Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Reinaldo Azambuja parabeniza DOF pela maior apreensão de drogas do Brasil: 33,3 toneladas de maconha

28 ago 2020 00:46:00

| Cidades

Reinaldo Azambuja parabeniza DOF pela maior apreensão de drogas do Brasil: 33,3 toneladas de maconha

As forças de segurança de Mato Grosso do Sul voltaram a ganhar destaque nacional pelo desempenho no combate ao tráfico de drogas. A apreensão de 33,3 toneladas de maconha pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) durante a Operação Hórus, é um recorde no País e mereceu elogios do governador Reinaldo Azambuja "Parabenizo os policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) que, em trabalho conjunto com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, realizaram a maior apreensão de drogas do país. Foram 33,3 toneladas de maconha tiradas de circulação durante a operação Hórus, causando um prejuízo de mais de R$ 50 milhões às organizações criminosas. Quando unimos esforços, protegemos as nossas fronteiras e o nosso país!", afirmou o governador.

A ação foi destacada também pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, que em seu twitter publicou: "Parabenizo os policiais e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul pela apreensão recorde de 33 ton de maconha. O Programa VIGIA do @JustiçaGovBr seguirá dando todas as condições para que as forças de segurança possam combater o crime organizado nas fronteiras!". 

A apreensão

A apreensão de 33,3 toneladas de maconha foi em Maracaju, nesta quarta-feira (26). A droga estava em um caminhão bitrem que seguia por uma estrada vicinal que dá acesso a MS-166. Dois homens que batiam a estrada para o motorista do caminhão foram presos.

Os policiais realizavam ações da Operação Hórus e durante patrulhamento pela MS-166 avistaram um caminhão com placas de Maracaju, tracionado com semirreboques bi caçamba, que seguia no sentido contrário em uma estrada vicinal, sendo que ao perceber a presença do DOF o motorista tentou fazer uma manobra para entrar em uma estrada transversal.

Os policiais deram ordem de parada ao condutor do caminhão que não obedeceu e não conseguindo concluir a manobra de fuga, abandonou o veículo e fugiu a pé por uma mata existente no local. Em vistorias ao veículo os policiais localizaram centenas de fardos de maconha nas caçambas dos semirreboques.

Atrás do caminhão vinha um Ford KA, cor branca, também com placas de Maracaju, que tinha como motorista um homem de 25 anos e outro de 45 anos como passageiro. O veículo foi abordado pelos policiais do DOF e os ocupantes além de apresentarem nervosismo excessivo, não conseguiram apresentar uma versão convincente para a presença naquele local. Em vistorias ao veículo os policiais localizaram um rádio comunicador oculto no painel e, os suspeitos acabaram por confessar que batiam a estrada para avisar o condutor sobre a presença da polícia.

Os acusados foram presos e encaminhados junto com os veículos, os semirreboques e a droga para a sede da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por desenvolverem clandestinamente atividade de telecomunicação.

Maior apreensão da história

A apreensão realizada ontem pelo DOF é a maior já registrada no Brasil. O recorde anterior, também registrado em Mato Grosso do Sul, era da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que em ação conjunta apreenderam 28 toneladas de maconha, no mês de maio deste ano, em uma estrada entre Tacuru e Iguatemi.

Com a apreensão de ontem o DOF já tirou de circulação 180,5 toneladas de drogas de 1º de janeiro e 26 de agosto deste ano. No mesmo período do ano passado foram apreendidas 73,2 toneladas de drogas. Em todo o estado já foram apreendias este ano mais de 510 toneladas de drogas, que é mais que o dobro do ano passado, quando foram tiradas de circulação pouco mais de 243 toneladas de entorpecentes.

Sobre o DOF

Diretamente subordinado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o DOF atua em 53 municípios do Estado, na fronteira com o Paraguai e com a Bolívia e na divisa com o Paraná e parte da divisa com São Paulo, inclusive em uma extensa área rural. Atualmente a sede do Departamento fica localizada na Avenida Coronel Ponciano, em Dourados.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. O denunciante não precisa se identificar e a ligação é mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Joelma Belchior, Sejusp
Fotos: Divulgação DOF

 

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube