Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicóloga Maressa Teodoro da Silva: Saiba como você pode ajudar alguém com depressão.

03 mai 2021 16:12:00

| Colunista em Foco

Psicóloga Maressa Teodoro da Silva: Saiba como você pode ajudar alguém com depressão.

Primeiramente a depressão é uma doença psiquiátrica crônica, muito comum e silenciosa. A depressão se dá quando temos deficiência na produção de neurotransmissores no cérebro. Essas substâncias como a serotonina e a noradrenalina, são responsáveis por enviar impulsos para diversas partes do cérebro. Como esses impulsos não são enviados corretamente, acaba dificultando a pessoa se sentir feliz e ativa.

Muitas vezes, quem convive com uma pessoa que está com depressão quer ajuda-la, porém não sabe como, ou até acaba piorando a situação com palavras e conselhos vazios. A ajuda de familiares e amigos é essencial, mais é preciso fazer de forma responsável. Segue algumas dicas de como ajudar alguém com depressão:

  • Ouvir a pessoa: ouvir a pessoa é uma das atitudes mais importante. Procure não falar muito e dar conselhos sobre como se sentir melhor. Apenas escute, olhe nos olhos da pessoa e preste muita atenção.
  • Sugira a prática de alguma atividade física: a atividade física junto a outros métodos de tratamento, pode melhorar o humor e qualidade de vida de quem está com depressão. Além de fazer bem para o corpo e a mente, a prática de atividade física é um incentivo de a pessoa sair de casa. Convide- o para caminharem juntos, ir academia ou praticar algum outro esporte.
  • Mostrar compreensão: é muito comum as pessoas dizerem “mais fulano tem uma vida tão boa e está sentindo assim” evite isso, não julgue. A depressão é uma doença como qualquer outra. Se não souber o que falar, apenas acolha e mostre compreensão. Não se preocupe em querer dar os melhores conselhos.
  • Desencoraje o consumo de álcool e drogas: álcool e drogas são válvulas de escape para quem tem depressão, porém pode piorar o quadro pelo seu efeito depressor. Você pode convidar a pessoa para se socializar, mais jamais incentive a beber ou usar qualquer tipo de drogas.
  • Não ignore comentários suicidas: essa frase muito utilizada “ de quem vai se matar não avisa” é completamente falsa. Muitas das pessoas avisam sim, dão sinais, por isso não ignore esses tipos de comentários, leve o a sério, converse com a pessoa e estimula a buscar ajuda profissional o quanto antes.
  • Incentivar a ida a um psicólogo: a ajuda de um amigo ou familiar é muito importante para a pessoa. Mais você precisa ter clareza de que a responsabilidade de curar a pessoa não é sua. O tratamento da depressão é algo profissional, realizado pelo psicólogo e em alguns casos com o médico psiquiatra. Se possível marca a consulta e vá com ela no dia.

Saber o que “NÃO DIZER” também é muito importante para não piorar a situação. Abaixo segue o que não se deve fazer e falar a quem está deprimido:

  • É só uma fase, logo passa...
  • Não é tão ruim assim, existem pessoas em situações piores...
  • Pare de frescura, isso é falta de Deus...
  • Isso é tudo sua culpa...
  • É normal se sentir triste, faz parte da vida...
  • Todos temos problemas...
  • Você deveria parar de ser tão negativa assim...
  • Não condene;
  • Não julgue;
  • Não opine;
  • Não dê sermão.

É importante termos consciência de que o cuidado psicológico e muitas das vezes psiquiátricos é fundamental para a pessoa se recuperar. O diagnóstico e tratamento precoce é muito importante para não agravar a doença e levar a pessoa a cometer o suicídio. Procurar ajuda psicológica é essencial para vencer a depressão.

Psicóloga Maressa Teodoro da Silva                                                                                        

CRP: 14/07845-4                                                                                             

Telefone: (67) 99946-2911 ou 3452-6035                                                           

Endereço: Rua Dr. Boaventura, 953, centro, Rio Brilhante- MS

Atendimento no particular e pelos planos da CASSEMS e São Francisco.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube