Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Silvana Terena diz que presidente da Assomasul abre diálogo importante para parcerias com indígenas

27 abr 2021 23:59:00

| Cidades

Silvana Terena diz que presidente da Assomasul abre diálogo importante para parcerias com indígenas
Presidente Valdir Júnior com Silvana Terena (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

A Subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena do Estado, Silvana Dias de Souza de Albuquerque, a Silvana Terena, avaliou como muito importante à reunião desta segunda-feira (26) com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, na qual discutiu-se uma ação conjunta no sentido de buscar recursos para investimento em terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

Além de Silvana Terena, o dirigente municipalista recebeu em seu gabinete, em Campo Grande, o coordenador Regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Campo Grande, Leopoldo José da Costa, e o técnico do órgão, Tiago, além do vereador Sérgio Terena, de Nioaque.

Ela disse que o presidente da Assomasul, que também é prefeito da cidade de Nioaque, abriu um diálogo importantíssimo na construção de parcerias com os indígenas.

“A proposta do presidente da Assomassul, Valdir Júnior, de abrir um diálogo entre a Funai Regional de Campo Grande e as demais regionais em parceria com nossa  Subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena,  é muito importante nesse momento, uma vez que nunca aconteceu uma conversa entre os prefeitos dos municípios que têm terras indígenas e a Funai, para discussão de assuntos relacionados à política pública social para nossas aldeias”, declarou ela, ao site oficial da entidade (www.assomasul.org.br), após o encontro.  

A ideia, conforme a pauta da reunião, é buscar apoio da bancada federal no sentido de levar investimentos às terras dos 30 municípios onde existem reservas indígenas em Mato Grosso do Sul.

“Está iniciativa é importante, pois o presidente Valdir Júnior propõe, através deste diálogo, buscar uma conversa com os parlamentares federais com o objetivo de solicitarem emendas direcionada à Funai de Mato Grosso do Sul e assim colocar a Subsecretaria Estadual Indígena como uma ponte de diálogo entre estes poderes”, acrescentou.

Segundo Silvana Terena, o compromisso assumido pelo presidente da Assomasul de buscar entendimentos com as autoridades públicas, em especial a representatividade do Estado no Congresso Nacional em favor de recursos para os povos indígenas é um acontecimento inédito em Mato Grosso do Sul.

“Eu acredito muito no potencial do diálogo entre as esferas federal, estadual e municipal. Eu fiquei muito satisfeita com a proposta do prefeito Valdir Júnior,  sabendo que no município dele, Nioaque, tem terras indígenas com quatro aldeias, e ele conhece  bem a realidade do nosso povo indígena e sabe de suas necessidades de políticas públicas. Realmente, fiquei muito feliz e satisfeita com presidente Valdir Júnior. Foi o primeiro presidente, realmente, a  ter essa preocupação tão especial, não só para sua cidade, mas  um olhar para todos os municípios onde residem nossa população indígena. Isso sim é  inclusão institucional”, destacou a subsecretária.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube