Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicólogo Lino Aquino: Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional.

17 out 2019 18:18:00

| Colunista em Foco

Psicólogo Lino Aquino: Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional.

O trabalho é uma atividade que pode ocupar grande parcela de tempo de cada indivíduo e do seu convívio em sociedade. Nem sempre possibilita realização profissional e pode, ao contrário, causar problemas que vão desde insatisfação até exaustão.

O cansaço pode ser classificado em 4 níveis: cansaço normal, cansaço frequente ou muito prolongado, fadiga permanente e exaustão, e Burnout que é um quadro mais intenso em que há um alto nível de estresse e esgotamento emocional.

Burnout é uma palavra de origem inglesa e é utilizada para se referir a algo que deixou de funcionar por exaustão. A Síndrome de Burnout assume uma concepção multidimensional, cuja manifestação se caracteriza por esgotamento emocional, redução da realização pessoal no trabalho e despersonalização do profissional. Pessoas que desenvolvem a Síndrome de Burnout não conseguem parar de pensar nas tarefas, se sentem irritados com as suas funções, com os colegas e insatisfeitos em relação ao que produzem.

Há três características da Síndrome de Burnout, são elas:

Exaustão física e mental: sensação de que a pessoa foi além do seu limite. O sujeito se sente desprovido de recursos físicos e emocionais para sair da situação;

Cinismo e ceticismo: falta de empatia pelos colegas de trabalho e descrença na existência da própria crise pessoal;

Sentimento de baixa realização profissional: essa característica vem acompanhada por um sentimento de culpa pela baixa produtividade. A pessoa se sente incompetente e tenta compensar, por vezes, trabalhando ainda mais.

Os sintomas são: desânimo, perda da iniciativa, irritabilidade, enxaquecas, desinteresse pelas atividades, sensação de esgotamento físico e emocional, dificuldade para dormir, dificuldade de concentração e perda da memória.

Todos nós estamos suscetíveis a desenvolver alguma doença relacionada ao estresse no trabalho. Por isso, é necessário que estejamos atentos para que assim, prontamente, possamos perceber em nós qualquer alteração física e emocional. Todavia, se você se identificar com alguma dessas características e apresentar esses sintomas, procure ajuda de um profissional capacitado.

Lino Aquino

Psicólogo

CRP 14/07698-1

PODCAST: Confira as notícias que marcaram Maracaju e região no seu resumo semanal de notícias (07-10 a 13-10), clique aqui.

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube