Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Vereador Gustavo Veterinário pede construção de Centro de Zoonoses em Maracaju. Saiba mais.

19 jan 2021 01:08:00

| Câmara Municipal

Vereador Gustavo Veterinário pede construção de Centro de Zoonoses em Maracaju. Saiba mais.

Pedido feito em parceria com o Vereador Robert Ziemann teve sinal positivo do Governador Reinaldo Azambuja

Redação

Na manhã desta segunda-feira 18-01 durante visita do Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em Maracaju, o Vereador Gustavo (DEM) apresentou o pedido de construção de um Centro de Zoonoses.


Vereador Gustavo Veterinário e o Vice-Prefeito Mauro Christianini parceria pelo Centro de Zoonoses de Maracaju - Foto: Gessica Souza

Segundo o Vereador Gustavo uma conversa produtiva já foi feita com o Vice-Prefeito Mauro Christianini que sinalizou positivo para a disponibilidade de área e nos próximos dias deve ser agendada uma reunião com o Prefeito Marcos Calderan (PSDB).

Juntamente com o Vereador Robert, pedimos ao Governo do Estado a construção do Centro de Zoonoses que será fundamental para nossa cidade, realizando ações em prol ao bem-estar animal e também de saúde pública, beneficiando assim toda a população. Obtivemos sinal positivo do Governador Reinaldo para a efetivação de um projeto e um terreno, justamente o que pedimos ao Executivo Municipal, realizaremos o projeto de acordo com as necessidades e dentro das conformidades do Conselho Regional de Medicina Veterinária.” Explicou Gustavo Veterinário.


Marcos Calderan e o Vereador Gustavo Veterinário em evento de recepção ao Governador Reinaldo na Câmara - Foto: Gessica Souza

Após a elaboração e conclusão do projeto em conformidade com as regras do Conselho Regional de Medicina Veterinária, todo o projeto e seus custos será submetido ao Governo Estadual para futura licitação e início das obras.

Como funciona o Centro de Zoonoses

A base de ação do CCZ está no controle da população de animais domésticos (gato e cachorro, principalmente) e de animais sinantrópicos (gambá, ratos, morcegos...). Todos os serviços prestados tem isso como objetivo. A partir desse controle se torna muito mais fácil prevenir e lutar contra as doenças. 

Serviços

- Recolhimento de animais: ocorre o resgate de qualquer animal que esteja em situação de rua e possua risco iminente de causar acidentes (como atropelamento) ou transmitir doenças.  Isso inclui todos os animais, desde vacas e cavalos até um gato. 

- Vacinação antirrábica: são disponibilizadas de forma gratuita doses da vacina que previne a raiva. O ato é importante para manter a erradicação da doença no país. 

- Controle de animais sinantrópicos: esses são todos os animais conhecidos como "invasores" de residências, que se aproveitam, de alguma forma, da vida urbana para sobreviver. Ratos (capazes de transmitir leptospirose) e mosquitos da dengue são os principais entre os combatidos. 

- Reclamações: todo tipo de reclamação relacionada a vida animal é feita pelo CCZ. É ele que recebe e verifica informações como o mau trato de animais de estimação. 

- Monitoramento: além do controle da população de animais e a possível interferência que ela tenha na vida das pessoas (doença ou perigo), é feita a verificação do surgimento de possíveis epidemias. 

- Estágios e projetos: são oferecidos cursos profissionalizantes e vivências para profissionais da área com a intenção da melhora da qualidade no mercado de trabalho.

- Educação: o Centro de Zoonoses também tem o dever de informar e ensinar a população sobre doenças graves e como elas devem ser tratadas e evitadas. 

Sobre o evento desta segunda-feira.

No evento, Reinaldo Azambuja reuniu-se com o Prefeito Marcos Calderan (PSDB), Vice-Prefeito Mauro Christianini, Secretários municipais e vereadores para levantar as demandas da cidade nos próximos dois anos, bem como anunciou investimentos em recapeamento e asfaltamento de rodovias, construção de casas pelo Programa Lote Urbanizado e outras melhorias ao município.

EVENTOS EM FOCO: Confira a cobertura completa em fotos clicando Parte 1 e Parte 2.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Fotos: Gessica Souza

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube