Curta nossa FanPage
fb.com/mjuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Siga-nos
@maracajuemfoco
Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
07 mai 2025 12:40:00
| Educação
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e acesse o grupo de notícias do Maracaju em Foco no WhatsApp.
No período de 26 a 30 de abril, acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Maracaju, realizaram viagem técnica ao Estado de São Paulo para conhecerem a AGRISHOW, em Ribeirão Preto; e, em Jaboticabal, a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCAV/UNESP); e a COPLANA - Cooperativa Agroindustrial.
Uma das maiores feiras agrícolas no mundo e a maior feira agropecuária do Brasil, a Agrishow reúne soluções para todos os tipos de culturas, safras, máquinas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.
Em sua 30ª edição, a feira reuniu neste ano mais de 800 marcas expositoras. Para o acadêmico do 4° ano do curso, Fernando Minervini, a experiência foi marcante para toda a turma. “Ficamos admirados com a grandeza exposta na AGRISHOW, que abrange desde o pequeno produtor pecuarista ao grande produtor agrícola. Vimos maquinários e implementos que moldam o futuro do agronegócio, com conectividade, tecnologia e inovação, gerando economia e altos rendimentos nas operações”.
Com foco na pesquisa, no ensino e na extensão, nos Laboratórios do Núcleo de Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia de Aplicação – NEDTA, na UNESP, de responsabilidade do Prof. Dr. Marcelo da Costa Ferreira, acompanhados pelos doutorandos Edimar Peterlini e Anderson Rodrigues, e pelos mestrandos, Lucas Medeiros e Nelson Roque, os acadêmicos puderam conhecer o equipamento “Analisador do tamanho de partículas por difração de raios laser”. Este equipamento é capaz de medir o tamanho de gotas de pulverização e classificação de pontas de pulverização agrícola, acompanhar testes para avaliação da cobertura pela calda com lâminas de papel hidrossensível, e receber informações importantes sobre densidade da gota, qualidade e deposição da calda, cuidados para a pulverização e sobre deriva.
A acadêmica Camila Ferreira, do 3° ano do curso, destacou o quanto a experiência foi enriquecedora e ampliou sua visão sobre a aplicação correta de produtos no campo. Ela se impressionou com os equipamentos modernos e testes realizados nos bicos de pulverização, reações químicas no tanque e a avaliações da densidade das gotas e deposição da calda, e ainda pode compartilhar com o pai, que trabalha na área, algumas informações importantes.
Na COPLANA, cooperativa de produção com mais de 60 anos, que integra mais de 1.200 cooperados, os acadêmicos foram acompanhados pelo Gerente de Produção, Mateus Frazão, pela Coordenadora de Produção de Sementes, Bruna Pelegrini Roviero e pelo Analista de Atração e Seleção, Eduardo Gandini.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos operacionais da Cooperativa, desde o recebimento dos grãos até a armazenagem, gestão de qualidade e etapas industriais do processamento do amendoim (Coplana Brazilian Premium Peanuts), que atende as mais exigentes indústrias de alimentos do Brasil e exterior. Ainda visitaram o Laboratório de Análises de Sementes, a Central de Tratamento de Sementes e o Armazém de Sementes de amendoim.
Cursando o 2° ano do curso, o acadêmico Lucas Rodrigues destacou o aprendizado sobre os padrões de qualidade do amendoim, os cuidados para evitar a infecção pelo fungo que produz a aflatoxina, e que mais compromete a qualidade do produto, e a importância da pesquisa na produção de sementes com alto vigor para atender aos cooperados e desenvolver a cadeia produtiva do amendoim. “Conhecer sobre a cultura do amendoim, da semente à industrialização, foi uma experiência valiosa que contribuirá diretamente para a minha formação profissional”, enfatizou Lucas.
Acompanharam os acadêmicos na viagem técnica os professores do curso de Agronomia, Antônio Correa de Oliveira Filho, Dinorah Machado Vaz De Lima, Giselle Feliciani Barbosa e Mércia Ikarugi Bomfim Celoto. A viagem técnica foi organizada pelo Coordenador do Curso, Prof. Marcos Antonio Camacho da Silva, e contou com o apoio financeiro da agência Sicredi Pantanal de Maracaju (@sicredipantanal), a qual, na pessoa do presidente Emerson Perosa, o curso de Agronomia agradece o incentivo e parceria.
Para o Coordenador do Curso, Prof. Marcos Antonio Camacho da Silva, a viagem técnica reforça o compromisso do curso e da UEMS em promover experiências que aproximam teoria e prática, enriquecendo a formação dos acadêmicos.
Acompanhe as atividades do curso de Agronomia de Maracaju pelo Instagram: @agronomia.maracaju
Youtube: Clique aqui e inscreva-se no Canal do Maracaju em Foco.
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.
Maracaju em Foco
A notícia em primeiro lugar!
Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/
Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/maracajuemfoco
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!