Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Segredo da alta produtividade e escassez de fertilizantes no campo foram destaques no 2° dia de Showtec

27 mai 2022 21:30:00

| Rural em Foco

Segredo da alta produtividade e escassez de fertilizantes no campo foram destaques no 2° dia de Showtec

O que faz uma lavoura produzir mais? Como driblar a escassez de fertilizantes provocada pela guerra na Ucrânia? Qual a importância que uma plantadeira bem revisada pode ter no resultado da colheita? Essas foram algumas das perguntas respondidas durante o segundo dia de palestras no 25° Showtec, promovido pela Fundação MS, em Maracaju.

O evento, que segue até sexta-feira, dia 27, focou os debates em situações que podem significar o sucesso ou fracasso da safra. Logo pela manhã, o Dr. Paulo Arbex, do Grupo de Plantio Direto (GPD) da Unesp, falou sobre as boas práticas que podem garantir melhores resultados nas lavouras, como a profundidade da semente no solo e os perigos que uma superpopulação de plantas em uma mesma área. "Mais sementes no solo não significam necessariamente maior produtividade, pois se as plantas precisam brigar por espaço elas não terão energia para se desenvolver", lembrou o professor.

Em seguida, o MSc. Julio Cesar Santos Pereira, da GPD Academy, juntamente o Dr. Arbex, realizou a revisão de uma plantadeira ao vivo, explicando o passo-a-passo e ressaltando os pontos que fazem a diferença na hora do plantio. "Se sua máquina estiver bem regulada, as chances de ela quebrar ou ficar parada muito tempo são menores. Não adianta nada você ter plantadeiras com 12,14, 16 discos se toda hora ela parar porque não está revisada", ressaltou ele.

Para o engenheiro agrônomo Gabriel Barbosa, que trabalha com a produção de grãos, a manhã foi extremamente produtiva. "São palestrantes com muita didática, trazendo o que há de novo em pesquisa e tecnologia. O conhecimento aliado à força de vontade são fundamentais para termos uma safra bem-sucedida", destacou.

Na parte da tarde, a Arena Showtec recebeu os doutores Dr. Robinson Osipe, da Estação Dashen, Dr. Fernando Adegas, da Embrapa Soja, e Dr. Luciano Del Bem Júnior, da Fundação MS, que falaram sobre as limitações e desafios no manejo de plantas daninhas. Enquanto Osipe falou sobre estratégias para driblar a falta de insumos, Adegas mostrou maneiras eficientes de utilizar os pré-emergentes. Ao final do painel, Del Bem Júnior apresentou resultados obtidos pela Fundação MS no manejo de pragas, utilizando combinações de produtos e levando em consideração a ordem dos aditivos na mistura.

A guerra na Ucrânia e suas consequências para a agricultura brasileira não ficaram de fora do debate, sendo uns dos pontos abordados pela Dr. Mariângela Hungria, da Embrapa Soja. Ela lembrou que 85% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados, e ofereceu alternativas biológicas para o fornecimento de nutrientes. Hungria também falou sobre os perigos de organismos inoculantes resistentes à temperatura e defensivos agrícolas. "Recentemente, tivemos um problema gigantesco com a Salmonella na fábrica do Kinder Ovo que levou a empresa à falência. Ela veio desde o campo, pois os microorganismos estão cada vez mais difíceis de eliminar", ressaltou ela.

Encerrando o dia, Dr. Godofredo Cesar Vitti, da ESALQ/USP, discorreu sobre o uso eficiente de fertilizantes, que podem amenizar a dependência de produtos importados e obter os mesmos resultados.

O Showtec conta com a promoção da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS). O apoio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (FEBRAP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro), por meio do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems), e Prefeitura Municipal de Maracaju. O Showtec tem patrocínio na modalidade ouro do Sicredi, MS Energy Engenharia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (Senai MS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), na prata da Inpasa Brasil e Bradesco e na bronze da Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul).

Toda programação do Showtec é gratuita e aberta ao público e também é transmitida ao vivo no canal do Youtube da Fundação MS, no endereço youtube.com/fundacaomsoficial

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube