Curta nossa FanPage
fb.com/mjuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
10 jan 2025 16:59:15
| Colunista em Foco
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e acesse o grupo de notícias do Maracaju em Foco no WhatsApp.
Djhonatan Lucas M. Soares
Psicólogo
CRP/MS 14/08240-9
O conceito de “Saúde Mental” (SM) é amplo, pelo que nem sempre é fácil a sua definição, e muito menos a identificação daquilo que a determina. No entanto, da mesma forma que o conceito de “saúde” se refere a “um estado de completo bem-estar físico, psíquico e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, também se refere a algo mais do que apenas a ausência de perturbação mental.
Quatro anos após o início da pandemia da COVID-19, quadros de depressão, ansiedade, estresse e burnout aumentaram após a pandemia.
O Brasil enfrenta uma segunda pandemia, desta vez na Saúde Mental. O impacto emocional das perdas familiares, o sentimento de medo, a falta de socialização e a instabilidade no trabalho aumentaram o nível de estresse e sofrimento psíquico dos brasileiros.
O aumento nos transtornos ansiosos e depressivos é uma tendência dos últimos anos, mas atingiu patamares muito mais alarmantes após a crise sanitária.
Em tese, temos mais pessoas ansiosas, deprimidas, isoladas, estressadas e cansadas do que antes da pandemia. E o que podemos fazer para mudar essas situações alarmantes?
Nos dias de hoje, todos vivem na correria, sem tempo, estressados e cansados. Vivem como se o tempo estivesse correndo a 200km/h, no fim do dia, nós não temos mais força ou ânimo para quaisquer coisas. Seja realizar atividades físicas, seja cuidar da casa, ou até preparar alimentos.
Mas por que o título desta história é “pandemia da saúde mental?”, vamos lá:
- Primeiro, estamos vivendo como se o mundo estivesse acabando, como se a vida pós pandemia nos deixasse fora do ar, com a vontade de fazer tudo o que queríamos quando estávamos “presos dentro de casa”;
- Segundo, essa pressa, essa correria, esse estresse ansioso são causados, boa parte por nós mesmos, que fomos acostumados a fazer as coisas em tempo recorde, seja qual for a atividade, estamos sempre procurando terminar, pois temos mais e mais coisas a serem feitas;
- Falamos muito de saúde mental, de como cuidar, alertamos a todos sobre, mas e a nossa saúde mental? Por que temos tempo de alertar os outros, mas esquecemos da nossa? Onde está a empatia com aquele corpo que trabalha 08 horas por dia, faz mil atividades, mal se alimenta, cuida de outras pessoas (direta ou indiretamente), cuida da casa, filhos, contas, família e etc.?
- Estamos afunilando a nossa saúde mental com essas ocasiões transcritas acima. Podemos e temos que nos proporcionar momentos de empatia, de resiliência e amor próprio.
- Quanto custa cuidar da sua saúde mental?
Cuide-a.
Youtube: Clique aqui e inscreva-se no Canal do Maracaju em Foco.
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!