via remota, 12 Sessões Extraordinárias e 2 Sessões Solene. Os vereadores apresentaram 32 Projetos, 3 deles foram vetados, 1 foi suspenso, 2 estão tramitando e 27 já foram sancionados.

Foram ainda enviadas 406 Ofícios, 12 Indicações e 42 requerimentos, a fim de buscar melhorias para população e foram apresentadas 48 moções.

Diante de tudo isso e muito mais... Vida Longa a Câmara Itinerante!

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube