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Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
17 jun 2019 19:43:00
| Colunista em FocoA pergunta que eu mais recebo dos clientes, amigos e conhecidos é sem dúvidas: “Com que frequência tenho que publicar no insta? Ou então: “Quantas vezes por semana eu devo postar no insta? ”.
E é aí que mora o primeiro erro. O Instagram não se importa se você posta 20 vezes por dia ou uma vez a cada dois meses. O que realmente importa para a plataforma é qual a relevância do seu conteúdo para o público. Se você tem um bom conteúdo, você não precisa definir a frequência com base “no que o algoritmo vai pensar”, e sim em qual a melhor estratégia para resolver o problema que você se propõe a resolver.
O objetivo do algoritmo do Instagram é trazer a melhor experiência possível ao usuário, entregando conteúdo que ele gosta e eliminado aquilo que não o interessa. Assim, o usuário tem afinidade com o conteúdo que recebe e tem mais chances de voltar ao aplicativo, navegando pelo feed, Stories e vídeos.
- Se o seu negócio é sobre um produto que é consumido diariamente, você pode (ou deve) postar diariamente sobre ele. Comida é um ótimo exemplo.
- Se o seu negócio for “tempo real”, postar várias vezes ao dia não é um problema. Portais de notícias costumam fazer isso.
- Se você vende serviços, você pode falar sobre eles semanalmente ou quinzenalmente (para não cansar o público) e intercalar as postagens promocionais com o conteúdo relevante para sua audiência.
- Se o seu produto é sazonal (como viagens, por exemplo), explore a jornada do cliente ao longo do ano e concentre suas estratégias comerciais apenas no período onde as vendas são mais propícias.
O algoritmo nunca vai pesar a frequência acima da interação com os usuários. Postar “qualquer coisa” é muito pior do que não postar nada. Sua frequência deve ser definida com base na sua estratégia e objetivos, nunca com base no algoritmo.
O Instagram classifica o que mostra para cada usuário baseado na interação dele. Mas o que considerado interação?
Errou quem pensa que são somente os comentários e curtidas. Existem várias outras formas de interação que são contabilizadas. São elas: Tempo gasto vendo cada post, legenda, interação nos stories, função “arrasta para cima”, clicar nos elementos do perfil “como chegar, ligar, encaminhar”, usar a geolocalização, fazer postagens em horário alto de engajamento, ter uma biografia, utilizar as hashtags certas etc. Tudo continua no feed e na linha dos stories. O que acontece é que ninguém navega até o final da timeline e, por isso, coisas que uma marca posta passam despercebida.
Gostou? Espero que tenha ajudado a entender melhor um pouco de como funciona o algoritmo do instagram. Abraço!
Referência: https://blog.bume.io/algoritmo-do-instagram/
Thaise Dias, (67) 99656-3087
DRT 261/MS
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