Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Qual máscara usar? Independente do modelo, acessório tem que ser eficaz

13 jul 2020 11:16:00

| Saúde

Qual máscara usar? Independente do modelo, acessório tem que ser eficaz

O uso da máscara é recomendado sempre que tivermos que sair de casa, seja para ir ao mercado, circular em espaços públicos ou pegar o ônibus. Também é aconselhado utilizar a máscara caso precise ira até o portão da sua casa ou na portaria de seu prédio atender o serviço de delivery. Para garantir eficácia, as máscaras precisam cobrir a boca e o nariz. Não adianta andar com o acessório no queixo, como muita gente vem fazendo.

Para funcionar bem, precisam seguir algumas especificações. Não é o preço ou a espessura do material com que é feita que indiquem se a máscara é segura ou não. Testes realizados pelo Instituto de Física e pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) apontaram que as máscaras com maior equilíbrio entre proteção e respirabilidade são produzidas em TNT e não pesam no bolso.

É preciso que tenham pelo menos duas camadas de pano e sejam feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. Uma boa máscara deve ter a capacidade de filtragem superior a 80%. E embora elas sejam descartáveis, máscaras de TNT podem ser lavadas até três vezes, no máximo. Especialistas recomendam que elas não devem ser lavadas muitas vezes, porque perdem a eficiência.

As máscaras caseiras, desde que bem confeccionadas, são recomendadas pelo próprio Ministério da Saúde.  Além de eficientes, são equipamentos simples e fáceis de produzir. Há diversos tutoriais na Internet que ensinam a fazer mesmo que você não tenha máquina de costura.

Para quem usa óculos, uma boa dica são as máscaras triplas de TNT com clipe nasal que não deixa embaçar o equipamento.  Desde descartáveis até aquelas com designs de grife, o importante atentar para a finalidade primordial deste equipamento: a sua capacidade de proteção contra este inimigo mortal e invisível chamado Covid-19.

Teresa Hilcar, Subcom
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube