Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicólogo Lino Aquino: Psicoterapia para casais.

11 ago 2021 21:12:00

| Colunista em Foco

Psicólogo Lino Aquino: Psicoterapia para casais.

Em um relacionamento existem várias situações desafiadoras para o casal e nem sempre isso é fácil ou possível de ser resolvido. Por isso, existem momentos em que buscar ajuda de um psicólogo através da psicoterapia de casal pode ser um indispensável recurso para salvar a relação e, até mesmo, evitar o divórcio. 

Muitas vezes, a rotina, os problemas em família, com filhos, finanças, trabalho etc, são somados à falta de compreensão e de respeito pela individualidade do outro, fazendo com que os companheiros percam a capacidade de diálogo e de compreensão das necessidades um do outro. 

Diferentes visões de mundo e divergências de pensamentos, quando muito acentuadas, podem acabar levando uma relação à crise. 

Você sabe o que é psicoterapia de casal? 

A psicoterapia de casal pode ser considerada uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades e impasses. 

Aquelas longas conversas que, muitas vezes, acabam em brigas e acusações, são facilitadas através da psicoterapia. O psicólogo passa a fazer o papel de mediador, e de forma cuidadosa, elabora questionamentos e induz à reflexão, permitindo que o casal saia da zona de conflito e parta para a busca de soluções. 

A psicoterapia de casal é uma oportunidade de perceber que nem sempre há falta de comunicação, como muitas pessoas pensam, mas sim um jeito equivocado de se comunicar. 

E quando você pode procurar ajuda? 

Quando há falta de reconhecimento dos limites do outro, falta de empatia e de compreensão dos desejos ou das necessidades do parceiro ou da parceira, e isso, por vezes, acaba desencadeando conflitos graves e gerando, inclusive, o adoecimento de uma ou de ambas as partes e até dos filhos, que presenciam as brigas e discussões. 

Ao perceber que já não é mais possível resolver os impasses apenas entre o casal, e que as tentativas de manter o relacionamento estão quase se esgotando, pode ser o momento de optar pela psicoterapia. 

É importante ressaltar que a psicoterapia de casal pode ser feita de forma preventiva, quando pequenos impasses ou conflitos começam a surgir, ou também pelo fato de o casal desejar conhecer mais a si e ao outro, para que a relação flua de maneira saudável. 

O objetivo principal é auxiliar o casal a desenvolver 
sua comunicação através de recursos próprios, para que este possa lidar melhor com as situações problemáticas. Por fim, o objetivo psicoterapêutico é encaminhar os parceiros para a construção da autonomia na solução dos impasses e dos conflitos, porém, jamais criar uma relação de dependência com o psicoterapeuta, de forma que este se torne o responsável pela resolução dos problemas.

Lino Aquino - Psicólogo
CRP 14/07698-1

Clínica Bella Mater -  Avenida Mário Corrêa, 1781 - Alto San Raphael

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube