Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Showtec 2022 abre as portas como a maior feira de todos os tempos

25 mai 2022 23:24:00

| Rural em Foco

Showtec 2022 abre as portas como a maior feira de todos os tempos

Difusão das tecnologias, pesquisa e negócios no evento da Fundação MS dão suporte para o aumento de produtividade em Mato Grosso do Sul 

A partir de hoje até dia 27 de maio, produtores rurais, profissionais que atuam no agronegócio e estudiosos do setor terão acesso a novas ferramentas para potencializar a produção agrícola no estado e no Brasil. A Fundação MS realizou, na manhã desta quarta-feira (25), a cerimônia de abertura da 25ª edição do Showtec, em Maracaju (MS).

Os visitantes poderão encontrar um parque com 150 empresas, divididas em mais de 20 segmentos da cadeia produtiva, disponibilizados em uma área de mais de 120 mil metros quadrados. Neste ano, as palestras técnicas abordarão temas atuais e extremamente importantes para o produtor rural. Serão dois espaços para que palestrantes possam realizar uma abordagem minuciosa do tema e trazer informações relevantes e práticas, que possam ser aplicadas em curto prazo na propriedade.   

O presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes aponta a evolução científica do setor, como a base dos resultados da produção no Estado. Nesta 25⁰ edição do Showtec, a maior edição de todos os tempos, a Fundação MS, criada em 18 de março de 1992, celebra 30 anos e somente nos últimos 3 anos a Fundação investiu R$ 6,2 milhões em máquinas e equipamentos “para trazer mais informação e tecnologia de qualidade para que o produtor rural possa usar no seu dia a dia”, acrescenta Mendes.

Dentre os resultados trazidos pelo incremento da pesquisa, o presidente da Fundação MS destaca o ranking dos 100 maiores municípios brasileiros com arrecadação em receita agropecuária. “Dos 14 municípios sul-mato-grossenses no ranking, a Fundação MS está presente em 10 deles, com unidades de pesquisa, demonstrando que de fato existe uma relação muito próxima entre a produção e a geração de informação e tecnologia”, destaca. 

O agronegócio vem se desenvolvendo a cada dia. A previsão do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, é que o estado deve chegar em 5 milhões de hectares em área plantada nos próximos três anos. Um aumento bastante expressivo nos últimos 10 anos.

A tecnologia e a inovação são os grandes insumos para o crescimento da agricultura, em Mato Grosso do Sul. Nos últimos 7 anos, o Estado teve um incremento de 1,5 milhão de hectares, totalizando atualmente 3,9 milhões em área plantada para agricultura. “Com a disseminação de pesquisa e conhecimento, o Showtec tem dado suporte aos produtores rurais do Estado, preservando nossa produção e avançando de forma sustentável”, afirma Azambuja.

O presidente da Fundação MS aproveitou a cerimônia de abertura para comemorar a pavimentação do acesso ao Showtec, tornando o caminho ao evento mais seguro e ágil. “Esse é um grande presente que celebramos hoje, um marco para nosso evento. Isso demonstra a credibilidade da Fundação MS à frente dessa feira, que agrega valor a todos os participantes”. 

Para Eduardo Riedel, a participação do governo com as entidades de pesquisa e universidades é essencial para produção de conhecimento e prática.  Riedel recebeu das mãos do presidente da Fundação MS a homenagem pelos serviços prestados à entidade e ao agronegócio. “O tripé da ciência, tecnologia e inovação é o que sustenta o agronegócio e o desenvolvimento da sociedade”.

O evento está sendo realizado na sede da instituição de pesquisa e a abertura oficial contou com a participação do presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, os presidentes da Famasul, Marcelo Bertoni, da OCB/MS, Celso Ramos Régis e da Aprosoja/MS, André Dobashi. O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, o presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Roberto Ziemann, o diretor-presidente do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça, o presidente do Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, o secretário de estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, e o chefe-geral da Embrapa Pantanal, Jorge Lara, também estiveram prestigiando o evento.

O Showtec conta com a promoção da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS). O apoio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (FEBRAP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro), por meio do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems), e Prefeitura Municipal de Maracaju. O Showtec tem patrocínio na modalidade ouro do Sicredi, MS Energy Engenharia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (Senai MS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), na prata da Inpasa Brasil e Bradesco e na bronze da Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul).

Toda programação do Showtec é gratuita e aberta ao público, com transmissão pelo canal do youtube da Fundação MS.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube