Curta nossa FanPage
fb.com/mjuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
11 mai 2026 12:47:41
| Política
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e acesse o grupo de notícias do Maracaju em Foco no WhatsApp.
Campo Grande sediou, nesta semana, um encontro que reuniu cerca de 60 representantes de entidades populares, associações, ONGs e lideranças comunitárias para debater políticas habitacionais e os desafios da moradia em Mato Grosso do Sul. Entre os presentes, esteve a ex-secretária de Cidadania e pré-candidata a deputada federal Viviane Luiza, que participou como convidada especial.
O evento contou com 16 presidentes de entidades habilitadas no programa Minha Casa Minha Vida Entidades, além de representantes de oito grandes ocupações urbanas, lideranças de periferias e assentamentos rurais do entorno da capital. Também participaram grupos envolvidos na construção de 908 unidades habitacionais em áreas da Secretaria do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul.
Durante sua participação, Viviane destacou a importância de ouvir diretamente quem vive a realidade da moradia no dia a dia. Sem assumir papel institucional no encontro, ela reforçou sua intenção de atuar como ponte entre as demandas locais e os espaços de decisão nacional. “Acredito que é ouvindo de perto as lideranças e entendendo as dificuldades reais que a gente consegue levar pautas mais consistentes para onde elas precisam estar”, afirma Viviane Luiza.
Avanços e desafios da habitação
Entre 2023 e 2026, Mato Grosso do Sul contabilizou a entrega de 23 mil moradias por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Número que demonstra a ampliação do acesso à casa própria no Estado. Iniciativas como o MS Moradia, com previsão de mais de R$ 400 milhões em investimentos, e o Bônus Moradia, que já beneficiou mais de 3.400 famílias, também foram citadas durante o encontro.
Ao mesmo tempo, lideranças presentes apontaram entraves como a burocracia nos processos, dificuldades na regularização fundiária e necessidade de maior integração entre os entes federativos. Diante das falas, Viviane Luiza adotou um posicionamento de escuta e reflexão: “São pautas importantes que precisam ser analisadas com responsabilidade. Acredito muito no fortalecimento dessas conexões para que as soluções avancem de forma concreta”.
O encontro foi marcado pela troca direta entre lideranças e representantes do campo habitacional, com foco na construção coletiva de soluções. A construção de políticas públicas mais eficientes passa pelo fortalecimento do diálogo entre movimentos sociais e poder público, com menos burocracia e mais articulação.
ASSECOM
Youtube: Clique aqui e inscreva-se no Canal do Maracaju em Foco.
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!