Curta nossa FanPage
fb.com/mjuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
03 out 2026 10:33:33
| Tempo
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e acesse o grupo de notícias do Maracaju em Foco no WhatsApp.
Dados combinados do Inmet e Climatempo apontam estabilidade temporária durante o dia, mas Defesa Civil emite "Alerta Laranja" para forte temporal com granizo e ventos de até 100 km/h.
MARACAJU — Os moradores de Maracaju - MS devem aproveitar a manhã e o início da tarde deste sábado, 3 de outubro de 2026, para atividades ao ar livre, mas sem deixar de monitorar o céu. De acordo com os principais institutos de meteorologia do país, a cidade vive um dia de transição climática, misturando calor intenso com a aproximação de uma forte frente fria.
Manhã com sol e termômetros em elevação
Segundo dados do Climatempo, o sábado começou com céu aberto e predomínio de sol. Contudo, a umidade relativa do ar, que amanheceu alta (na casa dos 90%), deve despencar ao longo do dia, atingindo marcas próximas de 60% nas horas mais quentes.
A temperatura máxima prevista para hoje deve atingir os 31°C, enquanto a mínima registrada na madrugada foi de 18°C. A sensação de abafamento tende a aumentar após o meio-dia, servindo como combustível para as instabilidades que começam a se formar no Centro-Oeste.
Tarde com pancadas isoladas e o risco do "Alerta Laranja"
Apesar do sol predominante na primeira metade do dia, o cenário muda a partir da tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram um Alerta Laranja de Tempestade, classificado como de "Perigo", cobrindo Maracaju e municípios vizinhos.
Há uma chance de 45% de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde deste sábado. O perigo real, no entanto, se consolida entre a noite de hoje e o domingo (4). O aviso meteorológico prevê:
Volume de chuva: Entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm por dia.
Ventos intensos: Rajadas severas variando de 60 a 100 km/h.
Granizo: Alta probabilidade de queda de granizo em pontos isolados. [1]
Recomendações de segurança
Diante do agravamento das condições climáticas para as próximas horas, as autoridades locais alertam para riscos de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. A Defesa Civil recomenda que a população evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, não busque abrigo debaixo de árvores e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas durante os momentos de maior atividade elétrica.
Para o domingo, o impacto do sistema de instabilidade será sentido de forma drástica na temperatura: a máxima despenca para apenas 22°C, acompanhada de chuva pesada ao longo de todo o dia.
Youtube: Clique aqui e inscreva-se no Canal do Maracaju em Foco.
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco


ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!