Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Somente municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno em 2020.

26 out 2020 03:11:00

| Política

Somente municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno em 2020.

Segundo TSE, em todo o país apenas 95 municípios estão aptos a terem segundo turno.

Redação

Pode até parecer uma mera dúvida, mas muitas pessoas ainda questionam se Maracaju ou outras cidades de pequeno e médio porte podem ter segundo turno nas Eleições Municipais de 2020, tal dúvida ampliou-se ainda mais neste ano com o oferecimento de nada menos do que seis candidaturas ao Executivo Municipal em Maracaju.

Concorrem ao pleito eleitoral neste ano, demonstrados em ordem alfabética, respectivamente candidatos a Prefeito e Vice: Amauri Mazzucatto e Paulo Ricardo Peruzzatto pelo PSC com o nº 20, Lenilso Carvalho e Dra. Lidiane pelo MDB com o nº 15, Marcos Calderan e Maurão pelo PSDB com o nº 45, Professor Jeamilton e Eliane Simões pelo AVANTE com o nº 70, Reginaldo Fotógrafo e Viko Motos pelo DC com o nº 27 e Thiago Caminha e Dra. Teliane pelo Republicanos com o nº 10.

Regras

Mas o grande número de candidatos não é regra para a realização do segundo turno, segundo o TSE, atualmente somente 95 municípios no país estão aptos a terem o segundo turno, todos eles se encaixando na regra de ter mais de 200 mil eleitores.

Pela Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos consegue, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos que disputam o cargo. Se essa situação ocorrer, disputarão o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados no primeiro turno.

Com relação às capitais, manteve-se o mesmo quadro das Eleições de 2016: das 26 capitais dos estados, 25 têm mais de 200 mil eleitores em 2020, à exceção de Palmas (TO). Este ano, não há pleito no Distrito Federal nem em Fernando de Noronha (PE).

Assim, Maracaju deve mesmo decidir quem administrará o município no período de 2021 a 2024 agora no próximo dia 15-11, sem possibilidade de segundo turno. Confira a listagem dos municípios que podem ter segundo turno no país, clique aqui.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube