Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicólogo Lino Aquino: Musicoterapia para crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

14 jun 2019 16:27:00

| Colunista em Foco

Psicólogo Lino Aquino: Musicoterapia para crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A Música tem um poder incontestável sobre a mente e sobre o comportamento humano, e tende a ser muito apreciada por crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Por isso, pode-se afirmar que a Musicoterapia é uma das principais técnicas, e que consegue chegar mais perto desses indivíduos. A Musicoterapia permite que a criança com o TEA desenvolva sua capacidade de ouvir, sentir e tocar. Através deste tipo de atividade, as áreas a se trabalhar são inúmeras, desde trabalhar a psicomotricidade, ao executar gestos e até mesmo a dança, desenvolver a acuidade auditiva e também trabalhar questões como ritmo, atenção, memória, entre outras.

A musicoterapia consiste em um processo sistemático de intervenção no qual o terapeuta ajuda o paciente a promover sua saúde, utilizando experiências musicais e a relação terapêutica. Na musicoterapia, o paciente vivencia a música de forma ativa, através de atividades de audição, performance, composição e improvisação musical, sendo que a seleção destas atividades é determinada pela necessidade clínica do paciente, bem como por suas habilidades desenvolvidas e potenciais, gostos, histórico e ideias sobre a música, conjugados com a abordagem teórica e metodologia clínica adotadas pelo terapeuta.


Foto do Projeto de Musicoterapia existente e realizado pelo Colunista e Psicólogo Lino Aquino, através da Prefeitura de Maracaju.

O Projeto de Musicoterapia é um trabalho pioneiro oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Maracaju, através da Fundação Cultura, e está sendo desenvolvido por mim. A ideia surgiu da necessidade de um atendimento gratuito às crianças com TEA, tendo em vista que muitos pais necessitam deste tipo de intervenção e outros acompanhamentos para os seus filhos.

Lino Aquino

Psicólogo

CRP 14/07698-1

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube